Topo

Primeira vez em Buenos Aires? Veja atrações imperdíveis da cidade portenha

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

23/01/2019 04h00

Cheia de atrações turísticas fascinantes e facilmente acessível desde diversas cidades brasileiras, Buenos Aires nunca sai de moda entre os viajantes do território verde e amarelo. 

A metrópole portenha abriga monumentos históricos de primeira grandeza, alguns dos melhores museus da América Latina, regiões lotadas de excelentes restaurantes e uma efervescência urbana que fascina pessoas do mundo inteiro.

E o melhor: com a atual desvalorização do peso argentino, muitos brasileiros terão bom poder aquisitivo na capital do país de Diego Maradona.  

Quer viajar para Buenos Aires em breve? A seguir, veja passeios imperdíveis para fazer por lá. 

Plaza de Mayo e Casa Rosada

Plaza de Mayo e Casa Rosada, em Buenos Aires - Ed-Ni-Photo/Getty Images/iStockphoto - Ed-Ni-Photo/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Ed-Ni-Photo/Getty Images/iStockphoto

A Plaza de Mayo constitui um dos mais importantes espaços públicos de Buenos Aires e, geralmente, é um dos primeiros lugares visitados por turistas na cidade. 

Além de ser tradicional palco de protestos populares, o local abriga monumentos como a Pirámide de Mayo (em forma de fotogênico obelisco) e é usado como acesso à Casa Rosada, que fica na região da praça e é sede do poder presidencial argentino. Há tours que levam os viajantes para dentro do edifício. 

Lá perto também está a linda Catedral Metropolitana de Buenos Aires, que começou a ser erguida no século 18, tem sua fachada marcada por chamativas colunas e abriga o mausoléu de José de San Martín, herói da independência argentina.  

Avenida 9 de Julio e arredores

Avenida 9 de Julio e Obelisco, em Buenos Aires - diegograndiqGetty Images/iStockphoto - diegograndiqGetty Images/iStockphoto
Imagem: diegograndiqGetty Images/iStockphoto

A enorme avenida 9 de Julio é uma das vias mais famosas de Buenos Aires. Lá está, por exemplo, no cruzamento com a avenida Corrientes, o Obelisco de Buenos Aires, que tem quase 70 metros de altura e que é uma foto quase obrigatória para quem vista a capital argentina. 

 Na região, também vale a pena ir até o Teatro Colón, erguido a partir do século 19 e que é a mais célebre casa de espetáculos artísticos da cidades, sendo palco, até hoje, para apresentações de música clássica, balé e afins

A partir do teatro, explore a bela Plaza Lavalle, que fica ao ali ao lado, cercada por lindíssimos edifícios históricos, como o da Corte Suprema de Justiça. 

Puerto Madero

Paisagem noturna de Puerto Madero, em Buenos Aires, na Argentina - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Puerto Madero é uma das regiões da moda de Buenos Aires: trata-se de uma área que, atualmente, abriga sofisticados restaurantes de carne argentina, casas de shows de tango (e onde é também possível jantar) e hotéis modernosos, como o Faena Hotel, com design assinado por Philippe Starck. 

É também extremamente agradável realizar longas caminhadas por Puerto Madero: a Puente de la Mujer, símbolo de Puerto Madero e projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, é hoje um dos lugares mais fotografados da capital argentina.

La Boca

Caminito, em Buenos Aires, Argentina - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O bairro de La Boca abriga o estádio da Bombonera, casa do time Boca Juniors e que é aberto a visitas turísticas: é possível passear por parte de suas arquibancadas e, ainda, visitar um interessante museu que conta a história da equipe onde jogaram astros do futebol como Maradona, Tevez e Riquelme.

Em La Boca também fica o célebre Caminito, uma colorida via onde os turistas assistem a apresentações de tango na rua, gastam seus pesos em lojas de suvenires e comem em restaurantes apinhados com viajantes do mundo inteiro. 

Recoleta

Bairro da Recoleta, em Buenos Aires - JudyDillon/Getty Images/iStockphoto - JudyDillon/Getty Images/iStockphoto
Imagem: JudyDillon/Getty Images/iStockphoto

Ao passear pela elegante região da Recoleta, o turista tem a chance de admirar alguns dos mais opulentos edifícios de Buenos Aires: é nesta área onde vive boa parte dos endinheirados portenhos. 

