Topo

Tirolesa gigante, dormir em iglu e mais: 11 motivos para esquiar na França

Divulgação/Cattin Val Thorens
Imagem: Divulgação/Cattin Val Thorens

Ana Paula Garrido

Da Universa

17/03/2018 04h00

As montanhas nevadas, principalmente na região da França, estão em ritmo de festa com o inverno que parece não ter fim na Europa. São dezenas de estações de esqui vivendo um boom, com excelentes pistas.

Algumas delas: Val Thorens, Méribel, Chamonix, Courchevel, Les Arcs, Peisey Vallandry, La Plagne, Val d´Isère, Megève. Além de charmosas, essas estações fazem parte das maiores áreas esquiáveis do mundo e, com tanta neve, esse ano promete ser uma das temporadas mais fantásticas de todos os tempos.

Veja 11 motivos para você aproveitar a neve das montanhas francesas:

Veja também

1. Diversão para todos

Diversão para todas as idades - Divulgação/Paradiski - Divulgação/Paradiski
Imagem: Divulgação/Paradiski

Há uma infinidade de atividades e programas para todas as idades e gostos. Mesmo quem não sabe esquiar, pode se divertir fazendo atividades na neve ou fora dela, e isso inclui as crianças. Sempre há programações animadas e, claro, dá sempre para aprender os primeiros passos no esqui.

2. Neve garantida até na primavera

Neve até a primavera - P Tournaire/Val Thorens - P Tournaire/Val Thorens
Imagem: P Tournaire/Val Thorens

A jovem e animadíssima estação Val Thorens tem bares temáticos, a mais alta tirolesa do mundo, discoteca famosa no meio das montanhas e muitas opções de lojas e restaurantes. Por ser a mais alta estação da Europa, situada a 2.300 metros de altitude, normalmente, há neve caindo até maio, o que garante aos esquiadores mais de 600 quilômetros de pistas para esquiar até a primavera europeia.

3. Paisagens de tirar o fôlego

Chalés de madeira entre campos nevados em Méribel - Divulgação/Méribel - Divulgação/Méribel
Imagem: Divulgação/Méribel

Há mais de 80 anos, a estação Méribel destaca-se por ser um extraordinário resort de neve com paisagens de tirar o fôlego, entre belíssimos montes nevados, florestas de pinheiros e autênticos chalés de madeira, construções típicas das montanhas. Méribel ganhou o prêmio de melhor destino familiar do mundo e da Europa em 2017.

4. Balada nas alturas

Balada na neve em Méribel e Val Thorens - Sylvain Almoz/Divulgação - Sylvain Almoz/Divulgação
Imagem: Sylvain Almoz/Divulgação

Imagine a cena: do alto da montanha, entre pistas de esqui, ouvir um som alto e descobrir uma balada VIP, com gente dançando, drinks coloridos em bares e shows de bandas e DJs famosos. Essa é a proposta da La Folie Douce, o mais fantástico agito no alto das montanhas e um enorme sucesso entre os esquiadores na Europa.

5. Fondue no ar

Fondue no Teleférico - Divulgação/Méribel - Divulgação/Méribel
Imagem: Divulgação/Méribel

Outra programação muito legal foi lançada esse ano em Meribel pelo Bistrô de l´Orée: Telefondue. Você entra em um teleférico e senta para curtir uma deliciosa mesa montada para um fondue de queijo acompanhado de ótimos vinhos franceses, enquanto aprecia a paisagem e sobe lentamente até atingir 2.738 metros de altura. Uma experiência inesquecível para curtir um jantar sobre as montanhas nevadas.

6. Dormir em um Iglu

Um iglu para dormir - Divulgação/Val Thorens - Divulgação/Val Thorens
Imagem: Divulgação/Val Thorens

Já pensou em deixar o conforto de um quarto quentinho de hotel para experimentar um quarto em um Iglu? Essa experiência pode ser vivenciada no Hotel Pashmina em Val Thorens. Não é o máximo?

7- Visitar 3 países de uma só vez

A estação de esqui Chamonix está localizada na fronteira com 3 países: França, Suíça e Itália. Portanto, dá para pisar em 3 países de uma só vez. Além disso, a localização estratégica na fronteira permite visitar, em poucas horas, cidades fantásticas como Genebra, Annecy, Turim e Lyon, que com certeza, valem uma escapada!

8. Esqui com história

Chalés - Divulgação/Valdisere - Divulgação/Valdisere
Imagem: Divulgação/Valdisere

Imagine as lindas montanhas nevadas e perfeitas para esqui, cercando uma aldeia com charmosos chalés construídos com pedra e madeira em uma atmosfera mágica de um deslumbrante vilarejo que se formou ao redor de uma igrejinha, com cenário e história que remetem ao século 17. Tudo isso você pode ver na estação de Val d`Isère. 

9. Passeio de trenó puxado por cães

Trenó puxado por cães - T Loubere/Divulgação - T Loubere/Divulgação
Imagem: T Loubere/Divulgação

Imagine o cenário: céu azul em contraste com o branco das montanhas nevadas, crianças brincando e lindos cães em fila puxando o trenó pelas montanhas abaixo. Esse é um dos programas preferidos das crianças.

10. A mais alta tirolesa do mundo
A maior tirolesa do mundo - C Cattin/Val Threns - C Cattin/Val Threns
Imagem: C Cattin/Val Threns

Em Val Thorens está a mais alta tirolesa do mundo, a 3.200 metros de altitude. Com a descida é possível atingir a velocidade de 100 km por minuto! Uau! Esse programa é só para os fortes. Se você sente muito frio, nem se preocupe. A adrenalina vai te esquentar em 2 segundos!

11. Mergulho no gelo

Mergulhando no gelo - Andy Parant/Val Thorens - Andy Parant/Val Thorens
Imagem: Andy Parant/Val Thorens

Já curtiu as programações pelo ar e pelas montanhas? Que tal explorar as paisagens de inverno embaixo da água? Essa aventura é possível em Val Thorens, para quem curte mergulho mesmo em baixíssimas temperaturas.

Corrida de kart no gelo - C. Cattins/Val Thorens - C. Cattins/Val Thorens
Imagem: C. Cattins/Val Thorens

E tem mais: passeio de balão ou de helicóptero, carro, bike ou kart no gelo, charretes com cavalo, paragliding, escalada etc. Vale lembrar que a boa gastronomia francesa também sobe montanhas.