UOL Viagem
Festa Junina no Nordeste

01/06/2010 - 16h10

Junho em Campina Grande (PB) tem forró o mês inteiro

ARMANDO FALCÃO NETO
Colaboração para o UOL Viagem

Se há um estado brasileiro que é a cara do São João, este lugar é a Paraíba. A terra onde nasceram ícones do forró como Elba Ramalho e Flávio José tem em Campina Grande o seu quartel general dos festejos juninos. A cidade rivaliza com a pernambucana Caruaru, quando se questiona quem faz o melhor festejo. Os paraibanos garantem que fazem o melhor São João do mundo, já os rivais garantem que a cidade é a capital do forró.

Com mega shows e apresentações que vão do dia 4 de junho a 4 julho, a cidade respira São João em todas as suas ruas, praças, avenidas e esquinas. Este ano, o tamanho da festa pode ser ainda maior, caso a Seleção Brasileira avance às finais da Copa do Mundo, na África do Sul.

  • Diivulgação

    Vila Nova da Rainha traz espetáculos das quadrilhas, em Campina Grande, na Paraíba


Com mais de 40 mil metros quadrados de área, incluindo um grande palco, três ilhas de forró e mais de 250 barracas e quiosques, o Quartel General do Forró deve receber no Arraial Hilton Mota, diversos nomes da música nordestina como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Flávio José, Dominguinhos, Aviões do Forró, Waldonys, Garota Safada, Nando Cordel, Jorge de Altinho. No palco principal, serão pelo menos seis horas de música sem parar durante os dias de festejos.


Ponto tradicional dos festejos em Campina Grande, a Pirâmide Jackson do Pandeiro, que fica na parte de cima do Quartel General, é o local onde as quadrilhas juninas e os trios de forró se apresentam.

Na parte inferior está o Arraial Hilton Mota, local onde ficam os camarotes e o palco principal da festa. Também no Parque do Povo está a Vila Nova da Rainha (espaço onde são comercializados produtos do artesanato local) e a Cidade Cenográfica lugares que retratam a história de Campina Grande.

A fogueira gigante, com 18 metros de altura é uma das principais atrações do parque.

O Trem do Forró também entrará nos trilhos da alegria em 2010. Batizada de Expresso Forroviário, a atração vai da Estrada Velha, na sede de Campina Grande, até o Distrito de Galante, na zona rural, ao som de muito xote, xaxado e baião, a partir do dia 5 de junho, sempre aos sábados e domingos. O percurso tem 12km de extensão.

Os sete vagões são devidamente decorados com bandeirolas juninas e balões de papel. Cada um tem um trio nordestino que garante a animação que é reforçada pela paisagem rústica do sertão.

Em Galante, há uma recepção para lá de “arretada” com quadrilhas e grupos de forró pé-de-serra. Na volta, o som do forró não deixa ninguém ficar parado e todos caem na dança. O trem sai às 10h e retorna às 15h.

Outro evento tradicional de Campina Grande é o casamento coletivo, no Dia dos Namorados (12 de junho). Este ano, a cerimônia realizada por um juiz de paz reunirá 120 pessoas. Durante o casamento, clássicos da música nordestina serão entoados pela Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa.

Wi fi

 

Além de estar presente nos folhetos, a programação dos festejos de Campina Grande também serão enviadas gratuitamente via Bluetooth para as pessoas interessadas. Quem não for à cidade poderá assistir aos shows que acontecem no Palco Principal ao vivo através do endereço eletrônico do São João (www.saojoaodecampina.pb.gov.br).