Topo

Conheça alguns dos mais legais restaurantes de aeroporto do mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

30/12/2018 04h00

Comer em aeroportos, antes de subir no avião, não significa ter que encarar apenas hambúrgueres de redes de fast-food ou lanchinhos em cafeterias pouco atrativas. 

Em diversos lugares do mundo, há terminais aeroportuários que abrigam restaurantes com ambientes extremamente agradáveis, com menus assinados por chefs renomados e refeições pra lá de apetitosas. 

São lugares que têm tudo para agradar o passageiro faminto e fazer passar mais rápido as tediosas horas de espera por um voo.   

Abaixo, conheça alguns dos mais interessantes restaurantes de aeroportos do globo. 

Le Chef

Restaurante Le Chef, no aeroporto de Genebra, Suíça - Divulgação/Le Chef - Divulgação/Le Chef
Imagem: Divulgação/Le Chef

O restaurante Le Chef está localizado no aeroporto que serve a cidade de Genebra, na Suíça. Com ambiente moderno, o local oferece janelas panorâmicas com vista para a pista de pouso e decolagens (e com uma paisagem montanhosa ao fundo) e afirma ter uma culinária "refinada e inventiva". 

No menu, aparecem refeições assinadas pelo célebre chef Benjamin Luzuy, que inclui receitas como talharim com vieiras e salmão escocês defumado. A adega local, por sua vez, tem uma ampla variedade de vinhos suíços.

O Le Chef está localizado no terceiro piso do aeroporto de Genebra e pode ser acessado de elevador a partir da área de chegadas e partidas. 

Uptown Brasserie

Restaurante Uptown Brasserie, no aeroporto JFK, Nova York - Divulgação/Uptown Brasserie - Divulgação/Uptown Brasserie
Imagem: Divulgação/Uptown Brasserie

O restaurante Uptown Brasserie está situado no terminal 4 do aeroporto JFK, que serve a cidade de Nova York, e é comandado pelo chef Marcus Samuelsson, vencedor da edição de 2010 do Top Chef Masters.

Com um ambiente com decoração chamativa, o local serve receitas suculentas como um prato com filé mignon que pode ser servido com cebolas caramelizadas ou chimichurri. 

Globe@YVR

Restaurante Globe@YVR, no Aeroporto Internacional de Vancouver, no Canadá - Divulgação/Globe@YVR - Divulgação/Globe@YVR
Imagem: Divulgação/Globe@YVR

Localizado no hotel Fairmont Vancouver Airport, que fica na área do Aeroporto Internacional de Vancouver, no Canadá, o restaurante Globe@YVR é dono de um ambiente elegante e janelas panorâmicas com visão privilegiada para a zona de pousos e decolagens local. 

Seu cardápio traz diversas receitas que usam ingredientes do oceano Pacífico: o prato batizado de Seafood Cioppino, por exemplo, que é um dos mais populares do estabelecimento, traz uma combinação de mexilhões, camarões, peixe e caranguejo. 

O Globe@YVR está localizado no lobby do Fairmont Vancouver Airport, no terminal principal do aeroporto. 

Tortas Frontera

Restaurante Tortas Frontera, no Chicago O'Hare International Airport  - Divulgação/Tortas Frontera - Divulgação/Tortas Frontera
Imagem: Divulgação/Tortas Frontera

O Tortas Frontera é um ponto gastronômico que fica no Chicago O'Hare International Airport e que tem receitas que levam a assinatura do chef Rick Baileyss, outro vencedor do programa televisivo Top Chef Masters. 

Baileyss é famoso por seus concorridos restaurantes mexicanos que operam em Chicago, e estas receitas podem ser encontradas no aeroporto que serve a cidade do Illinois. 

O Tortas Frontera está presente nos terminais 1 e 3 do Chicago O'Hare International Airport. 

I Love Paris

Com aproximadamente 63,8 milhões de passageiros em 2014, o aeroporto francês Charles de Gaulle é hoje o oitavo mais movimentado do mundo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Localizado no aeroporto Paris-Charles de Gaulle (na foto), que serve a capital francesa, o estabelecimento gastrômico I Love Paris pertence a Guy Martin, que comanda a cozinha do estrelado restaurante Grand Véfour, em Paris, e é um dos mais célebres chefs do mundo. 

No local, turistas podem tomar umas e outras em um bar especializado em champanhes, se deliciar com sanduíches gourmet e provar receitas da culinária francesa em um restaurante com 70 lugares. 

O I Love Paris fica no terminal 2E do aeroporto. 

The Hearth by Lynn Crawford

Restaurante The Hearth by Lynn Crawford, no Toronto Pearson International Airport - Divulgação/The Hearth by Lynn Crawford - Divulgação/The Hearth by Lynn Crawford
Imagem: Divulgação/The Hearth by Lynn Crawford

Com receitas assinadas pela chef celebridade Lynn Crawford (muito famosa, na América do Norte, por sua participação no programa televisivo Restaurant Makeover), o The Hearth opera no terminal 1 do Toronto Pearson International Airport, que serve a cidade canadense de Toronto. 

No local, que tem ambiente descontraído, é possível provar receitas como sopa de cebola caramelizada e costelinhas de porco servidas com chutney de maçã.

Plane Food

Sinal do restaurate Plane Food, de Gordon Ramsay - JamesZ_Flickr/www.flickr.com/photos/jamesz_flickr/2476888973 - JamesZ_Flickr/www.flickr.com/photos/jamesz_flickr/2476888973
Imagem: JamesZ_Flickr/www.flickr.com/photos/jamesz_flickr/2476888973

Um dos mais famosos chefs do mundo, o escocês Gordon Ramsay tem um restaurante no terminal 5 do aeroporto de Heathrow, que serve a cidade inglesa de Londres, chamado Plane Food. 

No local, é possível ver cozinheiros preparam receitas asiáticas na frente dos clientes. Os passageiros também podem curtir pratos que trazem bacalhau feito ao molho de vinho Chardonnay e rigatoni com cogumelos selvagens, tudo com a qualidade associada ao nome de Ramsay.

Beaudevin

Restaurante Beaudevin, no Miami International Airport - Divulgação/Beaudevin - Divulgação/Beaudevin
Imagem: Divulgação/Beaudevin

E que tal ter uma experiência enogastronômica antes de embarcar em uma viagem aérea?

Isso é possível no Beaudevin, estabelecimento presente em lugares como o terminal norte do Miami International Airport e o terminal 2 do San Diego International Airport, nos Estados Unidos.

Com decoração elegante, o local oferece uma carta com cerca de 30 rótulos de vinhos tinto, branco e espumantes, tudo podendo ser combinado com entradas saborosas (como salmão escocês defumado) e pratos maiores que harmonizam com as bebidas.  

Sushi Kyotatsu

Aeroporto de Narita, no Japão - kawamura_lucy/Getty Images/iStockphoto - kawamura_lucy/Getty Images/iStockphoto
Imagem: kawamura_lucy/Getty Images/iStockphoto

O restaurante Sushi Kyotatsu fica no terminal 1 do aeroporto de Narita, que serve a cidade japonesa de Tóquio, e tem um menu de comida nipônica aclamado por jornalistas  e turistas. 

Trata-se de um lugar muito recomendado para comer um autêntico sushi de despedida antes de pegar um avião para fora de terras nipônicas. 

Whisky River

Restaurante Whisky River, nos Estados Unidos - Divulgação/Whisky River - Divulgação/Whisky River
Imagem: Divulgação/Whisky River

Operando nos aeroportos internacionais de Raleigh-Durham e Charlotte Douglas (ambos na Carolina do Norte, nos Estados Unidos), o Whisky River é um restaurante e bar que pode entreter, e muito, os turistas antes de um voo. 

 O estabelecimento é frequentemente palco para shows de música ao vivo e tem interessantes decorações inspiradas no universo do sul dos Estados Unidos, com fivelas de cintos de cowboys adornando as paredes e assentos feitos com couro de vaca. No Whisky Bar que fica no aeroporto de Raleigh-Durham há, inclusive, um touro mecânico.