UOL Viagem
Festa Junina no Nordeste

31/05/2011 - 20h36

Caruaru terá festa em cinco espaços ao mesmo tempo

ARMANDO FALCÃO NETO
Colaboração para o UOL, de Salvador

Com mais de 30 dias de festa, a cidade de Caruaru, no Agreste Pernambucano é uma das maiores referências no Brasil quando se fala de São João. Este ano não será diferente, com os festejos descentralizados em cinco pontos de diferentes atrativos como arrastapé, apresentações de quadrilhas, bazar de comidas típicas e festivais de bacamartes, tudo em homenagem a Santo Antonio, São João e São Pedro.


O principal espaço da festa junina de Caruaru é o Pátio do Forró Luiz Gonzaga. Com capacidade para receber 40 mil pessoas, o local abrigará os principais shows do São João 2011. Além da imensa pista de dança a céu aberto, o espaço conta com 29 restaurantes e 160 barracas de comidas típicas.

Atrações como Flávio José, Adelmário Coelho, Elba Ramalho e Mastruz com Leite passarão por lá.

ONDE FICAR
Hotel Eduardo de Castro
Diária para fins de semana, exceto feriado de Corpus Christi, a partir de R$ 169 para o casal
Rua Amélia Maria da Conceição, 148, Pinheirópolis, tel:(81) 3724-8360
Hotel Village
Diária para fins de semana, exceto feriado de Corpus Christi, a partir de R$ 200 para o casal
Rua Costa Carvalho, 420, Agamenon Magalhães, tel:(81) 3722-5544

Em 2011 haverá também uma tenda eletrônica em pleno pátio, que irá executar apenas músicas típicas, promovendo um autêntico lounge em meio ao arrastapé.

Na Estação Ferroviária foi montada uma cidade cenográfica que lembra as origens de Caruaru, antiga vila que servia como entreposto para os viajantes que percorriam o Agreste. Lá, há uma réplica da Estação Cor, com salas de reboco, artes plásticas, adivinhações e simpatias, hospedaria, salão dos ceramistas, cozinha junina, mercearia, casa dos noivos e forró da terra.

O Arraial do Candeeiro é um espaço alternativo com apresentações de forró pé de serra animadas por trios de forrozeiros, zabumbeiros e triangueiros.

Famoso pela arte de Mestre Vitalino, artista plástico mais conhecido do Nordeste, o Alto do Moura conta com atrações regionais como bandas de pífano e trios de forró pé de serra que fazem a festa para turistas e visitantes. O local também é o principal ponto de encontro para quem aprecia a gastronomia tradicional da região, como a carne de bode, a galinha à cabidela, a perua e outras iguarias de deixar água na boca.

Para os aficionados pelo colorido das danças e apresentações de grupos juninos o local mais indicado é o Pólo das Quadrilhas, localizado na Estação Ferroviária. O espaço é coberto com palco, arquibancada para mil pessoas, destinado a apresentações artísticas de grupos e concursos de quadrilhas tradicionais e estilizadas.

Manifestalções culturais
Os festivais, que são atrações à parte em Caruaru, encantam pessoas de todas as idades. Cada um deles representa um encontro com as tradições nordestinas.

O Festival de Fogos, por exemplo, é um grande show pirotécnico que ocorre no estádio de futebol Luiz José Lacerda que atrai mais de 15 mil pessoas.

Já o Festival de Bacamarteiros reúne mais de 700 homens e mulheres que dedicam-se à secular tradição dos bacamartes. O bacamarte é uma espingarda cuja munição, feita à base de pólvora, é socada pelo cano da arma. Quarenta grupos de diversas regioes pernambucanas participam do evento, que homenageia a participação do Exército Brasileiro durante a Guerra do Paraguai ocorrida entre 1864 e 1970.

As Comidas Gigantes são um verdadeiro deleite para os frequentadores do festival. Além de iguarias saborosas, o impacto do tamanho dos pratos também chama a atenção. Destque para o cuscuz que pesa meia tonelada e uma pamonha com mais de 100 quilos.




* Programação sujeita a alterações.