Topo

Viagem

Turismo no mundo perfeito: veja os destinos mais legais dos países nórdicos

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

10/01/2018 04h00

Não é apenas com sua invejável qualidade de vida que os países nórdicos atingem patamares de excelência. Muitas das atrações turísticas do norte da Europa também são de altíssimo nível. Veja alguns destinos que merecem ser conhecidos por lá. 

Leia também

Cachoeiras da Islândia

Leonid Andronov/iStockphoto
Imagem: Leonid Andronov/iStockphoto

A Islândia é cheia de paisagens naturais grandiosas. Lá estão, por exemplo, algumas das cachoeiras mais lindas do mundo. Entre elas, se destacam duas: a Seljalandsfoss, uma queda d'água com cerca 60 metros de altura que forma um "véu" na frente de uma gruta, na região sul do país. É uma imagem que pode ser admirada de dentro da cavidade rochosa. A outra cachoeira imperdível é a Skogafoss, também com quase 60 metros de altura e com um fluxo de água enorme: turistas podem subir até o topo da cachoeira e vê-la de cima. 

Paisagens de Copenhague

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Se você puder escolher apenas uma capital para conhecer nos países nórdicos, vale muito a pena ir para Copenhague. Se o clima estiver agradável, a metrópole dinamarquesa é um lugar ideal para ser explorado a pé ou de bicicleta, em tours que passam por locais como a Havneringen Ring (que cruza boa parte da bela área portuária da cidade), a Radhuspladsen (Praça da Prefeitura, no coração de Copenhague) e o Faelledparken, uma das mais belas áreas verdes de lá. Na paisagem também aparecem o castelo Rosenborg e o complexo Amalienborg (este último é a residência da família real dinamarquesa). 

Mirantes da Noruega

Getty Images
Imagem: Getty Images

Terra de fiordes e outras paisagens naturais fascinantes, a Noruega é um país para ser visto de cima. E a boa notícia é a seguinte: não faltam mirantes por lá, com visões panorâmicas inesquecíveis do antigo território viking. Um dos mais bonitos desses lugares é o destino chamado Trolltunga, com uma rocha que se projeta para fora de uma montanha, 700 metros acima do lago Ringedalsvatnet. Já Preikestolen (na foto) é um platô rochoso que se encontra mais de 600 metros acima do fiorde Lysef. E o mirante de Romsdalstrappa oferece vista para o Vale do Romsdal, um dos lugares mais bonitos da Noruega.

Cidade histórica na Suécia

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A Suécia abriga uma das mais lindas cidades históricas dos países nórdicos: trata-se de Lund, um centro urbano com vielas românticas de pedra e monumentos como a Catedral de Lund, um templo luterano com arquitetura de elementos românicos e duas lindas torres. Caminhe pelo seu centro medieval e suas ruazinhas. Há uma grande população universitária por lá, responsável por agitar a vida noturna local. Vale também uma visita ao museu Skissernas, com obras de gente como Matisse e Diego Rivera.

Vilazinha nas Ilhas Faroe

Getty Images/Vetta
Imagem: Getty Images/Vetta

As ilhas Faroe são um arquipélago localizado entre a Noruega e a Islândia com paisagens inacreditáveis. A mais famosa delas é o cenário onde fica a vila de Gásadalur, situada em um terreno com enormes falésias e lindas montanhas. O destaque, aqui, é a cachoeira Múlafossur, que cai diretamente no oceano (como pode ser visto na foto). É um lugar remoto, mas que, devido à beleza, vem ganhando infraestrutura turística. Recentemente, foi aberta na vila uma pousada que fica perto da cachoeira. 

Lapônia finlandesa

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A Lapônia é conhecida mundialmente como a terra do Papai Noel. Trata-se de uma região que abrange quatro países: Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. Na parte finlandesa, é possível encontrar diversos atrativos turísticos desta área do norte do mundo. Uma de suas localidades mais populares é a cidade de Rovaniemi, com parques temáticos dedicados ao Bom Velhinho, como o Santa Park. Turistas têm a chance de ver renas de perto entre as florestas congeladas da região. Da Lapônia, os viajantes também podem admirar a aurora boreal.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem