Viagem

Quer ver neve? Veja cidades da Europa que combinam com o frio

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

11/12/2017 04h00

O inverno está chegando na Europa e muitas de suas cidades até ganham beleza nas épocas de termômetros congelados (e, especialmente, sob a neve). Abaixo, conheça sete destinos europeus que costumam combinar com uma friaca! Mas lembre-se: é preciso estar preparado para enfrentar temperaturas realmente baixas para explorá-los). 

Sighisoara, Romênia

Sanoi/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Sanoi/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Sighisoara é a cidade romena onde, no século 15, nasceu Vlad Tepes, o sanguinário regente que seria a inspiração do personagem Drácula. Parte da Transilvânia, o local, porém, não é totalmente assustador. Pelo contrário: suas construções medievais (como a linda Torre do Relógio, erguida no século 13 e com 64 metros de altura) adquirem um aspecto de contos de fadas quando estão sob a neve. Em uma caminhada pelas vielas do centro histórico da cidade, os turistas provavelmente irão se encantar com lindas casinhas coloridas cobertas de branco e, depois, podem se refugiar nas cálidas tabernas locais para se esquentar com o excelente vinho romeno.   

Praga, República Tcheca

Estec Co.Ltd, Prague Hotel Operator/creativecommons.org/licenses/by/3.0/deed.en
Imagem: Estec Co.Ltd, Prague Hotel Operator/creativecommons.org/licenses/by/3.0/deed.en

Capital da República Tcheca, Praga é outra cidade com paisagens de contos de fadas que tende a ficar extremamente bela no inverno. Sob a neve, cartões-postais como a Praça Venceslau, a Praça da Cidade Velha (que exibe jóias como a igreja gótica Nossa Senhora Diante de Týn) e a romântica Ponte Carlos, que cruza o rio Moldava, viram imagens que exigem uma foto. Uma das melhores visões panorâmicas da cidade é conseguida da colina onde está o Castelo de Praga (ele mesmo um monumento que ganha uma aparência interessantes sob o gelo). 

Florença, Itália

Alberto Lavacchi/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Alberto Lavacchi/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Vista do alto, desde o mirante da Piazzale Michelangelo, Florença sob a neve parece a imagem de um quadro. No horizonte se destaca a enorme abóbada da catedral da cidade italiana (o chamado Duomo), assim como os poéticos rio Arno e a ponte Vecchio, tudo envolto por atmosfera misteriosa e fascinante composta pelo céu frequentemente cinza. Na hora em que você cansar de caminhar na friaca, é só entrar em alguns dos museus de primeiríssima linha que existem em Florença, como a Galleria degli Uffizi e a Galleria dell'Accademia, onde se encontra uma das obras mais famosas de Michelangelo, a escultura "Davi". 

Cracóvia, Polônia

Zygmunt Put/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
Imagem: Zygmunt Put/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/

Cracóvia é, para muita gente, a cidade mais linda da Polônia. E, apesar de ficar sob temperaturas baixíssimas durante o inverno, esta metrópole histórica mantém seu encanto nas épocas mais frias do ano. Aqui, o segredo é se agasalhar bem e passear pela Stare Miasto (o centro antigo local, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco). No tour, o viajante terá tudo para se encantar com amplas praças medievais sob a neve (como a linda Rynek Glowny, ou Praça do Mercado Principal) e a silhueta gótica da Basílica de Santa Maria na neblina. Quer se esquentar com um drinque? Saiba que a Polônia produz ótimas vodcas. 

Copenhague, Dinamarca

Getty Images
Imagem: Getty Images

Copenhague tende a ficar sob neve e frio intensos durante o inverno, mas adquire uma beleza toda própria durante esta época do ano. A cidade, afinal, abriga castelos, um tipo de construção que quase sempre fica bonito em um clima frio: o Castelo Rosenborg (construído no século 17 e com um estilo renascentista) e o Castelo de Amalienborg (lar da família real dinamarquesa) estão entre as principais atrações para quem visita a capital dinamarquesa. E frio combina com fome, certo? Pois saiba que Copenhegue tem alguns dos melhores restaurantes da Europa, que irão propiciar um ambiente cálido e aconchegante para o viajante. 

York, Inglaterra

York Minster/www.flickr.com/photos/yorkminster/5220293645/
Imagem: York Minster/www.flickr.com/photos/yorkminster/5220293645/

York é uma das cidades históricas mais lindas de toda a Inglaterra e, durante o inverno, especialmente sob neve, exibe paisagens extremamente fotogênicas para os turistas. Um dos cartões-postais locais é a rua chamada The Shambles (uma estreita via recheada de tradicionais edificações de madeira, muitas remontando ao século 14) que adquire uma atmosfera interessante quando está coberta de branco. A gigantesca catedral gótica de York é outra visão que deve estar no roteiro do viajante que passa pela área. 

Budapeste, Hungria

Globetrotter19/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Globetrotter19/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

A cidade de Budapeste é formada por algumas das edificações mais lindas de todo o Leste Europeu. Para completar, a capital húngara é cortada pelo lendário rio Danúbio. Trata-se de um cenário magnífico durante o ano inteiro, e que ganha um charme na época do inverno. Sob a neve, o complexo arquitetônico neogótico do Parlamento Húngaro e as pontes que cruzam o Danúbio são imagens dignas de cartão-postal, assim como a imponente Praça dos Heróis. Para esquentar o corpo, Budapeste tem fantásticos complexos de águas termais, que irão aquecer até o esqueleto.  

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem

Topo