UOL Viagem

31/12/2007 - 17h55

36 Horas em Pequim - Um passeio histórico pela sede das Olimpíadas de 2008

JAKE HOOKER
New York Times Syndicate

Aaron and Mimi Kuo-Deemer/NYT

Changpu River Park, na Avenida da Paz Eterna, em Pequim

Changpu River Park, na Avenida da Paz Eterna, em Pequim

Pequim pode parecer ampla e caótica, especialmente enquanto corre para concluir as obras para as Olimpíadas antes do início do jogos, em 8 de agosto deste ano. Mas há uma ordem ancestral no lugar, uma cosmologia, e você pode segui-la. Os palácios e templos se alinham como estrelas no eixo norte-sul da cidade. O governo optou por também construir o estádio olímpico neste eixo. Por toda a cidade há painéis digitais com a contagem regressiva para os jogos, que contam até os segundos. Mas espere. Além dos guindastes, carros compactos e partículas no ar, tudo o que é essencial a respeito da cidade -os altos muros vermelhos, seus septuagenários empinando pipas em pontes, suas pombas- continua presente.

Sexta-feira


15h30 - Largada verde
O jardim privado dos imperadores Ming e Qing, em Beihai, situado ao lado da Cidade Proibida, pode ser o parque público mais bonito da China. Há templos budistas à beira do lago, caminhos margeados por salgueiros e os grupos de excursão das províncias vestindo bonés idênticos. A entrada norte para um jardim privado chamado Jingxinzhai (Dianmen Xidajie, 24; 86-10-6406-2279; www.beihaipark.com.cn) fecha às 16h no inverno e uma hora depois no verão. Por isso, visite primeiro este mundo privado de pavilhões, lagos de peixes e jardins de pedras. Às vezes uma orquestra se reúne à beira do grande lago e os moradores locais cantam canções, bebem chá de garrafas térmicas e lêem sobre o mercado de ações e o preço dos ovos no "Beijing Evening News". Há uma tendência de se voltar para dentro no caráter chinês e estes jardins murados foram projetados para isolá-los do mundo exterior.

Aaron and Mimi Kuo-Deemer/NYT
Praça Tiananmen, localizada no coração da cidade, em Pequim
17h30 - O centro do mundo
Após uma pausa, veja o centro da cidade a pé. Depois de apreciar a escala da Cidade Proibida do lado de fora do fosso norte, siga por uma rua estreita, a Beichang Jie, sob a sombra de árvores sófora. Você passará pelo What? (Beichang Jie, 72; 86-133-4112-2757), um minúsculo bar de rock que oferece cadeiras de vime na calçada e uma oportunidade de vislumbrar o movimento na rua: trabalhadores migrantes, estudantes colegiais, jovens soldados e Audis pretos com vidros escuros vigiando o complexo fechado da liderança de Zhongnanhai. No extremo sul da rua, vire a esquerda na Avenida da Paz Eterna e caminhe na direção leste ao longo do bulevar, passando pelos soldados na Praça Tiananmen e os namorados à sombra das grandes árvores. Você está no centro da cidade, o que, para os chineses, é o centro do mundo. E a sensação é realmente esta.

20h - Pato no jantar
Os patos sem cabeça ficam pendurados em ganchos pretos, prontos para os fornos de tijolos. Onze cozinheiros chineses vestindo calças escuras listradas os manipulam com varas longas, sob o olhar de um grupo de pequenos patinhos de porcelana. O salão de jantar do Dadong Roast Duck Restaurant (Dongsishitiao, 22; 86-10-5169-0328) apresenta um clima desordeiro, como restaurantes chineses devem ser, e a berinjela à caçarola é uma delícia. A pele da ave magra é crocante e sua carne -envolta em uma fina panqueca com cebolinha e molho escuro adocicado- cai muito bem com vinho tinto ou cerveja.

