UOL Viagem
Festa Junina no Nordeste

01/06/2010 - 16h19

Forrocaju e Arraiá do Povo são as atrações da capital sergipana

ARMANDO FALCÃO NETO
Colaboração para o UOL Viagem

A praia de Atalaia e a área dos mercados centrais se transformam nos núcleos de concentração do forró durante o mês de junho, em Aracaju. Na orla, as comemorações em homenagem ao São João ficam por conta do Arraiá do Povo, enquanto que a área dos mercados sedia o Forrocaju.

No Forrocaju, que completa 17 anos em 2010, a música nordestina tomará conta da programação entre os dias 18 e 29 de junho. Artistas como Geraldo Azevedo, Gilberto Gil, Alceu Valença, Elba Ramalho e bandas como Falamansa, Calypso e Aviões do Forró farão a festa para um público estimado de 100 mil pessoas por noite.

  • André Moreira/Divulgação

    Casal ignora a chuva e continua o arrasta-pé, em Aracaju


Ao todo, são 125 atrações e quase 200 horas de muito forró totalmente grátis para o público que deve promover um dos arrasta-pés mais animados do Nordeste. A estrutura é montada na área onde estão localizados os mercados centrais da cidade.

Além dos shows, sergipanos e visitantes também curtem o clima de São João na roça. As ruas do centro ficam bastante animadas com as apresentações de trios pés-de-serra e quadrilhas.


Até quem não sabe dançar forró se dá bem na capital sergipana. Professores de dança dão aulas de graça, principalmente para os visitantes que ainda não pegaram o ritmo.

Outra atração do Forrocaju é a Marinete do Forró - um ônibus estilo jardineira cuja decoração está inteiramente ligada às festas juninas. O veículo sai de Atalaia e circula os principais pontos turísticos da cidade. O passeio é gratuito.

Já os ônibus convencionais da capital sergipana são animados por trios pés-de-serra, acompanhados de um casal de matutos com trajes típicos no período de 18 a 29 de junho. Mais informações no site www.aracaju.se.gov.br/forrocaju.

Arraiá do Povo
O evento ocorre numa cidadezinha cenográfica montada na região da Praia de Atalaia, no período de 9 de junho a 11 de julho. O cenário ganha ainda barracas de comidas típicas, exposições de artesanato e fica bastante colorido com as mais de 200 apresentações de quadrilhas e grupos regionais formados por bacamarteiros (espécie de cangaceiros armados com grandes espingardas) e bandinhas de pífanos (instrumento de sopro comum no Nordeste).

No interior, algumas das cidades mais animadas são Canindé do São Francisco, Estância e Areia Branca. Durante todo o mês de junho, os municípios realizam quermesses e festas regadas a muito forró. Na semana do dia de São João, as praças locais ficam lotadas com a realização de shows de artistas como Leonardo e bandas como Calcinha Preta e Mastruz com Leite.