Topo

Férias fake: as mentiras que brasileiros postam sobre viagens no Instagram

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

10/01/2019 12h56

Quem navega no Instagram, sabe: nunca faltam fotos de lugares paradisíacos na sua timeline. Mas, acredite: grande parte do que seus amigos postam sobre viagem nas redes sociais é fake.

Uma pesquisa divulgada pela Booking.com mostra quais as mentiras que os brasileiros publicam para fingirem estar em uma viagem perfeita. A lista inclui desde fotos antigas a fingir estar hospedado em um hotel melhor.

O truque mais usado é postar uma foto de uma viagem anterior: 18% dos entrevistados assumiram já ter publicado uma imagem antiga de férias, em que julgam estar mais atraentes, fingindo ser atual.

E sabe aquele hotel dos sonhos? Pode ser fake news também. Simular estar hospedado em um lugar diferente da sua acomodação real é algo que 14% dos pesquisados admitiram já ter feito.

Mas tem quem vá além: 10% fingiram ainda estar de férias, quando na verdade, já estavam em casa.

Instagram motiva escolhas de viagem

Whindersson Nunes e Luísa Sonza - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Foto da viagem do casal de influenciadores Whindersson Nunes e Luísa Sonza
Imagem: Reprodução/Instagram

O estudo da Booking ouviu a opinião de 21.500 viajantes, de 29 países, e aponta outros dados sobre o que as pessoas querem nas redes sociais.

Quase metade dos viajantes brasileiros (42%) leva em consideração o quão "instagramável" o hotel é antes de escolher uma acomodação. Para eles, é importante que a propriedades seja atraente para tirar fotos para as redes sociais.

As celebridades também servem de inspiração na hora de marcar as férias: 1 em cada 5 viajantes no Brasil (22%) vai buscar onde os famosos ficaram hospedados e tenta encontrar acomodações semelhantes. E não é só isso: 9% chega a recriar a pose feita por uma celebridade ou por um blogueiro na viagem.

Além de copiar os blogueiros, virar um influenciador de viagens e sair pelo mundo é a ambição de 37% dos pesquisados.