22h - Antiguidades e sangria
A área de bares mais conhecida de Pequim, o distrito Sanlitun, é um playground de prostitutas, estrangeiros e traficantes nigerianos. Em vez disso, pegue um táxi para a Torre do Tambor e a Torre do Sino e penetre nas "hutongs", ou vielas históricas, na direção norte, para o Bed Bar (Zhangwang Hutong, 17; 86-10-8400-1554). Procure por uma lanterna vermelha em uma travessa longa e tranqüila. Uma ex-fábrica de peças de máquina decorada com móveis antigos e pinturas da antiga cidade, o Bed é um local agradável para beber sangria, conversar com os amigos e beber mais sangria. Se estiver com um grupo, reserve uma sala privada com vista para o pátio.

Sábado


9h30 - Rituais, velhos e novos
Construído pelo imperador Yongle da dinastia Ming em 1420, o Salão de Oração por Boas Colheitas é uma obra-prima da arquitetura religiosa chinesa. O salão era um dos muitos altares situados dentro do maior complexo do reino para sacrifícios rituais, o Templo Celestial, ou Tiantan (86-10-6702-8866; www.tiantanpark.com/cn). Vinte e dois imperadores passaram por aqui para fazer sacrifícios aos céus, reafirmando seu papel divino como governante e xamã. Atualmente, no Longo Corredor por onde as oferendas rituais passavam, multidões de aposentados jogam pôquer, footbag e tocam o violino chinês de duas cordas.

Meio-dia - Dose de realidade
O governo entende que o eixo sagrado da cidade imperial também será o eixo que os turistas percorrerão no verão e está se preparando de acordo. Vá para o norte saindo pelo portão oeste do Templo Celestial e você se impressionará com o asseio, a pintura recente e os gramados bem cuidados. Mas perambulando pelas vielas da área de Qianmen, ao sul da Praça Tiananmen, você terá uma impressão diferente. Um campo de batalha entre empreendedores imobiliários e conservacionistas, este bairro famoso de associações provinciais, casas de ópera, bordéis e restaurantes de hot pot (uma espécie de fondue/sopa quente de carnes e legumes) passa por uma transição épica. Algumas vielas foram demolidas, algumas permanecem movimentadas com restaurantes baratos, mochileiros, açougues e casas-pátio lotadas. O vizinho Salão de Exposição do Planejamento de Pequim (Qianmen Dongdajie, 20; 86-10-6702-4559; www.bjghzl.com.cn) coloca o conflito em contexto.

13h - Culinária do sul
O Kong Yiji serve pratos de Shaoxing, uma cidade do sul famosa por seus vinhos, pontes e canais. O nome do restaurante (Dongsi Beidajie, 322; 86-10-6404-0507) vem de um personagem do conto de Lu Xun, um estudante fracassado e rato de taverna. O feijão com sabor de anis e o peixe com óleo de cebolinha são bons e uma refeição para dois custa cerca de 150 yuans, US$ 20 com o dólar valendo 7,5 yuans, sem o doce vinho de arroz amarelo. Depois do almoço, pegue um táxi até o distrito do lago, onde poderá subir na Torre do Sino ou na Torre do Tambor (Zhonglouwan Hutong; 86-10-6401-2674) para apreciar os pátios lotados, os pombos voando loucamente e a infinidade de prédios que se espalham até as Colinas Ocidentais.

16h - Estudo em silêncio
Por séculos, os jovens com melhor desempenho nos exames do funcionalismo público iam para Guozijian, ou Academia Imperial (Guozijian Jie, 15; 86-10-8402-7224), para estudar os clássicos confucianos e aprender a escrever com bela caligrafia. Hoje, ela é um lugar tranqüilo para ler um livro ou apenas para se sentar no pavilhão onde o imperador dava suas palestras anuais. Os alunos do último ano do colegial são arrastados até lá pelos seus pais, em junho, para rezarem por boas notas nas provas do vestibular.

19h30 - Carma servido sem carne
O Pure Lotus (Pátio China Wenlian, Ponte Changhong; 86-10-6592-3627) é um restaurante vegetariano cuja decoração -um motivo gravado de lótus de grutas da Rota da Seda, um altar de flores frescas, castiçais de bambu -parece algo destinado a Manhattan. Leal à ética monástica, o restaurante não serve álcool e os clientes chineses se dirigem ao monge com manto que o gerencia como "shifu", ou mestre. Prove o mingau de abóbora cremoso e o cozido de peixe vegetariano condimentado zen, um prato sichuanês. Uma refeição para dois, com um bule de chá verde, custa cerca de 300 yuans. Os pratos possuem nomes cármicos ridículos ("O destino vem junto como um prato frio", "salada de maçã yoga") e alguns são servidos em meio a buquês de flores e fumaça de gelo seco, de forma que pensamentos cínicos deve ser canalizados. Reserve uma mesa no belo salão de jantar principal, onde os garçons cantam canções folclóricas.

23h - Um pouco de música noturna
O Centro (Guanghua Lu, 1; 86-10-6561-8833, ramal 42; www.shangri-la.com) é um lounge no Kerry Centre Hotel, situado no desolado distrito comercial central onde ocidentais com calças listradas e mulheres chinesas usando pérolas bebem, flertam e escutam standards de jazz. Os mais jovens, e mais aventureiros, vão ao D-22, um clube de rock no distrito universitário da cidade (Chengfu Road, 242; 86-10-6265-3177; www.d22beijing.com). Em um país onde as ondas de rádio são controladas pelo partido e canções de amor cantadas por garotas bonitas são ubíquas, o rock and roll ainda é considerado esotérico. As bandas das casa -Carsick Cars, Hedgehog e outras- estão tentando mudar isso.

Domingo


10h - Capitalismo em ação
O mercado de "antiguidades" de Panjiayuan (Huaweili, 18; 86-10-6774-1869; www.panjiayuan.com) é um animado encontro de fim de semana de artistas golpistas e turistas. Tripés de bronze das planícies do norte, bules de chá feito de areia especial da província de Jiangsu, cartazes de cigarro da Xangai dos anos 20 -qualquer coisa remotamente de interesse para colecionadores é cuidadosamente reproduzida e, para os raros tolos desavisados, vendida pelo preço da coisa real. Também há peças autênticas. Na beira da praça, as lojas da Revolução Cultural vendem souvenires de 1966 a 1976, incluindo fotos em preto e branco de álbuns de família descartados -detritos de uma cidade em transformação.

Informações básicas
O Aeroporto Internacional da Capital Pequim deverá inaugurar seu novo Terminal 3 a tempo dos Jogos Olímpicos. Os táxis no aeroporto Capital custam cerca de 100 yuans, aproximadamente US$ 13 (com o dólar valendo 7,5 yuans). Quando chegar as Olimpíadas, os viajantes com orçamento limitado poderão pegar o novo link ferroviário expresso do aeroporto até o metrô, em Dongzhimen.

O Grand Hyatt (Dong Changan Jie, 1; 86-10-8518-1234; www.beijing.grand.hyatt.com) fica a uma distância de caminhada da Cidade Proibida, da Praça Tiananmen e muitos bairros de "hutongs" interessantes. A diária dos quartos duplos fica entre 1.450 a 3.500 yuans.

Para uma experiência de casa-pátio de hutong, experimente o Hotel Cote Cour SL (Yanyue Hutong, 70; 86-10-6512-8020; www.hotelcotecoursl.com), a partir de 1.295 yuans, ou o Bamboo Garden (Alameda Xiaoshiqiao, 24; 86-10-5852-0088; www.bbgh.com.cn), uma mansão oficial Qing, a partir de 880 yuans.

As diárias deverão dobrar ou triplicar para as Olimpíadas; no Bamboo Garden, elas já partem de 3 mil yuans para aquelas semanas.

Tradução: George El Khouri Andolfato

Compartilhe: