! Senhor do Bonfim: Tradições de um São João centenário - 03/06/2009 - UOL Viagem - Festa Junina
UOL Viagem
Festa Junina

Senhor do Bonfim: Tradições de um São João centenário

BIANCA PINTO LIMA
Colaboração para o UOL Viagem
Conhecida como a capital baiana do forró, Senhor do Bonfim promove um dos festejos juninos mais movimentados do Estado. Realizada há mais de cem anos, a festa preserva suas características originais, como trios de sanfoneiros, bandas de pífanos (espécie de flauta), desfiles de carroças, grupos folclóricos, cortejos de casa em casa e o famoso Show de Espadas.
  • Divulgação

    Desfiles de carroças estão na programação da festa de Senhor do Bonfim (BA)


Durante a madrugada, as alvoradas juninas arrastam multidões pelas ruas. Este ano, a cidade presta uma homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, resgatando as raízes do forró nordestino. Entre os cantores e bandas já confirmadas estão Zé Ramalho, Calcinha Preta, Dominguinhos, Flávio José, Cicinho de Assis e Trio Nordestino.

A integração dos turistas com a população local é algo garantido na cidade por meio dos tradicionais cortejos. Os trios de sanfoneiros são seguidos pelos foliões para degustar bebidas e comidas nas residências dos moradores.

Jogo de luzes

Além da fogueira e das explosões dos fogos, na véspera do São João algumas ruas específicas da cidade são tomadas por um grande espetáculo de luzes: o Show de Espadas - que em Cruz das Almas recebe o nome de Guerra das Espadas. Na realidade, trata-se de um rojão que mede cerca de 30 centímetros e pesa 600g. A chamada "espada" é feita de bambu e recheada de pólvora, barro e limalha de ferro.

O espetáculo ocorre apenas no dia 23 de junho, das 19h às 24h, em ruas específicas da cidade. Os turistas também podem participar do duelo, desde que estejam devidamente preparados e protegidos. Outra opção é acompanhar a colorida batalha da sacada de prédios ou da frente de residências protegidas com telas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias