UOL Viagem
Festa Junina no Nordeste

03/06/2011 - 12h19

Assu tem um dos festejos mais antigos do Brasil

ARMANDO FALCÃO NETO
Colaboração para o UOL, de Salvador

Com uma festa musical e outra religiosa, o município de Assu, localizado no Estado do Rio Grande do Norte, possui um dos eventos de São João mais tradicionais do Nordeste. Os relatos de moradores e autoridades locais dão conta de que as homenagens a São João Batista, feitas no município, ocorrem há 280 anos.

 

 

Para os religiosos e também os turistas que apreciam as manifestações regionais, um dos momentos mais marcantes é a encenação (ao ar livre) do espetáculo teatral "Oratório de João na Terra da Poesia", no qual artistas locais contam a vida do apóstolo João Batista. As apresentações ocorrem nos dias 22 e 23 de junho, este último a noite de São João.

ONDE FICAR

Hotel Villa Nova
Av. Sen. João Câmara, 1.206, Dom Elizeu
Tel.: (84)3331-1606 / 9952 -8739
Diária a R$ 80 (casal)
www.hotelvillanova.com.br
Hotel São Geraldo
Rua Augusto Severo, 30, centro
Tel.: (84) 3331-2628
Diárias de R$ 100 (casal)

 

Com relação aos festejos, a irreverência toma conta da cidade que atrai milhares de pessoas. O tradicional Arraiá do Jegue, organizado pelo morador da cidade conhecido como Chocolate é uma das festas mais concorridas. Este ano, o evento será realizado no dia 17 e terá como atração musical o sanfoneiro Waldonys.

 

Imperdível

 

As programações alternativas da cidade são um barato e quem for até Assu não pode perder as brincadeiras locais como o Pau de sebo, onde os moradores (crianças e adultos) tentam pegar brindes e dinheiro em seu topo. A competição inusitada ocorre durante todos os dias de São João, sempre das 17h às 18h.

 

No dia 11 de junho, a animação fica por conta da criatividade de violeiros e repentistas que abusam das rimas. Já na feira livre da cidade ocorrerá o Forró da Feira, nos dias 11 e 18 de junho.

 

No Dia dos Namorados (12 de junho), os moradores da cidade se mobilizam em torno da tradicional cavalgada que reúne centenas de pessoas.

 

Festival de Quadrilhas Tradicionais

 

Outro barato do São João de Assu é o Festival de Quadrilhas, cujos seus integrantes se preparam o semestre inteiro para as apresentações juninas. Nos dias 14 e 15, se apresentam os grupos tradicionais, com direito a noiva, padre e tudo mais. Já nos dias 20 e 21 é a vez do desfile das quadrilhas estilizadas, que abusam das inovações no figurino, adereços e personagens.

 

De 16 a 25 de junho ocorre a  Feira de Comidas Típicas e Artesanatoe nos dias 17, 18, 23 e 24 são realizadas as apresentações do Teatro de Bonecos.

 

Espetáculo garantido

 

O dia 19 de junho  deve ser um dos mais aguardados em Assu, pois é a data de um dos eventos mais tradicionais dos festejos juninos da cidade. A Corrida de Jegues reúne mais de 90 competidores na Rua do Córrego e os jóqueis levam a sério como se fosse uma competição profissional. Apesar dos tombos e barbeiragens, há animais com os nomes bem originais.

 

Outra atração é a Vaquejada de São João Batista que ocorre nos dias18 e 19 e que este ano terá como atrações as bandas Forró do Bom e Forró dos 3.

 


* Programação sujeita a alterações.