Topo

Tour na maior favela da Ásia é o mais bem avaliado do TripAdvisor na Índia

iStock
Imagem: iStock

do UOL

25/06/2019 10h13

Apesar de improvável, um tour feito a pé na favela de Dharavi, em Mumbai, é a experiência turística mais bem avaliada da Índia no TripAdvisor em 2019. A favela é a maior da Ásia, onde moram cerca de 700 mil pessoas.

O local foi retratado no filme "Quem Quer Ser um Milionário?", vencedor de 8 prêmios do Oscar no ano de 2009. Na época, a obra foi considerada ofensiva por parte dos indianos que julgou o filme de Danny Boyle como um "pornô da pobreza".

Dharavi -- que é considerada uma das áreas mais densamente povoadas do mundo -- tem despertado mais o interesse dos turistas do que um passeio de bicicleta em Old Delhi ou conhecer o Taj Mahal e o Forte de Agra, que aparecem em segundo e terceiro lugar na lista das experiências da Índia mais bem avaliadas do TripAdvisor, respectivamente.

Fábrica de tecidos na favela de Dharavi, em Mumbai, na Índia - Divulgação/TripAdvisor  - Divulgação/TripAdvisor
Fábrica de tecidos na favela de Dharavi, em Mumbai, na Índia
Imagem: Divulgação/TripAdvisor

Passear pelas casas de Dharavi com um guia, aprender sobre as empresas e conhecer melhor as fábricas de tecidos, cerâmicas, curtimento de couro e reciclagem do local estão entre as propostas do tour.

O programa continua com uma visita a uma padaria que faz biscoitos de chá, artesãos que confeccionam panelas de barro e mulheres locais que fazem pães crocantes. Há também um centro comunitário patrocinado por ONGs para conhecer.

O TripAdvisor garante que os guias disponíveis para realizar o tour conhecem as condições da favela e que o dinheiro ganho com os passeios é revertido para a comunidade local para apoiar projetos de educação, saúde e meios de subsistência.

A experiência disponível no TripAdvisor custa US$ 11 (aproximadamente R$43 por pessoa em valores convertidos em 25/06/2019).