UOL Viagem

01/09/2009 - 22h05

Versão latino-americana do reality "The Amazing Race" exibe pontos turísticos do Brasil

DÉBORA COSTA E SILVA
Da Redação
No ar desde 2001, o reality show de competição americano "The Amazing Race" do canal Discovery Chanel acaba de ganhar a versão latino-americana, com produção da argentina RGB Entertainment. No jogo, onze duplas de sete nacionalidades diferentes disputam um prêmio de US$ 250 mil. Com estreia marcada para o dia 20 de setembro, às 22h, o programa terá como cenário vinte destinos latino-americanos, entre cidades turísticas e locais propícios para esportes radicais.
  • Divulgação

    Participantes do programa durante uma das provas nas corredeiras do rio Iguaçu, em Foz do Iguaçu, localizada na divisa entre o Brasil e a Argentina

Apresentado pelo jornalista Harris Whitbeck, natural da Guatemala, o "The Amanzing Race" tem treze episódios, com exibição estendida até o mês de dezembro. Foram 23 dias de corrida em que os participantes tiveram que decifrar pistas e realizar provas e desafios que demandavam raciocínio lógico e preparo físico, focados nos costumes, história e tradições de cada ponto turístico.

No entanto, as cidades que serviriam de locação das aventuras eram omitidas dos participantes até que eles tivessem acesso às pistas que indicavam qual seria a próxima parada. O mistério faz parte do pacote de surpresas que o programa costuma cultivar para prender a atenção e o interesse dos telespectadores, que tampouco saberão quais serão os destinos até que os episódios sejam exibidos.

Primeiro episódio

A boa notícia é os dois pontos turísticos escolhidos para o primeiro episódio são brasileiros: Foz do Iguaçu (no Paraná, na fronteira com a Argentina) e Gramado (RS). Nas trilhas ao redor das cataratas do rio Iguaçu, as duplas precisaram correr em busca de pistas e decifrar quais serão as próximas tarefas, numa correria que quase não permite vislumbrar e curtir as paisagens incríveis do local. Uma das primeiras já exigiu bastante preparo físico e coragem dos participantes: descer até a margem do rio Iguaçu de rapel e percorrer 4 quilômetros de corredeira em um bote de rafting.

De lá, as equipes passaram por Porto Alegre e seguiram rumo a Gramado, onde realizaram tarefas nos pontos turísticos da cidade, como percorrer um lago em um pedalinho em forma de cisne para buscar flores com uma camponesa, procurar bilhetinhos com seus nomes na Aldeia do Papai Noel e encontrar personagens específicos entre as miniaturas do museu Mini-Mundo.

Patrício Rodriguez, da RGB Entertainment e diretor artístico da versão latino-americana do reality, afirmou que para escolher os destinos que entrariam no roteiro do programa, foram levados em conta valores históricos, geográficos e culturais das cidades. "Outro fator importante era a possibilidade de interação com a população local. Não nos interessava um lugar com uma geografia rica se seu povo não pudesse mostrar seus costumes e interagir com os participantes".
  • Divulgação

    Representando o Brasil, o casal de São Paulo (abaixo) e os amigos de Araraquara



Participantes

Com representantes da Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, México, Panamá e Venezuela, as onze duplas do "The Amazing Race" têm formações diversificadas, sem restrições como idade e sexo. O tipo de relação entre os participantes também varia: há casais, amigos, irmãos e até pai e filha. Representando o Brasil, o casal de São Paulo Anna Claudia Arestivo e Rodrigo Alegro e os amigos de Araraquara Carlos Emanuel Tavares e Daniel Sidnei Mastroiano.




The Amazing Race
Estreia no dia 20 de setembro (domingo), às 22h, no canal Discovery Chanel, com reprises às quinta-feiras, às 21h.
http://www.discoverybrasil.com/race/inicio.shtml

Compartilhe: