UOL Viagem

Budapeste

Sobre o destino Fotos Agências Como chegar Onde ficar Circulando

Termas


Foram os romanos - mosaicos e afrescos comprovam - os primeiros a usufruir dos banhos em água mineral quente que jorram em grande quantidade em Budapeste. A cultura dos banhos é um dos tesouros da cidade que tem 118 fontes naturais de água entre 21° e 78ºC. Esqueça, prá começar, qualquer ideia pré-estabelecida de balneário porque os de Budapeste são, de fato, surpreendentes. E não se trata apenas da qualidade e quantidade da água ? jorram 70 milhões de litros/dia - mas dos edifícios em que estão instalados.

Széchenyi, por exemplo, é composto de um conjunto de piscinas termais a 36ºC em estilo neobarroco (1913) e acessível a qualquer um. Tudo muito simples. Bata comprar o ingresso avulso para um dia de spa, com direito ao uso de cabine individual e entregar-se às delícias das águas. Além da piscina maior, para quem quer praticar natação, ainda há piscinas menores, com jatos d?água em que a população local fica conversando, fofocando, namorando, usufruindo da água quentinha e até jogando xadrez. Ainda há uma piscina divertida, com uma espécie de corredeira que anima os turistas. As termas funcionam também no inverno, mas no verão a diversão é imperdível. Aberto das 6h até às 22h.

Outro spa muito popular entre os turistas é o Gellért, que funciona desde 1918 num edifício Art Nouveau, com mosaicos, mármores, colunatas, vitrais, estátuas e piscina interna (a 26ºC) e externa (36ºC) ambas com águas terapêuticas. Um grupo de compenetradas massagistas, que parecem saídas de filmes, assim como as cabines - vai, inevitavelmente, oferecer massagens. Aberto das 6h às 20h.

Mas há muitos outros spas em Budapeste, como o Rudas, construído - pasmem!- em 1550 e ainda em pleno funcionamento. O edifício, totalmente restaurado, é um marco da ocupação otomana na Hungria. Alí as piscinas têm diferentes temperaturas assim como a sauna que é separada para homens e mulheres. Nos fins de semana há festas programadas nas piscinas. Aberto das 6h às 18h/20h.

Outro spa dos mais antigos é o Veli-bej, datado de 1574. Ali há cinco banhos turcos (que deixaram definitivamente sua marca por lá) de diferentes temperaturas mais jacuzzi e piscina. Aberto das 6h às 21h.

Entre as dezenas de opções ainda merece destaque o Lukács, famoso não só pelo poder curativo de suas águas mas também pelos ilustres freqüentadores, entre os quais muitos políticos e artistas. Aberto das 6h às 20h.

Atualizado em Outubro de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro