Topo

Nordeste tem destinos incríveis fora das capitais (e até praia de nudismo)

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

11/01/2018 04h00

O Nordeste brasileiro tem atrativos aos montes nos arredores de suas principais cidades. Veja passeios que valem a pena:

Leia também

Pernambuco

Praia de Calhetas: A praia Calhetas é uma baía de quase 200m que chama a atenção por suas águas azuladas, coqueiros e pelo colorido dos barcos, em Cabo de Santo Agostinho. O local é bastante procurado por praticantes de mergulho e pesca submarina - Miguel Igreja/Empetur/Divulgação - Miguel Igreja/Empetur/Divulgação
Imagem: Miguel Igreja/Empetur/Divulgação

Recife é banhada pela famosa praia de Boa Viagem, mas vale a pena ir para orlas que ficam relativamente perto da cidade, como a praia dos Carneiros (coroada por uma igrejinha “pé na areia” e a cerca de 100 km de distância) e Calhetas (na foto, parte de Cabo de Santo Agostinho e com um ambiente intimista e cheio de natureza). Outro passeio imperdível na região é Olinda, que fica ao lado da capital pernambucana e exibe paisagens onde igrejas históricas lindíssimas dividem o horizonte com o oceano Atlântico.   

Bahia

Arembepe, na Bahia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Fora da capital baiana, na Praia do Forte (a cerca de 80 km de Salvador), o viajante encontra luxuosos resorts de frente para o mar. Se a intenção for curtir um clima mais hippie e com pousadinhas aconchegantes, vá para o lindo balneário de Arembepe, ainda mais perto do território soteropolitano: quase 50 km de distância. Guarajuba e Itacimirim são outras orlas belíssimas que ficam relativamente próximas à capital.   

Sergipe

Aracaju (SE) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Aracaju (na foto) está longe de ser a capital mais turística do Nordeste, mas é uma cidade com muito potencial para entreter os viajantes. Além de ter praias animadas (como a popular Atalaia), vá visitar a Orla do Pôr do Sol, com uma visão incrível para o rio Vaza Barris. E nem todos sabem que, bem perto de Aracaju, está uma das cidades históricas mais lindas de todo o Nordeste: São Cristóvão, cuja praça São Francisco (com seus conventos, igrejas e outros edifícios de riquíssima arquitetura) é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco. 

Alagoas

Maceió, em Alagoas - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Maceió (na foto) é uma das cidades mais populares do Nordeste entre turistas. A capital alagoana exibe uma linda orla (com belas praias, como Ponta Verde), mas se destaca como ponto de partida de viagens para alguns dos destinos litorâneos mais lindos do Brasil. Relativamente perto da cidade estão Maragogi (a cerca de 130 km, com seu mar frequentemente azul-turquesa) e São Miguel dos Milagres (a 100 km de distância, também com um oceano digno de um quadro). Também não deixe de visitar a praia do Gunga, ao sul de Maceió. No caminho, explore a interessante cidade histórica de Marechal Deodoro. 

Rio Grande do Norte

O clássico passeio emocionante pelas dunas de Genipabu, na região metropolitana de Natal (RN) rende curtição com belas paisagens - Canindé Soares/UOL - Canindé Soares/UOL
Imagem: Canindé Soares/UOL

O Rio Grande do Norte viveu nas últimas semanas uma grave crise de segurança pública e ainda recomenda-se cautela aos turistas que planejam viagens para lá. Mas, em tempos menos turbulentos, o Estado é um ótimo destino turístico. E o melhor: não é preciso viajar para muito longe da capital para curtir belas paisagens. Na própria Natal está a praia de Ponta Negra e o histórico Forte dos Reis Magos, que remonta ao século 16. O Estado é também um local ideal para curtir paisagens de areia: além das famosas dunas de Genipabu, o Rio Grande do Norte exibe as menos famosas dunas de Pitangui, onde são realizados passeios de bugue e que fica a cerca de 30 km de Natal.

Ceará

As recortadas falésias de terra vermelha formam o cenário característico de Morro Branco, no Ceará - Jarbas Oliveira/UOL - Jarbas Oliveira/UOL
Imagem: Jarbas Oliveira/UOL

Está cheio de lindas paisagens naturais acessíveis desde Fortaleza: não muito longe da cidade ficam, por exemplo, o balneário de Morro Branco (na foto), formado por uma enorme extensão de falésias avermelhadas protegendo uma faixa de areia fofa, e Cumbuco, que, em determinadas épocas do ano, é um dos melhores lugares para praticar kitesurfe no Brasil. Se for possível viajar para um pouco mais longe, vale muito a pena ir até Lagoinha, uma das mais lindas praias do Ceará (a cerca de 120 km de Fortaleza). 

Maranhão

São Luís (MA) - Patricia Santos/Folhapress - Patricia Santos/Folhapress
Imagem: Patricia Santos/Folhapress

São Luís é uma das mais interessantes cidades históricas da região Nordeste. Um dos passeios mais legais para fazer na capital maranhense é caminhar por seu centro antigo, com ruelas cercadas por um casario que remonta ao século 18. Apesar de não ser tão falado, o litoral de São Luís e arredores também oferece boas paisagens. Entre as orlas mais famosas da região estão as praias de Calhau, Mangue Seco e Ponta Verde, esta com a paisagem composta por falésias. 

Paraíba

Tambaba - Paraíba - Rafael Illuminato/UOL - Rafael Illuminato/UOL
Imagem: Rafael Illuminato/UOL

João Pessoa é um dos lugares mais agradáveis do Nordeste, com uma orla com lindas praias (como a Caribessa, chamada assim por suas águas cristalinas), quiosques vendendo o que talvez seja a melhor água de coco do país e passeios que levam turistas a um banco de areia que surge no meio do oceano quando a maré está baixa, nos arredores da cidade. Se o calor estiver muito intenso e a vontade for tirar a roupa, não se preocupe: a cerca de 40 km da capital paraibana fica a praia de nudismo de Tambaba (na foto), uma das mais lindas do Brasil.

Piauí

Teresina, no Piauí - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Teresina é uma capital nordestina que não tem acesso ao mar (a cidade fica bem no interior do Piauí), mas que não é destituída de atrativos turísticos. Aqui, vale a pena admirar a paisagem urbana local se misturando com rios e áreas verdes. Já na região conhecida como Poti Velho, é possível comprar lindas peças de cerâmica e, quem busca animação, deve visitar Teresina na época das festas juninas, quando a cidade sedia o Encontro Nacional de Folguedos, um dos mais coloridos festejos folclóricos do Nordeste. E, para o turista que não abre mão de uma praia, há a opção de encarar mais de 380 km de estrada até o litoral piauiense, onde há balneários como Barra Grande.