UOL Viagem
Festa Junina no Nordeste

01/06/2010 - 15h39

Festa de Amargosa tem atrações para todas as idades

ARMANDO FALCÃO NETO
Colaboração para o UOL Viagem
  • Shows levam mais de 100 mil pessoas por noite na Praça do Bosque em Amargosa (foto da edição de 2009)

    Shows levam mais de 100 mil pessoas por noite na Praça do Bosque em Amargosa (foto da edição de 2009)

Cravada no Vale do Jiquiriçá, numa das regiões mais belas do Recôncavo Baiano a 240 km de Salvador, a cidade de Amargosa se destaca pela pluralidade dos festejos juninos. Crianças, jovens, adultos e idosos convivem harmonicamente no São João repleto de atrativos.


O palco principal da festa é montado na Praça do Bosque. Aliás, bosque é o que não falta no município, que é um dos mais arborizados da Bahia - o que lhe rendeu o carinhoso apelido de Cidade Jardim.


A grade de atrações, como sempre, é bastante diversificada e em 2010 não será diferente. Durante nove dias, a partir de 18 de junho, passarão por lá forrozeiros tradicionais, como o paraibano Flávio José, e também astros da música sertaneja como a dupla César Menotti & Fabiano.


A prefeitura local estima um público de 100 mil pessoas por noite de festa. Uma das atrações que deve lotar a praça e deixar os 29 mil metros quadrados com dimensões mínimas é o cantor Zé Ramalho, que arrasta uma legião de fãs em todas as apresentações que faz na Bahia.


Enquanto os adultos arrastam o pé até o dia raiar, as crianças podem chegar mais cedo e curtir o ambiente rural. A Vila Amargosa, que mostra um pouco do clima da roça do interior abriga uma cidade cenográfica de 1.000 m² e uma fazendinha, onde são expostos animais de produção e exóticos. Lá também é possível saborear comidas e bebidas típicas e apreciar o artesanato e outras manifestações culturais da terra.


Uma réplica de uma casa de barro também chama a atenção e funciona como um grande espaço para dançar forró o dia todo. Batizado de Sala de Reboco, o espaço homenageia o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.


A badalação fica por conta do Forró do Piu Piu, que reúne mais milhares pessoas na Fazenda Colibri, na zona rural do município. O passaporte, que custa de R$ 130 (o dia) a R$ 690 (três dias) garante acesso gratuito a bebidas como cervejas, refrigerantes e caipiroscas. As atrações misturam nomes do Forró com os da Axé Music durante os dias 24, 25 e 26 de junho.


Mais informações
www.forrodopiupiu.com.br

www.amargosa.ba.gov.br