UOL Viagem

12/12/2009 - 09h00

Percurso que liga São Paulo e Santos será adaptado para rota de cicloturismo

DÉBORA COSTA E SILVA
Da Redação
O trajeto da Serra do Mar, caminho que leva os paulistanos a Santos, poderá ser feito de bicicleta no próximo sábado (19). A rota cicloturística tem um percurso de 77 km repleto de paisagens naturais de mata atlântica. O trajeto foi inspirado no passeio feito pela ciclista e ativista Márcia Prado três dias antes de sua morte no início deste ano (Márcia foi atropelada por um ônibus em São Paulo).
  • Divulgação

    A Rota Cicloturística liga São Paulo a Santos, com passeio pela Serra do Mar

Com o objetivo de levar ciclistas de São Paulo a baixada santista por um percurso tranqüilo e repleto de parques, passando o mínimo possível por rodovias, foi feita uma parceria entre o Instituto CicloBR, o Parque da Serra do Mar, a CPTM e as prefeituras de São Paulo, São Bernardo, Cubatão e Santos.

A rota tem início na estação de trem do Grajaú, em São Paulo (a Linha Esmeralda da CPTM será liberada no dia 19), passando por São Bernardo do Campo, Cubatão e terminando em Santos. Boa parte do passeio será feito no interior do Parque da Serra do Mar, que receberá pela primeira vez um número alto de visitantes - o local é uma área de preservação permanente e não permitia visitação até então. Em todo o trajeto, placas confeccionadas especialmente para distinção da rota estarão instaladas para orientar os participantes.

DICAS PARA O PASSEIO

Faça uma revisão completa de sua bicicleta
Vá com pastilhas de freios novas e, de preferência, próprias para chuva, pois serão muito utilizadas na descida
O ideal é fazer a viagem com pneus híbridos, que servem tanto para terra como para o asfalto
Apesar de o capacete não ser um item obrigatório pelo Código de Trãnsito Brasileiro ainda, no caso deste passeio será exigido que todos estejam com capacetes. Tênis também é obrigatório
Leve ao menos duas câmaras reservas, bomba para encher pneu e um kit de remendos de pneus
Luvas para não machucar as mãos em eventuais quedas e protetor solar são outros itens importantes para o passeio
É recomendável que o ciclista beba um litro de água a cada hora
Por conta das curvas fechadas e sem visão, pedalar na contramão pode causar acidentes graves

O passeio é um "evento teste" da rota, que servirá para apontar as principais dificuldades encontradas pelos ciclistas em relação à sinalização e segurança. Nesta rota inaugural, é recomendado que só participe quem já está acostumado a passeios ciclísticos e esteja em boas condições físicas, pois a organização ainda não tem a infra-estrutura necessária para se responsabilizar em casos de acidentes.

O trajeto será dividido em três fases: o trecho de planalto, o trecho dentro do Parque e o trecho de litoral. Dentro do Parque, o trajeto é em grande parte em declive, já que a via acompanha o relevo da Serra. Por conta do "sobe e desce", o trecho garante uma bela paisagem, com cachoeiras, penhascos e um grande vale.

Dentro do parque, além de serem monitorados por uma equipe voluntária, os ciclistas terão na programação uma palestra com dicas de segurança. A equipe do CicloBR também fará uma vistoria mecânica nas bicicletas dos participantes. O evento é gratuito e as inscrições serão feitas no próprio dia do passeio, no Parque.

Rota Cicloturística Márcia Prado
Quando: 19 de dezembro
Onde: início na estação de trem do Grajaú (São Paulo) e chegada em Santos
Quanto: evento gratuito
Horários: o Parque Estadual da Serra do Mar funciona das 8h às 15h
Mais informações: http://www.ciclobr.com.br/rota_marcia_prado.asp

Compartilhe: