UOL Viagem

21/03/2007 - 21h18

"Vida no Capão mostra que um outro mundo é possível"

CRIS GUTKOSKI
Colaboração para o UOL

Cris Gutkoski/UOL

Pousada do Vale do Capão tem quarto de 45 metros quadrados em cima de uma árvore

Pousada do Vale do Capão tem quarto de 45 metros quadrados em cima de uma árvore

"Vende-se travesseiro de macela com ervas". Na fachada de uma pequena casa no Vale do Capão, a placa dá a tom das trocas comerciais na comunidade alternativa instalada em distrito de Palmeiras, a 70 km de Lençóis. Primeiro: é preciso dormir, logo, travesseiros são necessários. Segundo: o produto não contém espuma ou material sintético, e sim plantas medicinais, perfumadas. Nas bordas do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a 960 metros de altitude, o Vale do Capão tem cerca de 1.400 habitantes e 350 leitos para receber turistas.

Quem chega até lá costuma buscar a aventura de escalar o morro da Cachoeira da Fumaça e percorrer as longas trilhas do Vale do Pati. Mais recentemente, donos de pousadas vem incentivando o turismo que promove a saúde, com oferta de fitoterapia, massoterapia, saunas indígenas de purificação, banhos de argila e medicina holística.

"A vida no Capão mostra que um outro mundo é possível", diz Roseana Palavizini, consultora de preservação ambiental, citando um slogan de ecologistas e ativistas sociais. A pousada que ela administra com o marido, Lendas do Capão, radicalizou no contato direto dos hóspedes com a natureza e construiu o Chalé da Árvore, um amplo quarto a 9 metros de altura, no alto do tronco de uma jaqueira. Sobe-se por escadas, ainda que a garotada vá preferir o cipó.
________________________________________________________________

*A jornalista Cris Gutkoski viajou a convite das prefeituras de Lençóis e Mucugê e do Hotel Portal Lençóis

Mais
Novo sítio arqueológico revitaliza os roteiros da Chapada Diamantina
Pintura rupestre da Serra das Paridas parece extraterrestre
Chapada Diamantina tem trilhas, poços, cachoeiras e festas populares

Compartilhe: