Topo

Da França aos EUA, veja atrativos dos 10 países mais visitados do mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

19/01/2019 04h00

Você sabe quais são os países mais visitados por turistas internacionais no mundo? 

No topo desta lista, feita pela Organização Mundial do Turismo (OMT), aparecem destinos da Europa, América do Norte e Ásia, que, anualmente, recebem dezenas de milhões de viajantes estrangeiros. 

São nações que, logicamente, abrigam atrações culturais, naturais e gastronômicas de primeira grandeza, capazes de fazer a alegria das férias de pessoas de todos os cantos do globo. 

Gostaria de conhecer alguns destes lugares?

Abaixo, veja atrativos dos 10 países mais visitados do mundo, segundo o último levantamento publicado pela OMT, em 2018. 

1. França

Museu do Louvre, em Paris - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Segundo o último relatório divulgado pela Organização Mundial do Turismo, a França é o país mais visitado do mundo, recebendo, em um ano, mais de 86 milhões de turistas internacionais.

Em sua capital, Paris, a nação de Charles de Gaulle encanta os visitantes com cartões-postais como a torre Eiffel, o museu do Louvre (na foto, que exibe obras-primas como a "Mona Lisa"), o Arco do Triunfo, o rio Sena, o charmoso bairro de Montmartre e áreas públicas como o Jardim de Luxemburgo.  

Carcassonne (com um centro histórico cercado por uma muralha coroada por mais de 50 torres) e Avignon (que abriga o Palais des Papes, um complexo arquitetônico gótico erguido a mando o papa Clemente 5º, quando este transferiu a sede papal para Avignon, no século 14) são outros centros urbanos que merecem uma visita. 

E há ainda a região de Champagne (onde é produzido o adorado champanhe), as estações de esqui nos Alpes e as praias da região de Côte d'Azur, no mar Mediterrâneo. A França é um país para todos os gostos

2. Espanha

Córdoba, na Espanha - SeanPavonePhoto/Getty Images/iStockphoto - SeanPavonePhoto/Getty Images/iStockphoto
Imagem: SeanPavonePhoto/Getty Images/iStockphoto

Praias ensolaradas, cidades históricas fascinantes, gastronomia de primeira linha e algumas das metrópoles mais divertidas da Europa. É isso, e muito mais, o que o turista pode encontrar na Espanha (país que, segundo a OMT, recebeu, no período de um ano, mais de 81 milhões de turistas internacionais). 

Barcelona e Madri (dois centros urbanos onde o visitante encontra excelentes museus, restaurantes estrelados e uma vida noturna agitada) são só o começo de uma jornada pelo terrítório espanhol. 

Em Córdoba (na foto), é possível conhecer um dos centros históricos mais lindos da Península Ibérica, com antigas edificações muçulmanas, ruínas romanas e paisagens banhadas pelo rio Guadalquivir. 

Ibiza, por sua vez, é um paraíso banhado pelo mar Mediterrâneo e onde, durante o verão europeu, as baladas comem soltas. E Bilbao, no País Basco, encanta os amantes de arquitetura, com obras como o Museu Guggenheim, de Frank Gehry. 

Segóvia (com sua paisagem marcada por um aqueduto com quase 30 metros de altura construído pelos romanos no século 1 a.C.) e Sevilha (com a Plaza de España, que muitos consideram uma das praças mais lindas do mundo) também devem estar no seu roteiro. 

3. Estados Unidos

Charleston, na Carolina do Sul, Estados Unidos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Nação de dimensões continentais, os Estados Unidos são visitados por mais de 76 milhões de turistas internacionais por ano, oferecendo uma variedade quase infinita de atrativos para o turista.

Na Flórida, os viajantes curtem os parques de diversão de Orlando e as praias de Miami Beach. Já no nordeste do país, encontram-se algumas das metrópoles mais interessantes do continente americano, como Nova York, Filadélfia e Boston. E, na costa oeste dos EUA, fica a ensolarada Califórnia, com as populares Los Angeles e San Francisco. 

Há também lugares menos famosos que merecem a atenção do turista, como a linda cidade histórica de Charleston, na Carolina do Sul (na foto, cheia de casas coloridas de arquitetura georgiana) e a descolada Portland (no Estado de Oregon e com um lindo cenário que conta com cartões-postais como o Tom McCall Waterfront Park, área verde que oferece vistas incríveis para o rio Willamette). 

New Orleans, um dos destinos mais musicais dos Estados Unidos, deve ser visitado por quem gosta de uma gandaia. 

4. China

Paisagem da cidade de Xangai, na China - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A China é um dos países mais visitados do mundo, recebendo aproximadamente 60 milhões de turistas internacionais por ano. 

O gigante asiático abriga, por exemplo, uma das metrópoles mais modernas da Ásia: Xangai, que exibe para os visitantes áreas que parecem saídas de um filme sobre o futuro, como o distrito de Pudong (na foto), recheado de arranha-céus impressionantes. 

Já Pequim, que é a capital chinesa, oferece cartões-postais como a Cidade Proibida, além de ser usada como base para visitas à Grande Muralha da China. 

Para curtir visões épicas, visite o Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie, com paisagens montanhosas que remetem aos cenários do filme "Avatar". 

5. Itália

O Coliseu, em Roma, é um dos monumentos mais visitados da Itália - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

País onde se respira história, cultura e romantismo, a Itália recebeu, segundo o último relatório da OMT, mais de 58 milhões de turistas no período de um ano. 

Roma, uma das principais portas de entrada do território italiano, é dona de cartões-postais que todo viajante deveria visitar pelo menos uma vez na vida, como o Coliseu (na foto), o lendário rio Tibre e a Fontana di Trevi

E, fora da capital, existem destinos imperdíveis como a Costa Amalfitana (cheia de vilas históricas compondo paisagem com o mar azul), a cidade de Florença (com museus que guardam obras-primas do Renascimento, como a Galleria degli Uffizi e a Galleria dell'Accademia) e Veneza, lotada de turistas, mas com um dos cenários mais românticos do mundo, cortado por canais e espaços fotogênicos como a Piazza San Marco. 

Siena (com um centro histórico cheio de imponentes construções medievais) e Assis (local onde nasceu São Francisco de Assis e recheada de monumentos religiosos relacionados ao santo) constituem outros lugares incríveis no país da bota. 

6. México

Puebla, no México - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De acordo com o último relatório da OMT, o México recebeu aproximadamente 39 milhões de turistas internacionais no período de um ano. E se trata de uma nação onde não faltam cores, sabores e muita diversão. 

Porta de entrada do país, a Cidade do México é uma metrópole que assusta com seu tamanho gigantesco, mas que propicia programas pra lá de divertidos para o forasteiro, com museus de primeira linha (como o Museo Nacional de Antropología, com uma coleção sem paralelos de relíquias astecas), espaços históricos como o Zócalo (onde se destaca a Catedral Metropolitana, erguida a partir de 1573) e áreas com excelentes restaurantes, como a descolada região de Polanco.

Para quem quiser praias paradisíacas, é só ir até Cancún (no Caribe mexicano) ou à Rivieira Nayarit (na costa mexicana que é banhada pelo oceano Pacífico e reúne uma luxuosa infraestrutura hoteleira). 

Puebla (na foto), por sua vez, é uma cidade histórica lindíssima, com dezenas de igrejas que são verdadeiras obras de arte, como a Catedral de Puebla, com torres com quase 70 metros de altura. 

7. Reino Unido

Londres, Inglaterra - VisitBritain/Andrew Pickett - VisitBritain/Andrew Pickett
Imagem: VisitBritain/Andrew Pickett

Segundo a Organização Mundial do Turismo, o Reino Unido recebeu, em um ano, cerca de 37,7 milhões de turistas internacionais. E, apesar de ser conhecido por seu clima um tanto chuvoso, o território britânico é um destino onde não faltam atrações para os viajantes. 

