UOL Viagem

21/03/2007 - 21h16

Pintura rupestre da Serra das Paridas parece extraterrestre

CRIS GUTKOSKI
Colaboração para o UOL

Cris Gutkoski/UOL

Pintura na Serra das Paridas lembra imagem clássica de ETs

Pintura na Serra das Paridas lembra imagem clássica de ETs

Quem chega ao sítio de jipe, acompanhado de um guia da Associação dos Condutores de Visitantes de Lençóis, percorre paredões de figuras que lembram mamíferos, peixes, pássaros, mulheres em posição de parto de cócoras (que leva ao nome, Serra das Paridas) e, ao final, uma pintura composta de duas partes, de coloração vermelha, anunciada pelo guia como "fenomenal". A figura lembra nitidamente os contornos da imagem clássica de um extraterrestre, o pescoço longo, a cabeça grande e projetada, dois olhos abertos e apenas três dedos nas mãos.

Ajuda a complementar o espanto a localização de uma esfera com furos (uma nave espacial?) logo acima da cabeça. Pensar que alienígenas integraram o imaginário de populações ancestrais na Bahia a ponto de serem reproduzidos cuidadosamente em linguagem não-verbal funciona como incentivo para conhecer aquela região onde vários séculos e milênios parecem convergir.

Cientistas costumam ser bastante cautelosos nas referências à vida fora da Terra. Para o arqueólogo Etchevarne, a figura é um antropomorfo, e desenhos semelhantes já haviam sido encontrados em pinturas rupestres nas cidades de Gentio do Ouro, Utinga e Morro do Chapéu, entre outros. Segundo o professor, a identificação ainda é preliminar e a datação das imagens será dificultada pelo fato de os pigmentos serem minerais, e não orgânicos, como o carvão, material que pode ser submetido ao teste de data do Carbono 14. O novo sítio arqueológico se encontra numa propriedade privada de 1.500 hectares, adquiridos recentemente por Idenor Borges, professor e empresário da região.

No primeiro semestre de 2007, a inclusão de um novo sítio arqueológico nos roteiros com trilhas e banhos de rio coincide com a retomada dos vôos regulares para Lençóis, desde Salvador ou Brasília, prometidos para o mês de maio pela empresa Passaredo, em parceria com a TAM.
________________________________________________________________

*A jornalista Cris Gutkoski viajou a convite das prefeituras de Lençóis e Mucugê e do Hotel Portal Lençóis


Mais
Novo sítio arqueológico revitaliza os roteiros da Chapada Diamantina
"Vida no Capão mostra que um outro mundo é possível"
Chapada Diamantina tem trilhas, poços, cachoeiras e festas populares

Compartilhe: