Topo

Para bombar na rede: veja destinos que rendem fotos incríveis no Instagram

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

18/01/2019 04h00

Ao viajar, nos dias de hoje, muita gente tem como objetivo produzir grandes imagens para o Instagram. E, ao redor do mundo, há destinos que são perfeitos para a realização de fotografias inacreditáveis.

São lugares com construções coloridas e paisagens naturais exóticas que têm tudo para gerar uma enxurrada de curtidas nas redes sociais. Abaixo, conheça alguns destes locais.

Salar do Uyuni (Bolívia)

Nascer do sol no Salar do Uyuni, na Bolívia - RicksonLiebano/Getty Images/iStockphoto - RicksonLiebano/Getty Images/iStockphoto
Imagem: RicksonLiebano/Getty Images/iStockphoto

Localizado na Bolívia, o Salar do Uyuni possui uma das paisagens mais exóticas do mundo. Trata-se de um deserto de sal que tem uma superfície de mais de 10 mil km² e que fica a cerca de 3.500 metros sobre o nível do mar.

Nas épocas mais secas do ano (geralmente entre abril e novembro), o solo plano e branco do lugar lembra uma paisagem extraterrestre. Mas é na temporada das chuvas (via de regra, entre dezembro e março) que o Salar fica realmente fotogênico: sua superfície molhada costuma criar um espelho de água que reflete, quase que com perfeição, o céu andino, fazendo o turista sentir que está andando nas nuvens.

E, como é possível ver acima, as fotos propiciadas por este cenário são de cair o queixo.

Jodhpur (Índia)

Cidade de Jodhpur, na Índia - MeinzahnGetty Images/iStockphoto - MeinzahnGetty Images/iStockphoto
Imagem: MeinzahnGetty Images/iStockphoto

A Índia tem diversos centros urbanos extremamente coloridos e, entre eles, se destaca Jodhpur, conhecido popularmente como a "cidade azul".

A cor, que tinge muitas das casas locais, seria uma referência à casta hinduísta dos brâmanes (que tem no azul um de seus símbolos).

Um dos melhores lugares de onde admirar este panorama (e fazer algumas das melhores fotos do seu tour) é o forte Mehrangarh, construído no século 15 e que recebe visitas turísticas.

Vernazza (Itália)

Vilarejo de Vernazza, na região de Cinque Terre, na Itália - Xantana/Getty Images/iStockphoto - Xantana/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Xantana/Getty Images/iStockphoto

A região de Cinque Terre, na costa oeste da Itália, é um popular destino turístico europeu. Isso porque a área abriga fotogênicas vilas encarapitadas em encostas sobre o oceano.

Um dos mais lindos destes pequenos centros urbanos é Vernazza (na foto), que exibe casinhas cheias de cores que oferecem grandes vistas para o mar.

Manarola é outra colorida vila que merece ser visitada na região.

Menton (França)

Cidade de Menton, na França - Xantana/Getty Images/iStockphoto - Xantana/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Xantana/Getty Images/iStockphoto

Quer tirar fotos em um lindo centro urbano colorido e que, de quebra, fica ao lado do oceano?

Se a resposta for sim, vá para Menton, na França, que exibe edificações históricas cheias de cores, de frente para o mar Mediterrâneo.

Muitas delas são imponentes construções que surgem sobre uma encosta, em uma posição perfeita para grandes fotos panorâmicas. Um dos destaques do local é a basílica de Saint-Michel-Archange, erguida no século 17.

Recife (Brasil)

Recife, em Pernambuco - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A cidade de Recife tem um dos centros históricos mais fotogênicos de todo o Brasil.

Na capital pernambucana, faça um passeio de catamarã pelo rio Capibaribe e admire, de ângulo privilegiado, o colorido casario da rua Aurora (na foto acima).

Para mais lindas fotos, realize uma caminhada através da rua do Bom Jesus, onde se aglomeram diversos edifícios históricos que também exibem fachadas com belas cores (entre eles está a Sinagoga Kahal Zur Israel, aberta em 1634 e considerada a mais antiga das Américas).

Guanajuato (México)

Cidade de Guanajuato, no México - bpperry/Getty Images/iStockphoto - bpperry/Getty Images/iStockphoto
Imagem: bpperry/Getty Images/iStockphoto

Localizada na região central do México, Guanajuato é famosa por ser uma das cidades mais coloridas do mundo.

Extensas áreas deste centro urbano, que fica a aproximadamente 380 km da Cidade do México, são ocupadas por conjuntos de construções pintadas em vermelho, azul, verde, amarelo, laranja e roxo, em uma visão que pode lembrar a paleta de um artista de quadros.

Além disso, Guanajuato tem um centro histórico com fotogênicas vielas e amplos espaços públicos, como a Plaza de la Paz, onde fica a colorida basílica da cidade.

Rio Caño Cristales (Colômbia)

O rio Caño Cristales pode ser visitado a partir da cidade colombiana de La Macarena - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

No interior da Colômbia existe um curso de água que lembra um arco-íris. Trata-se do rio Caño Cristales que, em determinadas épocas do ano, exibe, em seu interior e superfície, cores como azul, amarelo, vermelho e verde.

O fenônemo que ocorre, entre outros fatores, por causa da presença no local de uma planta chamada Macarenia clavigera.

A melhor época para observar esta paisagem (que rende fotos incríveis) costuma ser entre junho e novembro, quando a água do Caño Cristales tende a se encontrar em um nível ideal para que os raios solares ressaltem as cores deste cartão-postal.

O rio está situado na região de Meta, a cerca de 900 km da cidade de Bogotá.

Júzcar (Espanha)

Vila de Júzcar, na Espanha - VYCHEGZHANINA/Getty Images/iStockphoto - VYCHEGZHANINA/Getty Images/iStockphoto
Imagem: VYCHEGZHANINA/Getty Images/iStockphoto

A cidade de Júzcar, situada na região espanhola da Andaluzia, foi pintada de azul em 2011 como parte de uma ação para promover o filme dos Smurfs, lançado naquele ano.

A cor foi mantida em Júzcar desde então, transformando o local em um interessante destino turístico do sul da Espanha.

Viajantes tiram belas fotos entre as simpáticas casinhas azuis do povoado. É um ótimo lugar para ser explorado com crianças.

Willemstad (Curaçao)

Cidade de Willemstad, em Curaçao - sorincolac/Getty Images/iStockphoto - sorincolac/Getty Images/iStockphoto
Imagem: sorincolac/Getty Images/iStockphoto

Curação é um destino caribenho que oferece aos turistas praias banhadas por um mar azul-turquesa incrível, digno de excelentes fotos.

Mas é também possível produzir grandes imagens na capital de Curaçao, chamada Willemstad.

Não deixe de fazer uma longa caminhada pelas ruas e praças deste centro urbano, cuja grande característica são os edifícios coloridos exibindo uma linda arquitetura holandesa. O seu Instagram, com quase certeza, vai bombar.

Burano (Itália)

Burano, na Itália - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Burano é outro destino italiano extremamente colorido, perfeito para quem está de a fim de produzir fotos fantásticas nas férias.

Trata-se de um local que faz parte da região de Veneza e, assim como a famosa cidade italiana, é cortada por belos canais. Ao redor da água, surgem edificações cheias de cores, que vão gerar muitos cliques.

Burano pode ser visitado em viagem bate e volta desde Veneza.