! Cruz das Almas: Espadas iluminam a noite de São João - 03/06/2009 - UOL Viagem - Festa Junina
UOL Viagem
Festa Junina

Cruz das Almas: Espadas iluminam a noite de São João

BIANCA PINTO LIMA
Colaboração para o UOL Viagem
Distante apenas 146 km de Salvador, Cruz das Almas realiza todos os anos uma das mais concorridas festas de São João do Brasil. A pequena cidade no interior da Bahia tem como principal atração a Guerra das Espadas, um espetáculo de luzes, cores e coragem.
  • Divulgação

    Quadrilha é uma das atrações da festa de Cruz das Almas, no interior da Bahia


Uma legião de guerreiros simula duelos com as chamadas espadas, que são na realidade rojões com cerca de 30 centímetros de altura. O artefato é feito de bambu e recheado de pólvora, barro e limalha de ferro - item que confere um efeito brilhante às faíscas. O evento é realizado em alguns espaços reservados da cidade, no dia 24 de junho.

Qualquer pessoa pode participar da guerra, inclusive turistas, desde que estejam devidamente preparados e protegidos. Durante os festejos, a prefeitura distribui folhetos com informações sobre segurança, manejo da espada e as áreas determinadas para o espetáculo. Para participar, o guerreiro deve apenas estar com roupas adequadas (de preferência couro) e capacete ou chapéu também de couro. Nas áreas onde ocorrem os shows, bem como nas outras avenidas, é proibido soltar espadas.

Resgate da cultura

O Arraiá da Cultura Popular, outra atração junina, será realizado entre 19 e 24 de junho, no Parque Sumaúma. O evento pretende resgatar velhos costumes da cultura popular, com quadrilhas, comidas e bebidas típicas, além de shows de forró com artistas nordestinos.

Outra tradição da festa é o casamento na roça, durante o qual um homem se veste de noiva e uma mulher de noivo. Personagens como o padre, o pai da noiva e um jegue completam o espetáculo, que é realizado ao som de sanfona, zabumba e triângulo.

Bate e volta

Os turistas que não encontrarem vagas nos hotéis da cidade ou desejarem mais conforto podem se hospedar em Salvador e recorrer às viagens de "bate e volta". As empresas oferecem transporte até o município e retorno após o término da festa. Na agência Veromundo (71 3347-4888; www.veromundo.com.br), o pacote para o Forró do Bosque, com transporte em ônibus executivo e ingresso para a pista, sai por R$ 150. As empresas Festas e Farras (71 3264-4335; www.festasefarras.com.br) e Portour (71 3113-1160; www.portour.com.br) também oferecem o serviço.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias