Topo

Safári na África: 7 lugares incríveis para ver animais selvagens de perto

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

05/01/2018 04h00

A África é sinônimo de fauna abundante e paisagens naturais incríveis.Veja 7 locais fascinantes para ver animais selvagens de perto

1. Madikwe Game Reserve, África do Sul

Madikwe, África do Sul - South African Tourism/Divulgação - South African Tourism/Divulgação
Imagem: South African Tourism/Divulgação

Localizado a noroeste da cidade de Johanesburgo, o Madikwe Game Reserve é uma área de safáris que une oportunidades de admirar grandes animais selvagens com uma infraestrutura hoteleira de primeira. Em tours pela área, os visitantes podem ver leões, rinocerontes, guepardos, girafas e zebras, tudo cercado por lindas paisagens naturais. E, para descansar das aventuras, os turistas podem se hospedar em acomodações com áreas ao ar livre e vista para locais por onde circulam diversos animais do parque. 

2. Chobe National Park, Botsuana

Parque Nacional Chobe, em Botsuana, oferece passeios por água ou por terra, para ver grandes animais bem de perto - Denise de Almeida/UOL - Denise de Almeida/UOL
Imagem: Denise de Almeida/UOL

Botsuana é um país na região sul da África que tem sido muito procurado pelos brasileiros. E há lugares interessantíssimos para conhecer por lá: um deles é o Chobe National Park, reserva com cerca de 11 mil km² que abriga mais de 120 mil elefantes (é possível ver os bichões à beira de fontes de água, durante passeios de barco). Seja por terra ou com embarcação, os passeios pelo Chobe National Park também levam os visitantes para perto de hipopótamos, crocodilos, búfalos, antílopes e centenas de espécies de aves.

3. Maasai Mara National Reserve, Quênia

Maasai Mara National Reserve, no Quênia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Localizado no leste da África, o Quênia é um dos melhores países do continente para fazer um safári. É lá que fica, por exemplo, o Maasai Mara National Reserve. Lá é possível presenciar uma gigantesca migração de centenas de milhares de gnus (na foto), em um espetáculo que impressiona. O Maasai Mara, que se espalha por mais de 1.500 km², é também um ótimo lugar para ver leões de perto. Não faltam excelentes acomodações dentro do parque. Se quiser ir para lá, pesquise com antecedência para saber qual será a melhor época do ano para presenciar a migração de gnus.      

4. Serengeti  National Park, Tanzânia

Girafa no parque Serengeti, na Tanzânia - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Perto do Maasai Mara National Park, mas dentro do território da Tanzânia, o Serengeti National Park é outra área de safáris da África de primeiríssima linha (e que também é palco da migração dos gnus). Trata-se de um lugar para quem busca admirar uma extensa variedade de animais, como leões, elefantes, girafas, rinocerontes e impalas, além de centenas de aves fantásticas como o grou-coroado-oriental e águias-belicosas. Por sua riquíssima biodversidade, o Serengeti National Park é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

5. Kidepo  Valley  National Park, Uganda

Kidepo Valley National Park, em Uganda - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O Kidepo Valley National Park está situado em Uganda, país no coração da África, e oferece paisagens deslumbrantes para os turistas. No horizonte, imponentes montanhas compondo o cenário com uma vasta fauna, que inclui elefantes, zebras, búfalos-africanos, leões e uma grande variedade de aves. O Kidepo recebe um número bem menor de turistas do que reservas mais famosas da África, como o Serengeti National Park ou o Kruger National Park. Trata-se de um lugar remoto extremamente interessante para quem busca um pouco de isolamento. 

6. Kruger  National Park, África do Sul

Kruger National Park, África do Sul - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Talvez o destino de safáris mais famoso do continente africano, o Kruger National Park cobre uma área de cerca de 20 mil km². É um dos principais destinos turísticos da África do Sul (fica no nordeste do país), onde multidões de turistas vão para ver os chamados "big five" (ou "os cinco grandes"): o leão, o elefante, o rinoceronte, o leopardo e o búfalo-africano. Muitos tours são feitos em veículos 4x4 e, geralmente, conseguem chegar bem perto dos bichos. E não falta infraestrutura hoteleira.

7. Volcanoes National Park, Ruanda

Turista fotografa gorilas no Parque Nacional dos Vulcões, em Ruanda - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Ruanda é um destino africano para quem está disposto a ver um dos mais imponentes animais do mundo: os gorilas. Lá, no Volcanoes National Park, turistas percorrem longas trilhas na floresta, em uma área montanhosa, para chegar perto destes enormes bichões em seu habitat. Trata-se de uma experiência única na vida de qualquer viajante e que, apesar de costumar ser bem caro, raramente decepciona quem encara a empreitada. Os tours precisam ser feitos com guias especializados, que podem ser contratados em agências turísticas em Ruanda.