 A Recoleta também abriga agradáveis áreas verdes (como a linda Plaza Intendente Torcuato de Alvear, que fica junto à Basílica Nuestra Senõra del Pilar, um templo religioso do século 18 extremamente fotogênico) e o famoso Cementerio de la Recoleta, onde estão os túmulos de grandes personalidades argentinas, como Evita.

San Telmo

Feira de San Telmo, em Buenos Aires - Lux Blue/Getty Images - Lux Blue/Getty Images
Imagem: Lux Blue/Getty Images

Em Buenos Aires, reserve pelo menos uma tarde inteira para caminhar pela região de San Telmo, de preferência em um domingo, quando é realizada, na Plaza Dorrego, uma charmosa feira de rua que vende produtos artísticos e antiguidades. 

Não faltam, também, agradáveis cafés e barzinhos em San Telmo, perfeitos para descansar as pernas durante um percurso pelo bairro. 

Inaugurado em 1897, o Mercado de San Telmo é um lugar extremamente interessante para um passeio entre coloridas lojas de frutas e temperos.

Palermo

Parque de Palermo, em Buenos Aires - OlafSpeier/Getty Images/iStockphoto - OlafSpeier/Getty Images/iStockphoto
Imagem: OlafSpeier/Getty Images/iStockphoto

Quer passar um dia curtindo lindas áreas verdes em Buenos Aires? Se a resposta for sim, vá para a região de Palermo, que abriga praças e parques perfeitos para um dia de sol, como o Parque 3 de Febrero, o Jardín Botánico Carlos Thays e o Jardín Japonés (com lagos e pontes tipicamente nipônicos). 

Em Palermo e arredores, o turista encontra alguns dos bares, baladas e restaurantes mais descolados da capital argentina. 

Museus

Museu de arte latino-americana de Buenos Aires, Malba - Julian Sanchez/Getty Images - Julian Sanchez/Getty Images
Imagem: Julian Sanchez/Getty Images

Dona de alguns dos melhores museus da América Latina, Buenos Aires não decepciona o turista que está atrás de uma viagem cultural.

Na capital argentina, vale a pena visitar o Museo Nacional de Bellas Artes (que exibe obras de gênios como Monet e Gauguin), Colección de Arte Amalia Lacroze de Fortabat (que tem um excelente acervo com obras do século 20, incluindo trabalhos de Chagall e Dalí) e o Museo Etnográfico Juan B. Ambrosetti, com relíquias de povos indígenas do que é hoje é a América do Sul. 

Imperdível é uma ida até o Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (o Malba, na foto), que, além de obras de grandes artistas argentinos (como Xul Solar), tem, como parte de seu acervo, o quadro "Abaporu", da brasileira Tarsila do Amaral.

Compras

Calle Florida, em Buenos Aires - diegograndi/Getty Images - diegograndi/Getty Images
Imagem: diegograndi/Getty Images

Com a forte desvalorização do peso argentino, muitos brasileiros terão um bom poder aquisitivo em Buenos Aires.

Para fazer compras, um dos lugares mais populares da metrópole portenha é a calle Florida (na foto), via repleta de lojas vendendo os mais variados produtos, de roupas a artigos eletrônicos. 

San Telmo, por sua vez, é hoje um reduto de artistas na capital argentina: a região abriga interessantes ateliês com lindos quadros, esculturas e afins. 

A área conhecida como Palermo Viejo, por sua vez, reúne descoladíssimas lojas de roupas. 

A feira de rua da Plaza Dorrego (em San Telmo) é um ótimo lugar onde comprar artesanatos e antiguidades. 

Tango

Casal dança tango no distrito de La Bocca, em Buenos Aires, Argentina - Getty Images/holgs - Getty Images/holgs
Imagem: Getty Images/holgs

Assistir a uma apresentação de tango é um dos grandes desejos de muitos turistas que visitam Buenos Aires. 

Entre os melhores lugares para ver admirar expressão artística fascinante estão o Centro Cultural Torquato Tasso, a casa El Querandí, o Café Tortoni e o Piazzola Tango.   

O Caminito também é palco para apresentações de tango.