! Aracaju: O melhor do forró e da sanfona - 03/06/2009 - UOL Viagem - Festa Junina
UOL Viagem
Festa Junina

Aracaju: O melhor do forró e da sanfona

BIANCA PINTO LIMA
Colaboração para o UOL Viagem
O São João é comemorado com muito entusiasmo pelos sergipanos. Na capital, um dos eventos mais esperados é o Arraiá do Povo, que este ano será realizado entre os dias 11 e 29 de junho, na orla da Praia de Atalaia. O evento conta com apresentações de bacamarteiros (batalhões de homens armados com rifles), bandas de pífanos (instrumento semelhante à flauta) e quadrilhas juninas. Isso sem contar a tradicional queima do Barco de Fogo, espécie de barco de papelão e madeira que desliza em um arame impulsionado por rojões.
  • Marcio Dantas/Divulgação

    Quadrilha junina é uma das atrações da festa de Aracaju, comemorada com muito entusiasmo pelos sergipanos


Outro ponto alto das festividades é o tradicional Forró Caju, que é realizado há 16 anos na capital. A festa conta com centenas de atrações musicais e atrai milhares de visitantes. Uma das atrações já confirmadas é a Orquestra Sanfônica de Aracaju, composta por 30 músicos - sendo 25 sanfoneiros, quatro percussionistas e um baixista. Mais informações podem ser encontradas no site www.aracaju.se.gov.br/forrocaju.


Para garantir o conforto dos turistas, o governo do Estado montará na cidade uma estrutura de bares e restaurantes, com espaço para comercialização de artesanatos e uma casa voltada para a divulgação da literatura de cordel. Ao todo, serão investidos R$ 5 milhões nos festejos juninos de Sergipe.

Festas no interior

Além da capital, as festividades se estendem a cidades interioranas. Canindé do São Francisco, localizada a 213 km de Aracaju, é um bom exemplo. O município possui tradição de sanfoneiros, quadrilhas juninas e poesia do aboio - espécie de repente ligada à vida dos vaqueiros. Já Estância, a 104 km da capital, é conhecida pela tradicional Guerra de Espadas (na realidade, rojões que medem cerca de 30 centímetros), e por ser a terra do Barco de Fogo. Areia Branca (a 32 km), por sua vez, destaca-se pelas boas apresentações de forró, enquanto Capela (a 67 km) tem a festa de São Pedro como especialidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias