Topo

Cidade grande também tem beleza; veja 8 das mais belas do mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

16/02/2018 04h00

Diversas cidades grandes têm edifícios que dividem paisagens com montanhas, rios, mar, parques e arte, perfeitas para um passeio turístico. Abaixo, conheça 8 dos centros urbanos mais belos do planeta.

1. Cidade do Cabo

Cidade do Cabo - South African Tourism/Divulgação - South African Tourism/Divulgação
Imagem: South African Tourism/Divulgação

A Cidade do Cabo é uma das cidades mais lindas do continente africano. Principal cartão-postal da África do Sul, trata-se de um centro urbano com o horizonte dominado pela Table Mountain, uma montanha achatada cujo topo pode ser explorado por turistas (e de onde se tem visões panorâmicas da cidade e de seus arredores). E há muitos outros lugares para conhecer por lá, como a charmosa rua Long Street (com ótimos bares para uma cerveja) e o V&A Waterfront, uma área com lojas, restaurantes e outros atrativos localizada em uma zona portuária. 

2. Sydney

Navio de cruzeiro em Sydney, na Austrália - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A cidade de Sydney, na Austrália, mistura em sua paisagem grandes obras arquitetônicas com lindos elementos da natureza. Em sua região mais famosa, conhecida como Sydney Harbour, o turista pode admirar, em um mesmo campo de visão, a Ópera de Sydney (projetada pelo genial arquiteto dinamarquês Jorn Utzon) e a também belíssima ponte Sydney Harbour Bridge (na foto), enquanto barquinhos navegam pelas águas marítimas da área. E não faltam bonitos parques na cidade, como o Hyde Park. 

3. Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Mesmo sob uma enorme crise de segurança pública, o Rio de Janeiro continua abrigando algumas das paisagens urbanas mais lindas do mundo. Um passeio pela Zona Sul da cidade, por exemplo, permite que o turista admire praias icônicas como Copacabana e Ipanema, veja um pôr do sol inesquecível ao lado do mar desde a formação rochosa conhecida como Arpoador e se encante com lindas montanhas que aparecem no horizonte, como o Morro Dois Irmãos. E não faltam mirantes para observar o Rio do alto, como o Pão de Açúcar e o Morro do Corcovado, onde fica o Cristo Redentor. 

4. Paris

Cidade de Paris, na França - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A capital francesa, com sua paisagem cortada pelo romântico rio Sena, é marcada por construções célebres como a torre Eiffel, a catedral de Notre-Dame, a basílica do Sagrado Coração e o museu do Louvre (que abriga nada menos do que a "Mona Lisa"). É uma das metrópoles mais românticas do mundo, com lindos locais para um passeio, como a região de Montmartre e o Jardim de Luxemburgo. 

Veja também

5. Praga

Cidade de Praga, na República Tcheca - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Praga é recheada de obras-primas da arquitetura e ruas românticas. Em um passeio a pé pelo centro histórico local, o turista ingressa em cenários fantásticos como a ponte Carlos (na foto, que é coroada por lindas estátuas sacras e cruza o rio Moldava), a Praça da Cidade Velha (com diversos edifícios góticos) e o Castelo de Praga, um complexo arquitetônico que remonta ao século 9 e que fica no alto da cidade. 

6. Budapeste

Cidade de Budapeste, na Hungria - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Budapeste é outra cidade do Leste Europeu que está entre as mais lindas do mundo. A metrópole húngara é atravessada pelo lendário rio Danúbio, que, por sua vez, é cortado por pontes que são verdadeiras obras de arte. Ao redor deste curso d'água se localizam edificações monumentais, como o Parlamento Húngaro, com uma incrível arquitetura neogótica (ao fundo da foto) e o Castelo de Buda. É um delícia caminhar pelas ruas arborizadas do centro histórico da cidade e depois relaxar nos banquinhos de áreas públicas como a Praça Szabadság. 

7. San Francisco

Cidade de San Francisco, nos EUA - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Os Estados Unidos abrigam bonitas cidades, mas talvez a mais marcante e fotogênica delas seja San Francisco, na Califórnia. Aqui, o turista se encanta com casas de estilo vitoriano ondulando sobre as ruas íngremes que marcam a paisagem da metrópole, só para depois se deparar com uma das mais belas obras arquitetônicas da América do Norte: a ponte Golden Gate. Além disso, o viajante pode admirar diversos dos elegantes bairros da cidade a bordo de bondinhos. É um destino turístico imperdível nos EUA. 

8. Florença

Vista geral de Florença, na Itália - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Entre as tantas cidades lindas que existem na Itália, Florença é uma das que mais costumam agradar os turistas. Está cheia de obras arquitetônicas, que compõem paisagem com o rio Arno e com ruazinhas e praças ideais para um passeio romântico. Para ter uma visão panorâmica de Florença, suba até a área pública conhecida como Piazzale  Michelangelo (localizada em uma das partes mais altas da cidade): de lá é possível ver, de ângulo privilegiado, a ponte Vecchio e a lindíssima catedral local (também chamada de Duomo).