Em Londres, os visitantes se divertem em longos passeios ao longo do rio Tâmisa (na foto, durante a qual se deparam com cartões-postais como a roda-gigante London Eye, o Palácio de Westminster e a ponte Tower Bridge) e em áreas verdes pra lá de agradáveis, como o Hyde Park.  A capital inglesa também está recheada de museus excelentes (como o Tate Modern) e regiões com barzinhos descolados como Shoreditch.

Além disso, vale a pena explorar, no Reino Unido, a cidade escocesa de Edimburgo (com um centro histórico fascinante, marcado pelo Castelo de Edimburgo), a cidade inglesa de York (com uma catedral que é considerada a maior construção em estilo gótico do norte da Europa) e Cardiff, no País de Gales, com uma paisagem com castelos e excelentes pubs. 

8. Turquia

Istambul, na Turquia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Com cerca de 37,6 milhões de visitantes internacionais recebidos no período de um ano, a Turquia abriga uma das cidades mais fascinantes do mundo: Istambul, centro urbano que se divide entre a Europa e a Ásia e onde os visitantes se encantam com monumentos como a Mesquita Azul (erguida no século 17 a mando do sultão Ahmet 1º e hoje o principal monumento islâmico de Istambul) e o Palácio Topkapi, local que, entre os séculos 15 e 19, abrigou o principal centro de decisões do Império Otomano. 

É também obrigatório fazer um passeio até a área da ponte de Gálata, em cujo horizonte aparece a torre de Gálata, com 67 metros de altura. E, na região da praça Taksim, tem início a rua Istiklal, a mais famosa via pública de Istambul. Trata-se de um lugar para fazer compras durante o dia e, à noite, cair na balada.

O território turco também tem como destaques a região da Capadócia (com um paisagem extraterrestre que pode ser admirada em passeios de balão) e lindos destinos litorâneos, como o belíssimo balneário de Oludeniz. 

9. Alemanha

O vilarejo fica nos arredores de Berlim, capital alemã (na foto) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Visitada por mais de 37,5 milhões de turistas internacionais no período de um ano, a Alemanha tem, em Berlim (na foto), uma das cidades mais divertidas da Europa, com excelentes discotecas, bairros boêmios como Kreuzberg e uma cena artística (com museus e intervenções de arte urbana) quase sem paralelos no mundo. 

Além de sua frenética capital, o território germânico oferece atrativos como a cidade histórica de Heidelberg (coroada por um castelo e banhada pelo rio Neckar), a metrópole de Munique (palco para a maior Oktoberfest do mundo) e a Floresta Negra (com misteriosos bosques e pontuada por lindas cidadezinhas históricas, como as belíssimas Hornberg, Altensteig e Oppenau). 

Na Alemanha também está o Castelo de Neuschwanstein, erguido no século 19 e que lembra os castelos da Bela Adormecida e da Cinderela, da Disney.

10. Tailândia

Cidade de Bangcoc, na Tailândia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

País relativamente barato e cheio de praias paradisíacas, a Tailândia é um destino asiático extremamente popular entre turistas, recebendo, segundo o último levantamento da OMT, cerca de 35 milhões de visitantes internacionais em um ano.  

Bangcoc, a principal porta de entrada do país, é uma metrópole frenética e divertida, com imponentes monumentos budistas surgindo ao longo do rio Chao Phraya e uma vida noturna com baladas intermináveis, que agradam (e muito) o público mochileiro.

O grande atrativo tailandês, porém, é seu litoral, cheio de ilhas e praias banhadas por um mar verde-esmeralda e coroadas por paisagens montanhosas. Ko Samui e Krabi são dois dos mais lindos balneários do país.