Topo

Pesquisa mostra qual o melhor dia para comprar passagem de avião

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL

16/03/2018 17h27

Na hora de planejar as férias, uma dúvida é muito comum: qual o melhor dia para comprar passagem? E em qual dia é mais barato viajar?

Uma pesquisa divulgada hoje mostrou a análise de bilhões de dados de viagens nacionais e internacionais para tentar encontrar os "dias mágicos" no calendário de quem quer viajar de avião e economizar.

Veja também

O relatório foi criado pelo site Expedia e a Airlines Reporting Corporation e indica as melhores opções para quem vai fazer uma viagem neste ano.

Segundo os especialistas, o melhor momento para comprar passagens de classe econômicas é no domingo, com tarifas em média 15% mais baratas. O dia mais caro? Anota aí: sexta-feira. Os dados valem para voos nacionais e internacionais.

Prefere (e pode pagar) classe executiva ou primeira classe? Os melhores dias para reservar são sábado e domingo.

Voar em qual dia?

Se você não precisar viajar em um dia específico, também dá para economizar mais um pouquinho. O estudo mostra que o dia mais barato da semana para começar uma jornada dentro do Brasil é sábado. O mais caro é no domingo.

Para voos internacionais partindo do Brasil, os melhores preços para cabine econômica estão em voos que partem às quintas, enquanto os piores são para viajar no domingo. Classe executiva e primeira classe têm melhores descontos para partidas às sextas e sábados.

A pesquisa verificou também melhores datas de embarque para destinos queridinhos dos brasileiros. Orlando e Nova York têm tarifas mais baratas em voos às terças. Já Miami, Buenos Aires e Santiago são mais baratos para voar às quintas-feiras.

Programe-se com antecedência

Os especialistas indicam que as chances de encontrar promoção são maiores quando você reserva passagens com mais de 30 dias de antecedência.

Por conta das férias, julho é o mês mais caro para voos internacionais e dezembro é o pior período para viagens nacionais. As opções mais em conta estão nos meses de novembro, para jornadas fora do país, e em maio, dentro do Brasil.