UOL Viagem
Festa Junina no Nordeste

01/06/2010 - 22h17

Fé e alegria se misturam no São João de Assu, no Rio Grande do Norte

ARMANDO FALCÃO NETO
Colaboração para o UOL Viagem
  • Divulgação

    Praça lotada e muito forró em Assu, no interior do Rio Grande do Norte

Um dos festejos mais tradicionais do Nordeste é realizado há mais de cem anos em Assu, no Rio Grande do Norte. A cidade localizada a 200km da capital Natal se destaca também pela intensa religiosidade e devoção a São João, que o padroeiro local.


Este ano, a abertura se dará no dia 13 de junho, com um festival de quadrilhas juninas. No dia seguinte, uma procissão motorizada, seguida de missa solene em homenagem a São João Batista. A saída será feita do Batalhão da Polícia Militar e o cortejo seguirá pelas principais ruas da cidade.


Em cada dia de festa (de 13 a 24 de junho), a programação será diversificada e dividida em atrações regionais, nacionais e cerimônias religiosas. Entre os principais artistas que se apresentarão em Assu, destaque para Mastruz Com Leite, Aviões do Forró e Forró do Muído.


Na Praça São João Batista são armados dois palcos que animam a população até o dia clarear. No palco de maior estrutura passam os grandes nomes do forró nacional.


Durante todo o período de festas em Assu, as noites são temáticas e de homenagens. Entre os agraciados estão as famílias, os agricultores, os motoristas, as crianças, os adolescentes, entre outros.


Outro momento tradicional dos festejos da cidade é a Passagem do Ramalhete, quando o padre da paróquia local entrega flores para o homenageado do dia.


Mais informações
www.assu.rn.gov.br/saojoao2010/


Mossoró

 

Na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, 28 atrações devem fazer a alegria dos foliões durante o São João. A programação inclui quadrilhas, arraial nas praças, comboio junino, shows musicais.


A grade com a programação da festa ainda não foi divulgada, mas artistas como Elba Ramalho e Alcimar Monteiro devem fazer parte do leque de atrações do palco principal.


Os artistas locais se apresentarão na Estação das Artes e Cidadela, espécie de cidade cenográfica montada ao lado da Igreja de São Vicente. O local reproduz o ambiente da expulsão do bando de Lampião de Mossoró, no fim da década de 1920. Outro espetáculo tradicional é Chuva de Bala no País de Mossoró, que mais uma vez ficará a cargo do artista João Marcelino.


O Arraial da Melhor Idade, a Fórmula Jegue e os concursos de penteados e maquetes juninas, assim como as eleições do rei e rainha do milho e encontros de bandas de pífanos encantam os moradores locais e os turistas. Outra atração imperdível é o Festival de Quadrilhas realizado no município.


Este ano, uma das novidades será a decoração junina montada ao longo do Corredor Cultural e da Avenida Augusto Severo, do entorno do cemitério em direção ao centro da cidade.