Topo

Destino saboroso? Conheça as incríveis Colinas de Chocolate, nas Filipinas

As Chocolate Hills ficam na província de Bohol, nas Filipinas  - GoodOlga/Getty Images/iStockphoto
As Chocolate Hills ficam na província de Bohol, nas Filipinas Imagem: GoodOlga/Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

28/06/2019 04h00

Localizado no Sudeste Asiático, o território das Filipinas é famoso por abrigar algumas das mais lindas praias do planeta. E dentro deste arquipélago do oceano Pacífico existe um destino que não tem nada a ver com o mar, mas que promete fascinar o mais viajado dos turistas.

Trata-se das Colinas de Chocolate (ou Chocolate Hills, como são chamadas internacionalmente), situadas na província de Bohol e que chamam a atenção por causa de seu nome de dar água na boca.

Nas épocas secas do ano, as Colinas de Chocolate ficam da cor marrom - DKart/Getty Images/iStockphoto - DKart/Getty Images/iStockphoto
Nas épocas secas do ano, as Colinas de Chocolate ficam da cor marrom
Imagem: DKart/Getty Images/iStockphoto

A má notícia é: estas formações não feitas com o mais famoso produto do cacau.

Mas, por outro lado, se são incapazes de deleitar o paladar, as Chocolate Hills têm tudo para satisfazer (e muito) a visão dos viajantes.

São, ao todo, mais de 1.200 colinas com dezenas de metros de altura, que se espalham por uma área verdejante de aproximadamente 50 km² das Filipinas.

Na base das Colinas de Chocolate, existem casinhas pitorescas e uma enorme área verde - outcast85/Getty Images/iStockphoto - outcast85/Getty Images/iStockphoto
Na base das Colinas de Chocolate, existem casinhas pitorescas e uma enorme área verde
Imagem: outcast85/Getty Images/iStockphoto

Amontoadas na mesma paisagem, muitas delas exibem exóticas formas cônicas, em um cenário que poderia muito bem fazer parte de um filme de fantasia à la "Avatar".

Seu nome, na verdade, deriva do fato de que, nas épocas mais secas do ano, as colinas adquirem uma coloração marrom, que pode causar a impressão de que elas são realmente feitas de chocolate (há gente que acha que elas ficam parecidas com os chocolatinhos Kisses, da Hershey's).

Na maior parte do tempo, entretanto, as Chocolate Hills se encontram cobertas por uma vívida vegetação verde, em uma imagem admirada desde mirantes que existem em seus arredores.

Nas Filipinas, mirantes oferecem visão panorâmica para as lindas Colinas de Chocolate - Vera Tikhonova/Getty Images - Vera Tikhonova/Getty Images
Nas Filipinas, mirantes oferecem visão panorâmica para as lindas Colinas de Chocolate
Imagem: Vera Tikhonova/Getty Images

Na base destas formações de calcário, se estende uma floresta pontuada por pitorescas casinhas, em uma área que é parcialmente explorada em caminhadas ecológicas.

E as lendas que acompanham este lugar são igualmente fascinantes: alguns filipinos acreditam que as colinas são lágrimas de um gigante que chorou sobre este terreno depois de ter seu coração partido.

Como visitar e explorar

As colinas costumam adquirir sua coloração marrom entre fevereiro e julho.

A cidade de Carmen, também parte de Bohol (e que fica a aproximadamente 60 km de Tagbilaran, a capital da província), é uma das melhores bases para visitar as Chocolate Hills.

Na província de Bohol, turistas fazem passeios de barco pelo rio Loboc - travnikovstudio/Getty Images/iStockphoto - travnikovstudio/Getty Images/iStockphoto
Na província de Bohol, turistas fazem passeios de barco pelo rio Loboc
Imagem: travnikovstudio/Getty Images/iStockphoto

Lá existe o The Chocolate Hills Complex, com mirante que propicia vistas panorâmicas para a região. O pôr do sol na área tem fama de ser extremamente lindo.

E, na província de Bohol, há mais ecoturismo para fazer: a região abriga lindas áreas cortadas pelo rio Loboc (que podem ser exploradas de barco), além de belos destinos litorâneos, como a ilha de Panglao.