Topo

Para admirar cidades do alto: veja 8 dos melhores mirantes do mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

26/10/2017 04h00

Para admirar bem uma paisagem, nada melhor do que vê-la do alto. Diversas cidades pelo mundo oferecem mirantes a centenas de metros de altura que permitem que o turista observe seus edifícios, parques e ruas de um ângulo privilegiado. Veja alguns dos mirantes mais interessantes que existem ao redor do planeta. 

Leia também

1. Eureka Tower, Melbourne

Vista da Eureka Tower, em Melbourne, Austrália - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Melbourne, na Austrália, é uma das cidades mais lindas do mundo. E o melhor: suas extensas áreas verdes (como o Queen Victoria Gardens), arranha-céus modernos e o rio Yarra (que serpenteia pela metrópole) podem ser admirados desde a torre Eureka, edifício que tem 297 metros de altura, 92 pisos e o elevador mais rápido do hemisfério sul, que viaja a 9 metros por segundo. No 88º andar do prédio (na foto) há um espaço com janelas panorâmicas aberto a turistas, de onde é possível fazer ótimas fotos de Melbourne. 

2. London Eye, Londres

London Eye matéria lugares para ver a cidade de cima - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A roda-gigante London Eye foi aberta ao público em 2000 e rapidamente se tornou um dos símbolos mais famosos de Londres. O brinquedinho leva os turistas a 135 metros de altura, proporcionando vistas espetaculares para cartões-postais londrinos como o rio Tâmisa, a ponte Tower Bridge e o Big Ben. Inicialmente, a London Eye seria uma atração temporária na capital inglesa. Mas o sucesso com os turistas foi tão grande que ela jamais foi desmontada (e hoje é visitada por milhões de pessoas todos os anos).

3. Torre Eiffel, Paris

Vista da Torre Eiffel, em Paris - Camille King/Flickr/www.flickr.com/photos/48889042674@N01/1202654990 - Camille King/Flickr/www.flickr.com/photos/48889042674@N01/1202654990
Imagem: Camille King/Flickr/www.flickr.com/photos/48889042674@N01/1202654990

Além de embelezar a paisagem de Paris, a torre Eiffel proporciona um dos passeios mais concorridos da capital francesa: turistas podem subir no alto de sua estrutura e, de lá de cima, admirar diversas belezas arquitetônicas da Cidade Luz. A subida pode ser feita tanto pelas escadas como por elevadores: em diversos níveis da torre, há mirantes com vista perfeita para cartões-postais como o rio Sena e o Campo de Marte. Os visitantes conseguem chegar a mais de 270 metros de altura, mas prepare-se para pegar muitas filas neste percurso. 

4. Cristo Redentor, Rio de Janeiro

Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - Kai Pfaffenbach/Reuters - Kai Pfaffenbach/Reuters
Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Símbolo máximo do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor está no topo do Morro do Corcovado, a mais de 700 metros sobre o nível do mar. Trata-se de uma das atrações turísticas imperdíveis da capital fluminense: aqui, a graça não é apenas chegar perto da estátua sagrada, mas admirar a vista que se tem de lá de cima: sob os braços o Cristo, os visitantes conseguem admirar as florestas do Parque Nacional da Tijuca, a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar e diversos dos bairros cariocas, como Botafogo. No local, todos descobrem por que o Rio é chamado de Cidade Maravilhosa. 

5. Pedra Grande, São Paulo

Pedra Grande, em São Paulo - Renan William Candido/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en - Renan William Candido/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Renan William Candido/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Território tomado por arranha-céus, a cidade de São Paulo tem um mirante natural interessantíssimo na sua zona norte. Trata-se da Pedra Grande, uma formação rochosa localizada no Parque Estadual da Cantareira, acessível a visitantes e de onde se descortina uma bela visão panorâmica da Pauliceia Desvairada. Para chegar até lá é preciso fazer uma boa caminhada, que chega a durar mais de uma hora. Mas o esforço vale muito a pena, principalmente porque a trilha é realizada no meio de bonitas áreas de mata.

6. CN Tower, Toronto

CN Tower matéria lugares para ver a cidade de cima - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Com mais de 550 metros de altura, a torre CN Tower é o mais famoso símbolo da linda cidade de Toronto, no Canadá. E, em uma das partes mais altas de sua estrutura, a cerca de 350 metros de altura, existe um moderno espaço que oferece restaurante e janelas panorâmicas para os turistas. Nesta área, os turistas podem embarcar em uma atividade de dar frio na espinha: trata-se do Edge Walk, em que os visitantes caminham na borda da estrutura da torre, a 356 metros de altura, presos por cabos de aço.

7. Tokyo Skytree, Tóquio

Tokyo Sky Tree, em Tóquio - Kyodo/Reuters - Kyodo/Reuters
Imagem: Kyodo/Reuters

Símbolo da capital japonesa, a Tokyo Skytree foi inaugurada em maio de 2012 como um dos edifícios mais altos da Ásia. A obra tem nada menos que 634 metros de altura e oferece mirantes perfeitos para o turista observar o cenário quase infinito de arranha-céus da metrópole nipônica. Um de seus pontos de observação fica a 450 metros sobre o nível do solo, tem janelas panorâmicas e comporta cerca de duas mil pessoas. Na teoria, a torre é totalmente à prova de terremotos, um fenômeno recorrente em solo japonês.   

8. Empire State, Nova York

Montagem Empire State NY - Daniel Schwen/Creative Commons - Dave Winer/Creative Commons  - Daniel Schwen/Creative Commons - Dave Winer/Creative Commons
Imagem: Daniel Schwen/Creative Commons - Dave Winer/Creative Commons

Com cerca de 440 metros de altura, o Empire State já não é o edifício mais alto do mundo (ele teve este título até os anos 1970), mas oferece mirantes que continuam atraindo milhões de pessoas que visitam Nova York. Há dois mirantes abertos a turistas no arranha-céu: um no 86º andar e outro no 102º andar, ambos os espaços quase sempre tomados por multidões de visitantes. Mas o esforço para chegar lá em cima vale a pena: do alto do Empire State é possível admirar e compreender o tamanho monstruoso e fascinante da Big Apple.