! Thobias da Vai-Vai - 09/01/2008 - UOL Viagem - Destinos dos Famosos
UOL Viagem

Thobias da Vai-Vai

China, Dubai e Aruba estão nas batidas do sambista paulistano

Da Redação

Flavio Florido/UOL

Thobias da Vai-Vai já o samba para vários lugares mundo

Thobias da Vai-Vai já o samba para vários lugares mundo

Thobias da Vai-Vai, como é conhecido o presidente da escola de samba paulista, conheceu a China muito antes de Pequim ser escolhida como a sede das Olimpíadas de 2008. Ao lado de Sargentelli e das suas conhecidas mulatas, o sambista esteve no Oriente em 1994 e passou por 12 cidades, numa época em que a nação não tinha a abertura cultural que tem hoje. "A gente parecia ETs. Éramos vistos como bichos raros", conta. Naquela época, os chineses pouco conheciam os homens de "olhos redondos" e, muito menos, os de pele negra.

De todos os lugares no mundo em que o "Brasil Samba Show" passou, Aruba foi um dos que Thobias mais gostou. "Viva a ociosidade", diz, saudando os bons momentos de preguiça que desfrutou na ilha caribenha. "Nos primeiros quatro dias tínhamos que preparar o espetáculo, passar o som, etc. Depois disso, trabalhávamos cerca de uma hora por dia apenas." Na memória do sambista Aruba é sinônimo de dormir, comer, beber, comer de novo, beber novamente.

Com o mesmo espetáculo, Thobias também visitou outros destinos exóticos como a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes, que recentemente virou a nova febre do turismo internacional.

Em 1998, Thobias esteve em Fortaleza, onde se divertiu muito e se impressionou com o baixo custo de vida que os cearenses tinham na época. "O preço do uísque era a metade do de São Paulo." E lembra da 'barraca do caranguejo' onde se deliciou quando esteve por lá.

Diferentemente dos tempos de Sargentelli, quando passavam um, dois meses viajando pelo mundo com o show brasileiro, o sambista não tem viajado muito e não é só por causa da preparação do Carnaval de 2008. Nos últimos tempos, o grupo tem feito somente apresentações à bordo do navio Ópera, na saída da embarcação do porto de Santos. Eles sobem, dão as boas-vindas e descem no próprio porto.

Este ano, a Vai-Vai fez um enredo que pretende despertar a atenção do Brasil para o tema da educação. "Acorda Brasil" foi o nome escolhido para 2008.