UOL Viagem
Festa Junina no Nordeste

01/06/2010 - 19h46

Cidade com tradição no carnaval, Salvador se rende aos agitos de São João

ARMANDO FALCÃO NETO
Colaboração para o UOL Viagem
  • Este ano, as quadrilhas vão se apresentar na Praça Municipal de Salvador (foto de 2009)

    Este ano, as quadrilhas vão se apresentar na Praça Municipal de Salvador (foto de 2009)

Tida como a capital brasileira da alegria, Salvador se rende ao ritmo nordestino durante os festejos São João. Uma vez terminado o carnaval, os moradores da cidade voltam as energias para os agitos regidos pelo xote, xaxado e baião durante os meses de abril, maio e junho.


O São João é sempre comemorado na área central da capital baiana em lugares como o Pelourinho e o Terreiro de Jesus. Este ano, os principais shows foram transferidos para a Praça Castro Alves, local famoso pelos encontros de trios elétricos realizados nos anos 80 e 90.


Durante todo o mês de junho, serão oito noites de festas na terra dos orixás com apresentações de Gilberto Gil, Elba Ramalho, Adelmário Coelho, Targino Gondim, Geraldo Azevedo e Banda Estakazero. O calendário da festa promovida pela Secretaria de Turismo do Estado prevê shows nos dias 11 e 12, 18 e 19 e 23, 24, 25 e 26.


Além da Praça Castro Alves, os festejos também concentram atrações na Praça Municipal, perto do Elevador Lacerda e no Pelourinho. Na praça, a principal atração é o concurso de quadrilhas juninas que fazem um espetáculo de danças, cores e músicas. Já no Arraiá do Pelô, a animação ficará por conta dos trios de forró pé-de-serra e apresentações de grupos de sambas juninos nos principais largos, becos e praças do bairro.


Antes dos festejos oficiais tem o Arraiá da Capitá, que é uma grande prévia do São João de Salvador. A festa de caráter privado aconteceu este ano nos dias 28 e 29 de maio. Flávio José, Estakazero e Adelmário Coelho integraram a grade de atrações.


Quem aprecia a culinária de São João tem na capital baiana um grande pólo. Bolo de fubá, pé-de-moleque, canjicas, mingaus e pamonhas são facilmente encontrados em barracas montadas nos circuitos da festa. Entre as bebidas típicas dos festejos, o destaque vai para os licores de jenipapo, passas e de sabores exóticos, como menta e chocolate.


Além do São João, o Santo Antonio também é muito festejado na cidade com a tradicional trezena, realizada em diversos bairros da cidade e, nas duas igrejas que levam o nome do santo, no Centro Histórico e também no bairro da Barra.


Trem do Forró

 

Sob o comando do forrozeiro Carlos Pitta, o Trem do Forró é uma das opções para quem pretende curtir um São João diferente em Salvador. Num percurso de 4km entre os bairros da Calçada, na Cidade Baixa e Paripe, o trem faz algumas paradas nas principais estações do roteiro.

 

A atração ocorrerá durante quatro domingos do mês de junho, a partir do dia 6. A camiseta que garante a entrada no passeio custa R$ 25. Mais informações no telefone: (71) 8767-0491.

 

Já o Salvador Bus, que normalmente percorre os cartões-postais da capital baiana, durante o São João transportará de graça os hóspedes dos principais hotéis da cidade para o local dos festejos, no centro. Ao final dos shows, os turistas são levados de volta para os hotéis.

 

Em alguns bairros da cidade, a folia junina ainda conserva os ares do interior com desfile de carroças e apresentações de quadrilhas. No bairro da Ribeira, que está localizado na Península Itapagipana, eleita um dos sete pontos mágicos de Salvador, algumas características de festejos da zona rural são vistas no Forró da Jega. Este ano, a festa será animada pelo forrozeiro Gereba, que já foi parceiro de Luiz Gonzaga, Elba Ramalho e Dominguinhos.

 

Serviço

 

Quem busca informações sobre os festejos em Salvador e também no interior do Estado pode obtê-las no Disque Bahia Turismo, por meio do número (71) 3103-3103, ao custo de uma ligação convencional para telefone fixo ou acessar o site www.saojoaobahia.com.br. Tanto na web quanto no call center, os interessados nas festas juninas da Bahia podem conhecer a programação, curiosidades e tudo sobre o evento que os baianos chamam de maior festa regional do Brasil.