Topo

7 países difíceis de serem explorados, mas que valem a pena visitar

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

20/09/2017 04h00

Há países pelo mundo que possuem paisagens fantásticas e culturas fascinantes – mas que, ao mesmo tempo, impõem uma série de desafios para os turistas que querem explorá-los. São territórios em que o viajante irá lidar com cenários caóticos, idiomas indecifráveis e comportamentos bem diferentes do brasileiro. Viagens a tais lugares, porém, costumam valer muito a pena (caso você tenha, logicamente, espírito aventureiro).

Abaixo, conheça sete países do mundo que prometem muito perrengue para o turista (mas que merecem um visita de qualquer pessoa que goste de viajar).

1. Índia

Índia - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A Índia é um dos lugares mais desafiadores (e, ao mesmo tempo, encantadores) do mundo. Desembarque em qualquer grande cidade do país e você irá se deparar com uma infinidade de carros, tuc-tucs, multidões e vacas sagradas disputando espaço em ruas sem infra-estrutura e muito sujas. É um caos, mas, ao atravessá-lo, o turista entrará em contato com paisagens únicas no planeta: em Varanasi, o viajante se encanta com os hindus realizando seus rituais religiosos dentro do rio Ganges durante o nascer do sol. Em Agra, está o Taj Mahal, uma das construções mais lindas já feitas pelo homem. E, no deserto do Rajastão, é possível conhecer cidades históricas coloridas e fotogênicas, como Jaipur, Udaipur e Jaisalmer. Você voltará para casa exausto, mas com algumas das melhores histórias da sua vida.

2. Egito

Egito - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Nos cartões-postais, as pirâmides de Gizé aparecem isoladas no meio do deserto, como um mundo perdido. Tais monumentos são realmente encantadores, mas, para chegar até eles, o turista tem que estar preparado para atravessar o Cairo (na foto), uma das cidades mais caóticas do planeta. A capital egípcia é uma metrópole envelhecida, empoeirada e barulhenta. Mas o desafio vale a pena: além de ser a porta de entrada para as pirâmides, o Cairo oferece excelentes atrativos (como o antigo mercado de Khan el-Khalili e o rio Nilo) e é ponto de partida para os melhores complexos faraônicos do Egito, como Karnak (na cidade de Luxor) e Abu Simbel (no extremo sul do país). Aqui, o segredo é saber se divertir com o caos sonoro e visual egípcio e, no caso das mulheres, ter alguns cuidados, como evitar sair às ruas sem a companhia de um homem, pois o assédio sobre o sexo feminino é pesado no país.

3. Japão

Japão - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

O Japão é um país organizado e extremamente seguro –mas, mesmo assim, não é fácil para um turista estrangeiro se locomover por lá. Primeiramente, porque a maioria dos japoneses não se comunica em inglês. Se você estiver perdido em Tóquio e precisar da ajuda de um nativo, prepare-se: será bem difícil entender o que ele fala. E, depois, porque muitas placas e sinalizações de transportes públicos (especialmente no metrô) estão escritas apenas em caracteres japoneses. Os nomes, por sua vez, também não ajudam. Antes de viajar para o Japão, tente aprender algumas direções em japonês, como “direita”, “esquerda” e “siga em frente”: isso será muito útil na hora de pegar orientações com algum nativo quando você estiver perdido (e, acredite, você vai se perder por lá).

4. Bolívia

Bolívia - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A Bolívia é um país que surpreende seus visitantes com algumas das paisagens mais fascinantes da América do Sul: estão lá o lago Titicaca, o Salar do Uyuni, o sítio arqueológico de Tiwanaku, as montanhas nevadas do Andes, a cidade histórica de Sucre (na foto) e muito mais. Mas o turista terá que enfrentar alguns desafios para se locomover entre estes atrativos. A maioria deles estão localizados em grandes altitudes, com um ambiente que costuma causar mal-estar nos estrangeiros, principalmente nos primeiros dias (o chá de coca pode ajudar a combater o incômodo). E, por causa de sua topografia extremamente irregular, é difícil fazer viagens por terra pela Bolívia: nesses casos, prepare-se para enfrentar estradas mal-conservadas com muitas curvas, pouca infraestrutura (quase sem postos de parada com banheiros decentes) e sobes e desces – o que pode dar muito enjoo a estômagos sensíveis.  

5. Etiópia 
Etiópia - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A Etiópia tem, há tempos, uma imagem associada à miséria. Isso não é totalmente mentira, mas esconde as qualidades de um país que, sem dúvida, está entre os mais fascinantes da África. Se você não estiver com o bolso cheio, prepara-se para dormir em hotéis precários e enfrentar longuíssimas jornadas de ônibus (algumas durando até dois dias) para viajar entre os principais atrativos do país, como a capital Adis Abeba, a fascinante cidade histórica de Harar e Lalibela (na foto), que guarda o principal cartão-postal etíope: o conjunto de igrejas ortodoxas talhadas a partir das montanhas locais. Mesmo que você esteja acostumado com a pobreza no Brasil, é preciso estar preparado para encarar a pobreza africana, mais dramática do que a nossa. A viagem provavelmente será um perrengue, mas colocará o visitante em contato com imagens inesquecíveis, como a igreja de São Jorge (patrimônio da Unesco).

6. Vietnã 
Cidade de Ho Chi MInh, Vietnã - Diego Delso_Creative Commons - Diego Delso_Creative Commons
Imagem: Diego Delso_Creative Commons

O Vietnã tem se tornado cada vez mais um popular destino turístico na Ásia. O país, afinal, abriga lugares interessantíssimos, como a Baía de Ha Long (com gigantescas formações de calcário no meio do mar) e a cidade histórica de Hoi An. Mas é um choque desembarcar nas duas principais metrópoles do país: Hanói e Cidade de Ho Chi Minh (na foto). Ambos os centros urbanos têm ruas dominadas por milhões de motocicletas, em uma paisagem caótica e barulhenta que dificulta (e muito) a locomoção do turista por lá. E diversos dos nativos não são muito amigáveis: talvez seja pelas guerras que seu país teve que enfrentar durante o século 20, os vietnamitas têm fama, entre muitos turistas, de serem um tanto rudes e durões, o que, às vezes, dificulta a integração com a cultura local. Mesmo assim, é um país que merece ser visitado, especialmente se você estiver fazendo uma jornada pela região do Sudeste Asiático.

7. Israel 
Israel - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Israel é um país com cidades, sítios arqueológicos e paisagens naturais estonteantes, mas nem sempre é fácil viajar por lá. Cercado por vizinhos hostis, o território israelense vive sob uma tensão típica do Oriente Médio, com soldados armados até os dentes por todos os lados e conflitos violentos frequentes entre judeus e árabes perto de pontos de interesse turístico. Se o turista quiser conhecer os Territórios Palestinos (logo ali ao lado e onde estão atrativos como a Basílica da Natividade, na cidade de Belém), é bom se preparar para enfrentar interrogatórios na hora de voltar para Israel. “Por que você foi para lá?” e “Você tem amigos árabes?” são perguntas que soldados carrancudos podem te fazer, gerando um enorme perda de tempo na viagem. E o mesmo pode acontecer na hora de pegar o avião de volta para casa no Aeroporto Internacional Ben Gurion: não é incomum que o turista enfrente pesados interrogatórios na hora de deixar Israel –especialmente para saber se ele esteve envolvido com alguma atividade subversiva durante sua estadia por lá.