menu
Topo

Viagem

Ecoturismo

Confira roteiro para apreciar nascer do sol nas Dolomitas da Itália

Reprodução/Instagram
Dolomitas Imagem: Reprodução/Instagram

13/08/2018 15h35

Assistir ao espetáculo do surgimento do sol nas Dolomitas, que são Patrimônio da Humanidade, é uma experiência inesquecível, sobretudo quando os primeiros raios do sol tingem as paredes rochosas de vermelho e amarelo, enquanto o céu escuro lentamente abre espaço para as luzes. E nas Dolomitas do Vêneto, na Itália, existem muitos pontos de onde admirar o nascer do sol.   

Entre os mais sugestivos, um que encanta é o Col Margherita, de 2.514 metros, entre a passagem de Passo San Pellegrino e a cidade de Falcade, na província de Belluno.   

Veja também


O evento "Alba al Fronte", organizado em ocasião do centenário da Primeira Guerra, voltou para a montanha no último sábado (11). Às primeiras luzes do nascer do sol, o "anfiteatro" natural de Col Margherita recebeu o concerto do coro Val Biois, com a participação dos Fodom di Livinallongo, intercalados com leituras de contos e cartas da guerra. O Lavaredo, na fronteira entre Vêneto e o sul do Tirol italiano, é outro ponto privilegiado para admirar o sol. Os três famosos cumes que se tingem de amarelo e rosa deixam simplesmente sem palavras.   

Os cumes dos Cadini di Misurina também são famosos. De lá, é possível chegar em diversos outros lugares para admirar o nascer do sol. Um particular é o lago de Federa, em que se caminha ao longo da trilha que sobe em direção à concha de Ampezzo, a 1.816 metros de altura, em um lugar com vista completamente panorâmica. 

É possível chegar também, de lá, ao refúgio de Croda da Lago, que presenteia com uma das melhores vistas a mais de 3 mil metros de altura.   

No Vêneto, uma experiência peculiar é a do parque nacional das dolomitas da província de Belluno, em Cesiomaggiore, onde o espetáculo do nascer do sol é acompanhado do rugido de mais de 3 mil cervos "fazendo amor" (se a viagem é feita antes de setembro, época de acasalamento). 

Mais Ecoturismo