Topo

Ao planejar férias, brasileiro está mais preocupado com a sustentabilidade

Referência verde, o The Brando, no Taiti, produz a maior parte da energia que usa, trata sua água, e cultiva legumes e vegetais - Divulgação
Referência verde, o The Brando, no Taiti, produz a maior parte da energia que usa, trata sua água, e cultiva legumes e vegetais Imagem: Divulgação

Mariana Gonzalez

Do UOL, em Gramado (RS)*

04/07/2019 04h00

Na hora de planejar a viagem de férias há muita coisa para ser levada em conta: o preço, o conforto e a temperatura do lugar, por exemplo. Só que mais pessas têm colocado outro fator na balança na hora de escolher o destino ou a acomodação ideal: a sustentabilidade.

Para 75% dos brasileiros este critério é mais importante ao planejar uma viagem do que era um ano atrás, indica a pesquisa Sustainable Travel Report de 2019, desenvolvida pela Booking.com. O número está bem à frente da média global, que é de 55%.

Divulgada em primeira mão para o UOL, a pesquisa constatou que, de forma geral, países em desenvolvimento estão mais preocupados com sustentabilidade do que os entrevistados de outras regiões. No estudo foram ouvidos mais de 18 mil viajantes de 18 países, entre fevereiro e março deste ano.

"Acomodação verde"

O número de pessoas que querem ficar em uma "acomodação verde" é ainda maior: 92% dos viajantes do país disseram que, no próximo ano, pretendem ficar pelo menos uma vez em uma hospedagem "amiga da natureza". A média global foi de 73%.

Mesmo que não estivessem procurando por uma hospedagem assim, 86% dos brasileiros ouvidos afirmam que teriam mais chances de reservar uma acomodação já sabendo que ela segue práticas sustentáveis. E 8 em 10 (81%) viajantes do país gostariam de se hospedar em um lugar sabendo que ele é classificado como "acomodação verde ou sustentável".

Se sustentabilidade parece uma palavra do futuro, vale saber que 68% dos brasileiros já adotam novas atitudes em suas viagens pensando na saúde do planeta, como caminhar, usar bicicleta ou fazer trilhas.

Entre os desejos sustentáveis mais populares dos brasileiros estão empresas de turismo que ofereçam alternativas de viagem ecológica (86%), o retorno do turismo direto para a comunidade local (81%), a compensação da emissão de carbono durante as férias (66%) e incentivos financeiros para viagens sustentáveis como redução de impostos (57%).

*A repórter viajou a convite da Booking.com