Topo

O que fazer na Bélgica? Tem cerveja, chocolate e paisagens fantásticas

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

14/01/2018 04h00

Apesar de ser um pequeno país da Europa, a Bélgica oferece um enorme número de atrações turísticas. Faça uma viagem até lá e prepare-se para curtir ótimas cervejas, deliciosos chocolates e paisagens incríveis. Veja: 

Leia também

Veja qual destino é mais barato no seu mês de férias
Turismo no mundo perfeito: veja os destinos mais legais da escandinavia
Rússia: conheça os destinos mais legais do país da Copa 2018

 

Bruxelas

Voluntários trabalham em um enorme tapete de flores em frente ao Grand-Palace em Bruxelas, em agosto de 2012 - Georges Gobet/AFP - Georges Gobet/AFP
Imagem: Georges Gobet/AFP

Capital belga, Bruxelas tem o que muitos consideram uma das praças mais lindas do mundo: a Grand Place (na foto), um espaço público onde fica a prefeitura de Bruxelas, que opera em um incrível edifício gótico da Idade Média. Na cidade, não deixe de visitar o lindo Parc du Cinquantenaire e os bares (muitos localizados nos arredores da Grande Place) que servem as cervejas belgas, que estão entre as melhores do mundo. É também possível ver como o excelente chocolate belga é feito em alguns pontos da cidade, como na "chocolaterie" Zaabär. 

Bruges

BÉLGICA: Bruges é considerada a Veneza do Norte, pois assim como a cidade italiana, é cortada por diversos canais - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

A cidade tem um dos centros históricos mais belos do país europeu, com ruazinhas cortadas por canais e cercadas por belas casas. Percorra esse labirint e faça uma longa parada na praça Markt, onde estão obras de arte como a principal torre medieval da cidade (com mais de 80 metros de altura) e o edifício neogótico chamado de Provinciaal Hof. E, a exemplo de Bruxelas, não faltam lugares onde se deliciar com cerveja, chocolate e batatas fritas (outro alimento feito com excelência pelos belgas).

Gante

Cidade de Gante, na Bélgica - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gante é outro destino histórico fantástico da Bélgica. O lugar está cheio de impressionantes paisagens medievais, a maioria acessível em caminhadas pela cidade. Para ter um grande ângulo de visão, vá até a área conhecida como Graslei, que fica às margens do rio Lys e exibe lindas edificações com uma história que remonta à Idade Média. Para um pouco de arte religiosa, visite a St.Baafskathedraal, de estilo gótico e com quase 90 metros de altura. O castelo Gravensteen também deve estar entre as fotos de recordação da viagem.

Antuérpia

Antuérpia, na Bélgica - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Antuérpia é uma agitada cidade portuária belga que guarda atrativos culturais interessantes para o turista. Lá estão, por exemplo, o Rubenshuis, museu com quadros do genial pintor Peter Paul Rubens (e que opera na antiga residência do artista) e o Museum aan de Stroom, com interessantes exposições temporárias (como uma dedicada aos diamantes). Antuérpia ainda exibe uma impressionante catedral em estilo gótico e o parque de esculturas Middelheim, um dos passeios ao ar livre mais legais para fazer por lá.

Leuven

Fábrica da Stella Artois em Leuven, na Bélgica - Divulgação/Stella Artois - Divulgação/Stella Artois
Imagem: Divulgação/Stella Artois

Leuven é uma cidade belga que promete agradar quem gosta de cerveja e está interessado em aprender um pouco sobre o processo de produção da bebida. É lá que fica a fábrica da marca mundialmente famosa Stella Artois (na foto), que recebe regularmente visitas turísticas e durante as quais os participantes veem etapas da fabricação da cerveja (e depois podem participar da degustação). Além disso, Leuven exibe paisagens interessantes, como a igreja St-Pieterskerk e uma vida noturna animada por uma enorme população universitária. 

La Roche-en-Ardenne

La Roche-en-Ardenne, na Bélgica - Rob Glover/www.flickr.com/photos/robglover/7216843972 - Rob Glover/www.flickr.com/photos/robglover/7216843972
Imagem: Rob Glover/www.flickr.com/photos/robglover/7216843972

Quer conhecer um centro urbano pequenino, lindo e acolhedor na Bélgica? Uma boa opção para quem busca este tipo de viagem é La Roche-en-Ardenne, coroada pelas ruínas de uma antiga fortaleza, com um centrinho pitoresco e com a paisagem composta pelo rio Ourthe (onde, em épocas cálidas do ano, é possível passear de caiaque). A cidade também está rodeada por áreas de floresta, o que faz de La Roche-en-Ardenne um ótimo lugar para quem quiser entrar em contato com a natureza. 

Mechelen

Cidade de Mechelen, na Bélgica - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Mechelen é outro destino belga que tem tudo para fazer o turista cansar de tirar fotos. A cidade exibe algumas das mais lindas igrejas do país, como a St-Romboutskathedraal (com uma torre com quase 100 metros de altura, que domina o horizonte do centro local) e um centro histórico ótimo para caminhar. Em Mechelen, também vale passar na frente da edificação batizada de Brusselpoort, um portão histórico da cidade que remonta ao século 13. Para descansar, tome um café nos arredores da Grote Markt, a principal praça da cidade.