UOL Viagem
Festa Junina no Nordeste

01/06/2010 - 18h01

Capital do forró, a pernambucana Caruaru trará homenagens no São João de 2010

ARMANDO FALCÃO NETO
Colaboração para o UOL Viagem
  • Decoração junina dá colorido especial ao principal palco dos festejos (foto de 2009)

    Decoração junina dá colorido especial ao principal palco dos festejos (foto de 2009)

Citada em diversos hits de forró, a cidade de Caruaru, localizada no Agreste Pernambucano, ficou conhecida em todo o Brasil como a Capital do Forró, numa alusão à dimensão de seus festejos juninos. Na cidade de 300 mil habitantes, a 130 km de Recife, o São João vai de 28 de maio a 29 de junho, totalizando mais 180 horas de shows de forró somente no palco principal.


Todos os anos, os organizadores da festa elegem os seus homenageados. Em 2010, os escolhidos foram a Banda de Pífanos de Caruaru, o instrumentista Tavares da Gaita, o poeta Rafael Barros e os humoristas Luiz Jacinto Silva e Irandir Peres, todos considerados ícones da cultura local.


O “imortal” e sempre Rei do Baião, Luiz Gonzaga é eternamente homenageado nos festejos de Caruaru. O maior artista da música nordestina dá nome a ruas, praças, palcos e alguns de seus sucessos também batizam quadrilhas, emissoras de TV e estabelecimentos comerciais.

 

O principal espaço, por onde passam os maiores artistas da música nordestina é o Parque de Eventos Luiz Gonzaga, onde há a vila e o pátio do forró. Para o pátio, que deve receber até 100 mil pessoas por dia, estão programados mais de 400 shows de artistas como Gilberto Gil, Zé Ramalho, Alceu Valença, Elba Ramalho e outros nomes da música local e nacional. A praça também contará com camarotes que receberão 2,5 mil pessoas a cada noite de festa.

 

Cultura nordestina


Quem vai a Caruaru tem, além do arrastapé que não deixa ninguém parado, diversas opções para curtir o melhor da cultura nordestina. As atrações são distribuídas em cinco pólos que abrigam desde o artesanato local até os grandes shows de artistas como Elba Ramalho, Flávio José e bandas de forró como Magníficos, Mastruz com Leite, entre outros.


Logo na entrada do arraial, batizado de Mestre Vitalino, turistas e foliões podem observar réplicas de casas tipicamente nordestinas que recebem o nome de artistas locais e nacionais. O cenário sertanejo é complementado por personagens do campo e instrumentos da zona rural como casas de farinha e currais de gado.

 

O local conta ainda com espaço infantil e o Pólo das Quadrilhas, onde são realizadas as apresentações de dança. As quadrilhas recebem o nome de Drilhas e possuem vários temas. As apresentações ocorrem na avenida Agamenon Magalhães e encantam pelo colorido e diversidade de coreografias.


Outra atração do São João de Caruaru é a Casa das Fofoqueiras, onde os visitantes podem conferir apresentações teatrais que retratam o dia-a-dia da dona de casa nordestina. Quem tem o espírito mais tradicional pode conferir o Forró do Candeeiro e as atrações do Alto do Moura. Nestes espaços, há a predominância dos trios pé-de-serra e dos grupos regionais.


Neste leque de opções, o visitante não pode deixar de conferir apresentações culturais e históricas de Caruaru como o Festival dos Bacamarteiros, que ocorre no dia 24 de junho. O desfile, que é um espetáculo de som e luz, reúne cerca de 700 participantes devidamente equipados com seus bacamartes (espingardas comuns no sertão nordestino) e vestidos como cangaceiros. Os festivais dos sanfoneiros e dos fogueteiros também chamam a atenção de mais de 20 mil pessoas.


Comidas e fogueiras gigantes

Quem aprecia a culinária nordestina tem em Caruaru um lugar de muita fartura e variedade. A fartura vem exatamente do tamanho dos pratos típicos servidos durante o São João. Comidas como pamonha, canjica e bolos de milho ganham proporções gigantes e chamam a atenção de quem passa pela cidade.


O encontro das comidas gigantes, que é organizado por uma associação especializada, acontece no Pólo das Quadrilhas, na Estação Ferroviária da Cidade. Lá é possível saborear também iguarias como o cuscuz, o pé-de-moleque e o quentão, bebida típica à base de pimenta e aguardente.


O festival da fogueira gigante é realizado no dia 28 de junho, no Largo do Convento dos Capuchinhos e é feito em homenagem a São Pedro.

 

Mais informações
www.caruaru.com.br