! Cores, ritmos e sabores dos arraiais nordestinos - 05/06/2009 - UOL Viagem - Festa Junina
UOL Viagem
Festa Junina

Cores, ritmos e sabores dos arraiais nordestinos

BIANCA PINTO LIMA
Colaboração para o UOL Viagem
O som do triângulo, da sanfona e da zabumba invade as ruas das cidades nordestinas no mês de junho. O compasso das quadrilhas e dos tradicionais arrasta-pés e o colorido das bandeirinhas e dos fogos de artifício completam o cenário junino nessa região do Brasil. Da Bahia ao Maranhão, há festanças para todos os gostos: de manifestações folclóricas a megaeventos com artistas famosos.

Em cada cidade, um encanto diferente. A pernambucana Caruaru e a paraibana Campina Grande travam todos os anos uma disputa acirrada pelo título de maior São João do mundo. Para atrair os turistas, a primeira aposta em comidas e fogueiras gigantes, enquanto a segunda celebra o romantismo do Dia dos Namorados com um casamento coletivo e ainda embala os foliões em um trem do forró.

O ritmo também é a estrela maior de Aracaju, cidade que se tornou ponto de encontro entre as principais bandas de forró do Brasil. Em São Luís, capital do Maranhão, quem reina absoluto é o bumba-meu-boi. Influências negras, indígenas e europeias misturam-se no vibrante espetáculo.

Após os agitos do Carnaval, Salvador ganha ares de tranquilidade. A capital baiana concentra seus festejos na região do Centro Histórico, com a apresentação de quadrilhas e shows de cantores nordestinos. Nessa época do ano, no entanto, os municípios do Recôncavo e do sertão baiano roubam a cena. Senhor do Bonfim, Cruz das Almas e Amargosa são os destinos mais procurados pelos turistas. De acordo com as prefeituras, as três cidades devem faturar juntas R$ 20 milhões durante os festejos deste ano.

A pluralidade do São João nordestino também se faz presente à mesa. Com delícias irresistíveis, o melhor é deixar a dieta para depois. Entre os pratos típicos estão amendoim torrado, milho cozido, pamonha, cuscuz e tapioca. Isso sem falar na lista de doces, que inclui canjica, bolos de fubá, mandioca e carimã, batata e arroz doce e biscoitos variados.

Na parte das bebidas, as opções também são diversas. Ao lado do tradicional quentão (aperitivo feito à base de aguardente), os licores dominam a preferência dos foliões. O principal é o de jenipapo, mas há também outros sabores, como cajá, maracujá, passas, amendoim, laranja e menta.

Toda essa variedade não é à toa. O Recôncavo Baiano é um importante polo produtor de licores caseiros. Os municípios que mais se destacam são Cachoeira, Cruz das Almas, Amargosa e Santo Antônio de Jesus.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias