Topo

Por dentro da Cidade Luz: conheça as ruas mais lindas de Paris

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL, em Paris

22/06/2019 04h00

Não há dúvidas de que Paris é uma das mais lindas cidades do mundo. A beleza da capital francesa, entretanto, não está apenas em seus célebres cartões-postais, como o Jardim de Luxemburgo, o Rio Sena e o Arco do Triunfo.

Neste lendário centro urbano europeu, o turista pode se imergir em sessões de deslumbramento ao realizar uma simples e despretensiosa caminhada, cruzando ruas que são verdadeiras obras de arte. Abaixo, conheça 10 das ruas e outros espaços públicos mais belos de Paris (e que constituem tours que podem ser totalmente gratuitos - ou quase gratuitos, se você pegar o metrô ou quiser comer algo no caminho).

Avenue de Camoens

Avenue de Camoens, em Paris, com vista para a Torre Eiffel - olrat/Getty Images/iStockphoto - olrat/Getty Images/iStockphoto
Imagem: olrat/Getty Images/iStockphoto

A Torre Eiffel pode ser admirada desde diversas partes de Paris.

Mas a Avenue de Camoens, situada em um ponto alto perto dos Jardins du Trocadéro, é tipo a área VIP topzêra da balada.

Esta via termina em um lindo parapeito que oferece uma vista deslumbrante para a torre, em um local que faz o turista se sentir um privilegiado na Cidade Luz.

Rue Norvins

Rue Norvins, em Paris - PobladuraFCG/Getty Images - PobladuraFCG/Getty Images
Imagem: PobladuraFCG/Getty Images

Tradicional refúgio de artistas, Montmartre é uma das regiões mais belas e fotogênicas de Paris.

E, lá, fica a Rue Norvins, que exprime toda a essência desta lendária área da capital francesa.

Na via, o turista se sente no cenário de um filme, com a edificação do restaurante Le Consulat situada no começo de uma bifurcação e diversos cafés, bistrôs e outros restaurantes rodeando a paisagem.

Trata-se de um lugar que rende uma das melhores fotos de Paris.

Rue Saint-Dominique

Rue Saint Dominique, em Paris - goncharovaia/Getty Images - goncharovaia/Getty Images
Imagem: goncharovaia/Getty Images

Localizada perto da estação de metrô Invalides, a Rue Saint-Dominique é outra via parisiense que oferece vistas incríveis para a Torre Eiffel.

Aqui, os pontos de observação ficam a uma altura mais baixa do que na Avenue de Camoens, mas, mesmo assim, é um lugar que merece uma visita.

Na Rue Saint-Dominique, o principal cartão-postal de Paris surge entre edifícios e cafés extremamente elegantes. E é possível caminhar por esta via até chegar ao Campo de Marte, onde é possível se deitar na grama para continuar admirando a Torre Eiffel.

Place du Tertre

Place du Tertre, em Paris - dennisvdw/Getty Images/iStockphoto - dennisvdw/Getty Images/iStockphoto
Imagem: dennisvdw/Getty Images/iStockphoto

Com arquitetura de influência bizantina e lindas linhas arredondadas, a Basilique du Sacré-Coeur (Basílica do Sagrado Coração) é uma das mais lindas igrejas de Paris.

E este templo religioso é admirado de um ótimo ângulo a partir da Place du Tertre, uma praça recheada de cafés, restaurantes e artistas que pode ser um romântico passeio na Cidade Luz (mas que, às vezes, fica com uma quantidade excessiva de turistas).

Se quiser usar o metrô para chegar até lá, uma das estações mais próximas é a Abbesses.

Rue Crémieux

Rue Crémieux, em Paris - LembiBuchanan/Getty Images - LembiBuchanan/Getty Images
Imagem: LembiBuchanan/Getty Images

Quer visitar uma via em Paris que, provavelmente, vai render grandes fotos e muitas curtidas em seu Instagram?

Então vá até a Rue Crémieux, rua que fica a menos de dez minutos de caminhada da Pont d'Austerlitz e que é marcada por edificações de cores vivas e variadas.

É um lindo lugar para ser visitado em um dia ensolarado, quando a paleta de cores das residências fica ainda mais bonita e chamativa.

Pont Alexandre III

Ponte Alexandre 3º, em Paris  - neirfy/Getty Images/iStockphoto - neirfy/Getty Images/iStockphoto
Imagem: neirfy/Getty Images/iStockphoto

Paris está cheia de lindas pontes cruzando o Rio Sena.

Poucas delas, porém, são tão lindas como a Pont Alexandre III, uma construção realizada a partir do final do século 19 e que se destaca com lindas estátuas, que incluem cavalos dourados alados e querubins.

Use esta via se você quiser caminhar entre a Champs-Élysées e a Torre Eiffel.

Rue de l'Abreuvoir

Rue de l'Abreuvoir, em Paris - Page Light Studios/Getty Images - Page Light Studios/Getty Images
Imagem: Page Light Studios/Getty Images

Esta é outra lindíssima rua da região de Montmartre (e que fica a poucos minutos de caminhada a Place du Tertre, citada acima).

A Rue de l'Abreuvoir chama a atenção por serpentear ladeira acima em uma das áreas mais bonitas da capital francesa, cercada por casas antigas e em um lugar que faz o turista sentir que está no século 19.

Ande até o encontro desta via com a Rue Girardon (onde há um busto da famosa cantora Dalida) e, de lá, tire uma foto parecida com a vista acima.

Rue des Saules

Rue des Saules, em Paris - KavalenkavaVolha/Getty Images/iStockphoto - KavalenkavaVolha/Getty Images/iStockphoto
Imagem: KavalenkavaVolha/Getty Images/iStockphoto

Depois de fazer a foto, suba toda a Rue de l'Abreuvoir para desembocar na Rue des Saules, de onde se tem outra vista extremamente fotogênica da capital francesa.

Esta casinha rosa vista na imagem (que fica quase na junção da Rue de l'Abreuvoir com a des Saules) é um restaurante chamado La Maison Rose, que oferece deliciosas mesinhas na calçada para uma taça de vinho ou uma refeição saborosa.

Segundo o estabelecimento, o local foi frequentado por gente como Picasso, Modigliani e Édith Piaf.

Rue des Barres

Rue des Barres, em Paris - olrat/Getty Images - olrat/Getty Images
Imagem: olrat/Getty Images

Se você estiver passeando pelos arredores da (hoje em reconstrução) Catedral de Notre-Dame, não deixe de visitar a região histórica do Marais, uma das mais charmosas áreas de Paris.

No caminho, passe pela Rue de Barres, uma via que fica a poucos minutos do Rio Sena (e da Pont Louis Phillipe) e que é cheia de mesinhas ao ar livre para tomar um drinque ou comer algo.

Repare nas fachadas coloridas dos restaurantes e cafés do local e em como eles compõem uma linda paisagem com a Igreja de Saint-Gervais.

Um ótimo lugar para curtir uma tarde ensolarada.

Rue du Trésor

Rue du Trésor, em Paris - BrasilNut1/Getty Images - BrasilNut1/Getty Images
Imagem: BrasilNut1/Getty Images

Outro ótimo lugar do Marais para descansar as pernas e tomar uma taça de vinho é a Rue du Tresor, uma via sem saída e muito arborizada que constitui uma travessa da importante Rue Vieille du Temple.

Neste local operam deliciosos bistrôs e restaurantes, em um ambiente frequentemente pacato e perfeito para recarregar as energias depois de caminhar tanto pela Cidade Luz.