! São Luís: Dança e música sob o reinado do boi - 03/06/2009 - UOL Viagem - Festa Junina
UOL Viagem
Festa Junina

São Luís: Dança e música sob o reinado do boi

BIANCA PINTO LIMA
Colaboração para o UOL Viagem
Na capital do Maranhão, o São João lembra pouco as tradicionais festas com apresentações de quadrilhas e shows de grupos de forró. Em São Luís, quem dita as regras é o boi. Maior atração do período, o bumba-meu-boi é a mais importante manifestação folclórica do Estado. O espetáculo - que tem raízes nas culturas negra, indígena e europeia - gira em torno de um auto, história encenada com muito humor pelos brincantes.
  • Gilmara Ruas/Folha Imagem

    Bumba-meu-boi é a mais importante manifestação folclórica do Maranhão


Por meio de dança, música e encenação, os artistas narram a historieta de Pai Francisco e de sua esposa Catirina. Grávida, ela sente desejo de comer a língua do boi Mimoso, o preferido do patrão. Para satisfazê-la, o marido mata o novilho e acaba sendo preso. Graças à ajuda de feiticeiros, o boi ressuscita e Pai Francisco é perdoado pelo amo. Os instrumentos, roupas e ritmos do espetáculo variam de acordo com a região e o grupo que se apresenta. Essas variações são chamadas de sotaques (veja a tabela abaixo).

Programação

Este ano, as celebrações começam no dia 12 de junho - véspera de Santo Antônio - quando ocorre a festança do Boi da Lua. O espetáculo de cores, bois e matracas será realizado na área externa do Armazém Paraíba, no bairro do Renascença. Os ingressos estão sendo vendidos em lojas credenciadas, na cidade de São Luís, por R$ 80.

No período de 19 a 29 de junho, os visitantes divertem-se no Arraial do Maranhão, também realizado no Armazém Paraíba. O espaço de 9.500 metros quadrados abrigará 23 barracas, além de shows de música e, claro, apresentações de bumba-meu-boi.

O dia de São Pedro (29 de junho) também reserva grandes surpresas. Nesta data, todos os grupos de bumba-meu-boi se encontram no tradicional bairro da Madre Deus. No dia seguinte, quando o homenageado é São Marçal, a festa se transfere para o bairro do João Paulo, onde os brincantes se apresentam novamente em uma festa que começa pela manhã e segue noite adentro.

Tambor da crioula

Manifestação folclórica de origem africana, o Tambor da Crioula é dançado em qualquer época do ano, mas principalmente durante o Carnaval e o São João. O som é tirado de tambores de diferentes tamanhos, feitos a partir de troncos de árvores. As mulheres vestidas de saias rodadas (conhecidas como coureiras) cantam e dançam formando uma roda e dando a famosa "umbigada". O choque de barrigas é a senha para que as dançarinas se revezem no centro do círculo.

OS DIFERENTES SOTAQUES DO BUMBA-MEU-BOI*

Sotaque da Ilha Ritmo presente em toda a ilha de São Luís. Dentre os instrumentos musicais predominam as matracas e os pandeirões. Boi da Maioba, Maracanã e Ribamar são alguns dos mais fortes representantes. São os chamados "batalhões pesados".
Sotaque de Pindaré Presente na região do Vale do Pindaré, nos municípios de Viana, São João Batista e Pindaré. Também utiliza pandeiros - só que menores do que os utilizados pelos bois da ilha - e matracas. Seu ritmo é mais lento.
Sotaque de Zabumba O nome decorre das zabumbas, tambores de meio metro de altura que são utilizados na brincadeira. Para alguns pesquisadores é o mais original de todos os bois. Destacam-se nesse grupo o Boi de Lauro, Boi de Leonardo e de Antero.
Boi de Orquestra Utiliza instrumentos de sopro - como saxofones, clarinetas e flautas -, além do banjo. Valoriza as coreografias. Os bois de Axixá, Morros e Rosário são os que melhor representam este sotaque.
*Fonte: Secretaria de Turismo do Maranhão


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias