UOL Viagem

Budapeste

Sobre o destino Fotos Agências Como chegar Onde ficar Circulando

Buda e Pest
 
 

 

 

Buda
A região histórica da cidade, imponente visão do lado de Pest, é onde fica o Castelo de Buda, totalmente reconstruído depois dos bombardeios da 2ª Guerra Mundial. É lá também que está o complexo da igreja de Mátyás (onde os reis eram coroados) e seus típicos telhados de cerâmica colorida, o Bastião dos Pescadores, e suas sete torres pontudas, simbolizando os líderes das tribos húngaras. Por que pescadores no alto do morro? Porque ali havia um mercado medieval onde se vendia peixe e as antigas muralhas da cidade, defendidas pela Corporação dos Pescadores. Vale a pena passar uma manhã inteira na parte histórica de Buda e caminhar pelas ruas irregulares, observando os detalhes das edificações históricas que são belíssimas, mas imperdível é o panorama da cidade, vista do alto, com o Parlamento se destacando no outro lado do rio.


Pest
Pest é a parte plana de Budapeste, onde não faltam parques, lojas, restaurantes e muita animação. Caminhar pelo calçadão à beira rio, no lado Pest, é uma das delícias que essa cidade superlimpa e bastante segura oferece ao turista. Do lado de lá, a visão imponente do Castelo; do lado de cá, o impressionante edifício do Parlamento, um primor em estilo neogótico, cartão-postal da cidade assim como a Catedral de Santo Estêvão. Se tiver pernas e fôlego, há uma bela visão da cidade depois de subir 302 degraus na construção.

Pest tem muitas praças onde a água jorra de fontes e do chão para alegre refresco do verão; muitos hotéis charmosos; bares; sorveterias (vale a pena esquecer o regime e provar os sorvetes de frutas vermelhas!) ruas e praças bem cuidadas e restaurantes que servem os saborosos pratos da culinária húngara.

Ainda em Pest fica a região exclusiva para pedestres e nela, a Fashion Street, onde estão as principais lojas de departamento (H&M, Marks & Spencer, The New Yorker, Benetton, Polo Ralph Loren, além das muitas locais) e lojas de roupas típicas, aquelas bordadas com flores, muito coloridas e que por lá são usadas para ir à missa, nos domingos, em casamentos e outras ocasiões festivas.

Atualizado em Outubro de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro