! Caruaru: Princesa do agreste - 03/06/2009 - UOL Viagem - Festa Junina
UOL Viagem
Festa Junina

Caruaru: Princesa do agreste

BIANCA PINTO LIMA
Colaboração para o UOL Viagem
A cidade localizada no interior do Pernambuco carrega o apelido carinhoso e disputa com a paraibana Campina Grande o título de maior São João do mundo. Em 2009, Caruaru homenageia um de seus cidadãos mais ilustres: Mestre Vitalino. O maior ceramista popular brasileiro completaria cem anos no dia 10 de julho, data em que se encerram as celebrações juninas no município.
  • Divulgação

    Caruaru (PE) disputa com Campina Grande (PB) o título de maior São João do mundo


O tradicional Arraial Vitalino, que havia sido extinto em 2000, volta com toda a pompa neste ano. Trata-se de um corredor junino que vai do centro da cidade até o Parque de Eventos, formando um percurso de aproximadamente um quilômetro.

Batalhão de comidas (e de soldados!)

O festival das comidas gigantes, outro destaque da programação, será realizado em quinze bairros de Caruaru. Cada prato tamanho família será degustado pelo público em uma data específica (confira o calendário abaixo). E como em Caruaru tamanho é documento, os festejos contarão com uma fogueira de 28 metros de altura, que será acesa no dia 28 de junho.

O belo desfile dos bacamarteiros será uma das atrações do esperado dia de São João: 24 de junho. Ao todo, quase setecentos homens divididos em batalhões exibirão aos visitantes os seus bacamartes - espécie de rifle artesanal. Em homenagem a Vitalino, cem tiros de honra serão disparados durante o espetáculo.

FESTIVAL DA COMIDA GIGANTE

Confira quando cada prato será degustado e bom apetite!
Chocolate Quente 6/6
Pipoca 12/6
Pamonha 13/6
Cuscuz 14/6
Bolo de Milho 18/6
Pé-de-Moleque 19/6
Arroz doce 20/6
Canjica 20/6
Cozido de Milho 21/6
Quentão 23/6
Xerém 28/6
Bolo de Macaxeira 28/6


Drilhas e shows

A cidade também conta com um percurso exclusivo para as drilhas, nome dado às irreverentes quadrilhas juninas que desfilam acompanhadas de trios elétricos. As camisetas, espécie de abadá junino, podem ser adquiridas por um preço médio de R$ 40 na Vila das Drilhas, no centro da cidade.

O São João de Caruaru também inclui shows de cantores famosos. Entre as atrações confirmadas estão Elba Ramalho, Fagner, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Alceu Valença, Dominguinhos, Falamansa e Frank Aguiar. Todas as apresentações são gratuitas e têm início a partir das 20 horas.

Para as crianças

Para quem pretende levar os pequenos, Caruaru conta com uma atração especial: a cidade cenográfica de São João do Carneirinho. O espaço terá um parque de diversões temático, com carrossel de bumba-meu-boi e ruas com nomes de grandes artistas nordestinos.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias