UOL Viagem
Festa Junina no Nordeste

01/06/2010 - 16h56

Em junho, Senhor do Bonfim se transforma na capital baiana do forró

ARMANDO FALCÃO NETO
Colaboração para o UOL Viagem
  • Casamento na Roça é atração do Arraiá da Tapera, em Senhor do Bonfim (foto de 2009)

    Casamento na Roça é atração do Arraiá da Tapera, em Senhor do Bonfim (foto de 2009)

Com o céu iluminado pelas estrelas e pelos fogos de artifício, incluindo aí as espadas juninas, a cidade de Senhor do Bonfim, a 380 km de Salvador, tem seus festejos oficialmente abertos no início de junho, com o tradicional São João dos bairros. A festa de aspecto familiar cede espaço aos grandes agitos do dia 22 ao dia 27, quando a folia se transfere para o Parque da Cidade.


Lá, uma mega estrutura é armada para receber os principais artistas da música nordestina. Para os festejos deste ano, estão confirmados grandes expoentes do forró e da MPB como Gilberto Gil, Targino Gondim, Adelmário Coelho e a Banda Calcinha Preta. Todas as apresentações no Parque da Cidade são gratuitas.


Quem prefere algo menos agitado tem como opção o Espaço Forrobodó, no centro da cidade. A programação é variada e inclui as apresentações de trios nordestinos e bandas de pífanos locais, como o tradicional Grupo do Calumbi.


Duas atrações que não podem faltar no São João de Bonfim, que já tem mais de um século de tradição, são a Alvorada e o Show de Espadas. Na Alvorada, centenas de pessoas rompem a aurora do dia espalhando alegria e descontração ao som de fanfarras e bandinhas de forró pé-de-serra.


Já o Show de Espadas é um pouco mais arriscado e requer cuidados aos mais desavisados. A farra com os fogos de artifício feitos à base de bambu ocorre das 18h às 23h do dia 23 de junho nas ruas da cidade. Os moradores locais, que geralmente são os mais experientes, utilizam uma verdadeira armadura improvisada para evitar as queimaduras. Calças e jaquetas jeans, luvas e capacete de motociclistas são os instrumentos indispensáveis na brincadeira.


Atrações à parte

Este ano, quem for passar os festejos juninos em Senhor do Bonfim pode embarcar numa viagem bastante descontraída. O “Trem do forró” percorrerá a zona rural do município num trajeto de 50 minutos regados ao som da zabumba, da sanfona e do triângulo.


Os desfiles dos blocos puxados por jumentos que transportam litros e litros de licor também são atrações imperdíveis na cidade, que ainda possui como atrativos o Casamento de Maria e as apresentações de quadrilhas e grupos folclóricos regionais.


A Copa do Mundo, com os jogos da Seleção Brasileira realizados no mês de junho, são um aperitivo para animar ainda mais os festejos de São João.


Outra atração à parte de Senhor do Bonfim é a criatividade dos vendedores de bebidas. Os drinks preparados à base de vodca e cachaça ganham nomes variados como xibiu, príncipe maluco e capeta assim como a companhia de ingredientes como leite condensado, guaraná em pó e energéticos. Os sanduíches de pernil também são imperdíveis.


Forró do Sfrega

Quem está afim de paquera e badalação no São João de Senhor do Bonfim tem como uma das principais opções o Forró do Sfrega. A festa privada, cujos ingressos variam de R$ 200 a R$ 600 para dois dias de agitos, reúne um mix de atrações que vão desde a bandas de Axé como Asa de Águia a grupos de forró eletrônico como a banda cearense Aviões do Forró, além das apresentações de DJ’s. Apesar do grande apelo de mídia, o maior atrativo são as bebidas já inclusas no passaporte de entrada.


Mais informações
www.forrodosfrega.com.br