Topo

Veja destinos turísticos do Brasil tão incríveis que parecem de outro mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

14/03/2019 04h00

País de dimensões continentais, o Brasil abriga, além de lindas praias, lugares com paisagens tão incríveis que parecem pertencer a outro mundo.

São locais com formações rochosas exóticas, dunas de coloração chamativa e vales com paredões íngremes, capazes de surpreender o mais experiente dos turistas.

Abaixo, conheça sete destinos brasileiros que poderiam muito bem ser cenários de filmes de ficção científica.

Lajedo de Pai Mateus (PB)

Lajedo de Pai Mateus, na Paraíba - Max Brito/Getty Images/iStockphoto - Max Brito/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Max Brito/Getty Images/iStockphoto

O Lajedo de Pai Mateus é uma elevação de granito no meio de uma remota região do interior da Paraíba, que sustenta gigantescas formações rochosas de aspecto exótico.

Muitas das rochas exibem formato arredondado (uma delas lembra um capacete) e são parcialmente ocas, possibilitando que turistas explorem seu interior. E algumas delas têm mais de quatro metros de altura.

O nome do lugar tem origem em um curandeiro chamado Pai Mateus, que teria vivido neste lugar como eremita, dentro de uma das formações rochosas.

Em uma visita ao Lajedo, tente permanecer na área até o fim da tarde: de lá é possível ver um pôr do sol simplesmente incrível.

Este destino fica a aproximadamente 210km de João Pessoa. O Hotel Fazenda Pai Mateus, que localizado perto do Lajedo, é uma ótima base para explorar a região.

Poço Encantado (BA)

Poço Encantado, a Chapada Diamantina, Bahia - jeilson/Getty Images/iStockphoto - jeilson/Getty Images/iStockphoto
Imagem: jeilson/Getty Images/iStockphoto

A Chapada Diamantina, no interior da Bahia, é um destino de ecoturismo por excelência, com cachoeiras gigantescas (como a cachoeira da Fumaça, com aproximadamente 340 metros de altura), cenários montanhosos de cair o queixo (como o morro do Pai Inácio, com seu cume a cerca de 1.120 metros de altitude) e refrescantes piscinas naturais.

E, na região, existem cenários ainda mais inacreditáveis, como o Poço Encantado (na foto), que surpreende os visitantes com uma água cristalina que exibe uma intensa coloração azul.

Este cartão-postal fica dentro de uma gruta e não é permitido entrar em sua água. Via de regra, entre abril e setembro, da parte final da manhã ao começo da tarde há também a chance de admirar um raio de luz solar ingressando na gruta e penetrando no poço, em uma imagem simplesmente espetacular.

O município de Mucugê é uma boa base de onde ir até o Poço Encantado.

E na região também está o Poço Azul, que igualmente exibe um interior azulado e onde é possível entrar na água.

Lençóis Maranhenses (MA)

Lençóis Maranhenses, Maranhão, Brasil - cokada/Getty Images - cokada/Getty Images
Imagem: cokada/Getty Images

A imagem dos Lençóis Maranhenses poderia ser muito bem a criação de algum artista extremamente talentoso.

Nesta região do Nordeste do Brasil, turistas têm a chance de passear entre um conjunto de extensas dunas de areia clarinhas, que, durante parte do ano, abrigam lagoas que rementem a uma paisagem do paraíso.

O período entre julho e agosto é uma ótima época para visitar os Lençóis Maranhenses, quando o nível da água na área está alto, permitindo que os viajantes entrem nestas verdadeiras piscinas naturais.

Vale também a pena curtir um pôr do sol fantástico desde o rio Preguiças, localizado na região.

O município de Barreirinhas, que tem infraestrutura hoteleira, é uma das melhores bases para explorar os Lençóis.

Vale da Lua (GO)

Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros, em Goiás - Rodrigo S Coelho/Getty Images/iStockphoto - Rodrigo S Coelho/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Rodrigo S Coelho/Getty Images/iStockphoto

Famosa por causa de suas cachoeiras, trilhas no meio da natureza e atmosfera mística, a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, também abriga um local com paisagens que remetem a cenários extraterrestres.

É o chamado Vale da Lua, onde existe uma área com formações rochosas que ganharam sua exótica forma por causa das águas do rio São Miguel. Para muita gente, é um lugar que realmente lembra as paisagens do satélite natural da Terra.

O Vale da Lua merece ser visitado pela turista que está na Chapada dos Veadeiros: o local rende fotos incríveis. Um dos melhores lugares para se hospedar para explorar o Vale da Lua é a vila de São Jorge.

Parque Nacional de Aparados da Serra (RS e SC)

Parque Nacional Aparados da Serra (SC) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Com formações rochosas com centenas de metros de altura cobertas por uma densa vegetação, o Parque Nacional de Aparados de Serra tem uma paisagem que remete, um pouco, ao cenário do filme "Avatar".

Este destino turístico fica localizado na área da divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, exibindo paredões quase que totalmente verticais forrados por muito verde e por onde escorrem cachoeiras. Lá embaixo, é possível enxergar belos cursos d'água, formando uma das paisagens mais bonitas da região Sul do Brasil.

Um dos destaques do Aparados de Serra é o cânion do Itaimbezinho (na foto), que pode ser admirado a partir de um dos mirantes do Parque Nacional.

Equipados com pousadas, o município de Cambará do Sul (RS) e seus arredores podem ser usados como base para visitar a região.

Pedra Azul (ES)

Parque Estadual da Pedra Azul, no Espírito Santo - Leoaraujo7/Getty Images/iStockphoto - Leoaraujo7/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Leoaraujo7/Getty Images/iStockphoto

O Espírito Santo abriga o Parque Estadual da Pedra Azul, um lugar com paisagens naturais tão imponentes que parecem irreais.

Localizado a cerca de 100 quilômetros da cidade de Vitória, este recanto do ecoturismo tem como uma de suas principais paisagens a chamada Pedra Azul (na foto), um colosso de granito azulado com seu pico a 1.822 metros de altitude, que pode ser admirado a partir de diversos ângulos, em trilhas que existem no interior do Parque Estadual.

O local também abriga piscinas naturais e está cercado por aconchegantes pousadas.

Jalapão (TO)

Estrada de terra no Jalapão, no Tocantins - Roberto Palmer/Getty Images/iStockphoto - Roberto Palmer/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Roberto Palmer/Getty Images/iStockphoto

A região do Jalapão, no Tocantins, abriga algumas das paisagens mais únicas do território brasileiro.

De um lado, o turista que visita a área admira dunas de coloração alaranjada, que ficam douradas sob a luz do sol.

Do outro, se vê paisagens montanhosas cortadas por estradas de terra que geram uma deliciosa sensação de isolamento para o viajante, fazendo-o pensar que acaba de descobrir um mundo perdido.

E, no meio de tudo isso, é possível curtir cenários paradisíacos que incluem cachoeiras, rios e nascentes de água cristalina.

Para explorar o Jalapão, muitos turistas se hospedam no município de Ponte Alta do Tocantins.