Topo

Medo de altura? EUA acabam de ganhar ponte para pedestres gigantesca; veja

Localizada no Tennessee, a recém-inaugurada SkyBridge tem quase 210 metros de extensão - Marcus Watson/Skylift Park
Localizada no Tennessee, a recém-inaugurada SkyBridge tem quase 210 metros de extensão Imagem: Marcus Watson/Skylift Park

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

29/05/2019 04h00

Acaba de ser inaugurada neste mês de maio, nos Estados Unidos (mais precisamente na cidade de Gatlinburg, no Tennessee), uma atração turística chamada SkyBridge, que é, a partir de agora, uma das maiores pontes suspensas para pedestres existentes na terra de Donald Trump.

A estrutura faz parte do complexo de entretenimento Skylift Park, que oferece teleférico, mirantes e espaços para caminhadas no meio das Great Smoky Mountains, uma linda cadeia montanhosa situada no sudeste do território norte-americano.

Da SkyBridge, é possível admirar as paisagens das Great Smoky Mountains - Marcus Watson/Skylift Park - Marcus Watson/Skylift Park
Da SkyBridge, é possível admirar as paisagens das Great Smoky Mountains
Imagem: Marcus Watson/Skylift Park

A ponte tem quase 210 metros de extensão e fica sobre um vale profundo, em posição vertiginosa e a mais de 40 metros de altura.

Para dar mais emoção à experiência da travessia, ela é parcialmente transparente, permitindo que os turistas vejam o solo e as árvores, lá embaixo, bem sob seus pés.

Parte da nova ponte do Skylift Park é transparente - Marcus Watson/Skylift Park - Marcus Watson/Skylift Park
Parte da nova ponte do Skylift Park é transparente
Imagem: Marcus Watson/Skylift Park

Ao cruzar a SkyBridge, o público também consegue admirar, à distância, a cidade de Gaitlinburg, além de paisagens incríveis das Great Smoky Mountains (que estão localizadas dentro de um parque nacional e têm este nome por causa da névoa que frequentemente paira sobre seu terreno).

Turistas atravessam a SkyBridge, que fica a mais de 40 metros de altura - Marcus Watson/Skylift Park - Marcus Watson/Skylift Park
Turistas atravessam a SkyBridge, que fica a mais de 40 metros de altura
Imagem: Marcus Watson/Skylift Park

Outro grande atrativo do Skylift Park é o teleférico que leva os visitantes de Gatlinburg até o topo do monte Crockett: lá, onde há um mirante que propicia ótimos ângulos para fotografias da área.

Mais informações: www.gatlinburgskylift.com/skybridge

Mais pontes fascinantes
Ao redor do mundo, há outras pontes que prometem propiciar lindas visões panorâmicas e, em alguns casos, muito frio na barriga para os turistas.

Na Suíça, por exemplo, fica a ponte suspensa Charles Kuonen, que tem quase 500 metros de extensão, se encontra a aproximadamente 85 metros de altura e cruza um lindo cenário montanhoso dos Alpes, oferecendo vista para a famosa montanha Matterhorn.

Ponte Charles Kuonen, na Suíça - Michal Stipek/Getty Images/iStockphoto - Michal Stipek/Getty Images/iStockphoto
A ponte Charles Kuonen, na Suíça, se estende por quase 500 metros
Imagem: Michal Stipek/Getty Images/iStockphoto

E, no meio de grandes cidades do mundo, existem pontes que são verdadeiros cartões-postais e que oferecem oportunidade para um passeio a pé nas alturas.

Uma delas é a Sydney Harbour Bridge, localizada em uma das áreas mais lindas cidade de Sydney, na Austrália, e onde é possível fazer o tour BridgeClimb, no qual os visitantes, equipados com capacetes e presos por cabos à estrutura da ponte, caminham sobre algumas das partes mais altas de sua estrutura (chegando a aproximadamente 135 metros de altura).

Trata-se de uma atividade com potencial para causar muita vertigem, mas que propicia visões inesquecíveis da metrópole australiana (lá embaixo, o público enxerga, por exemplo, o icônico edifício da Sydney Opera House).

Turistas podem caminhar sobre a Sydney Harbour Bridge no passeio BridgeClimb - asiafoto/Getty Images/iStockphoto - asiafoto/Getty Images/iStockphoto
Turistas podem caminhar sobre a Sydney Harbour Bridge no passeio BridgeClimb
Imagem: asiafoto/Getty Images/iStockphoto

Já no Estado norte-americano do Colorado, se encontra a Royal Gorge Bridge, uma das pontes suspensas mais altas do mundo, cerca de 290 metros acima do rio Arkansas.

E pontes célebres como a Golden Gate (em San Francisco, nos EUA), a Tower Bridge (em Londres) e a Brooklyn Bridge (em Nova York) têm vias que podem ser atravessadas por pedestres em belas caminhadas.