Topo

Fã de música? Veja festivais estrangeiros que você deve conhecer

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

18/04/2019 15h42

O festival Coachella de 2019 acontece até 21 de abril na cidade norte-americana de Indio, no interior da Califórnia. Trata-se de um dos maiores eventos musicais do planeta, que recebe artistas que se encontram no auge de suas carreiras e que foi até cenário para o premiado filme "Nasce uma Estrela", com Lady Gaga e Bradley Cooper.

Junto com o Coachella, há diversos festivais realizados regularmente ao redor do planeta que deveriam ser visitados (pelo menos uma vez na vida) por fãs de música. A seguir, conheça alguns deles.

Coachella (EUA)

17.abr.2016 - Público acompanha as atrações do terceiro dia do Coachella Festival 2016, em Indio, na Califórnia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Neste ano, o evento contará com a apresentação de artistas como Childish Gambino (do hit "This is America"), Ariana Grande e Tame Impala.

Além de assistir a artistas de gêneros musicais variados que se encontram na crista da onda, o público do Coachella se diverte passeando em uma roda-gigante, fazendo comprinhas em uma loja de roupas vintage e explorando instalações projetadas por artistas conceituados dentro e fora dos Estados Unidos. Os mais aventureiros, por sua vez, podem acampar na área do evento.

E toda a paisagem que cerca o festival é uma atração à parte, com palmeiras gigantescas e as montanhas do Coachella Valley marcando o horizonte e fazendo pano de fundo para os palcos.

Na foto, público curte show na edição de 2016 do Coachella.

Mais informações: www.coachella.com

Glastonbury (Inglaterra)

26.junho.2013 - Cerca de 135 mil ingressos foram vendidos para o festival que acontece entre os dias 26 e 30 de junho - REUTERS/Olivia Harris - REUTERS/Olivia Harris
Imagem: REUTERS/Olivia Harris

Um dos mais famosos festivais musicais do Reino Unido, o Glastonbury Festival of Contemporary Performing Arts será realizado, em 2019, entre os dias 26 e 30 de junho.

O evento reúne famosos artistas do rock, pop, rap e outros gêneros na região de Somerset, no sudoeste da Inglaterra, atraindo, anualmente, um público que ultrapassa as 100 mil pessoas.

Entre os principais artistas da festa neste ano estão The Killers, The Cure, Liam Gallagher e Miley Cyrus, que tocarão no palco Pyramid Stage. Mas há dezenas de outros espaços de entretenimento no Glastonbury, como o Acoustic Field (local para apresentação de música acústica), o Cineramageddon (cinema que exibe filmes sob as estrelas) e o Left Field, que abriga rodas de discussão política.

Mais informações: www.glastonburyfestivals.co.uk

Exit (Sérvia)

Fortaleza de Petrovaradin, em Novi Sad, na Sérvia; festival Exit - oticki/Getty Images/iStockphoto - oticki/Getty Images/iStockphoto
Imagem: oticki/Getty Images/iStockphoto

Nem todos os brasileiros conhecem a cidade sérvia de Novi Sad. Mas, lá, é realizado anualmente um dos mais interessantes festivais musicais do planeta.

É o Exit, que acontece dentro de uma fortaleza construída a partir do século 17, ao lado do rio Danúbio (na foto), e que reúne grandes nomes da música mundial, do rock ao eletrônico, do pop ao hip hop.

Já tocaram por lá nomes como Beastie Boys, Robert Planet e Snoop Dogg. Neste ano, o evento ocorre entre os dias 4 e 7 de julho e contará com shows de gente como The Cure, Greta Van Fleet e DJ Snake.

Mais informações: www.exitfest.org

Fuji Rock (Japão)

Fuji Rock Festival, no Japão - Kevin Utting/www.flickr.com/photos/tallkev/19930792940/ - Kevin Utting/www.flickr.com/photos/tallkev/19930792940/
Imagem: Kevin Utting/www.flickr.com/photos/tallkev/19930792940/

Realizado inicialmente aos pés do Monte Fuji e ocorrendo nos dias de hoje no resort de ski Naeba, em uma linda área montanhosa do Japão, o Fuji Rock é um dos mais divertidos festivais musicais da Ásia.

Lá já se apresentaram grupos como Red Hot Chili Peppers e Foo Fighters. Neste ano, tocarão na festa astros como The Chemical Brothers, The Cure, Thom Yorke (do Radiohead) e Jason Mraz.

E, entre um show e outro, é possível passear pelos bosques que existem na área e assistir a fascinantes concertos de música oriental. A próxima edição do festival acontece entre os dias 26 e 28 de julho de 2019.

Mais informações: en.fujirockfestival.com

Summerfest (EUA)

Ozzy Osbourne - Greg Doherty/Getty Images - Greg Doherty/Getty Images
Imagem: Greg Doherty/Getty Images

Ozzy Osbourne tocando com o Megadeth. The Killers fazendo show com participação especial de Death Cab For Cutie. Apresentações de gente como Lionel Richie, Bon Iver e Zac Brown Band.

É isso, e muito mais, o que promete o festival Summerfest deste ano, que acontece de 26 a 30 de junho e de 2 a 7 de julho.

Realizado em Milwaukee, nos Estados Unidos, o Summerfest é um dos maiores eventos musicais do mundo que, anualmente, conta com apresentações de astros do showbiz.

Em 2019, a festa trará 12 palcos e centenas de shows. É um lugar onde todo mundo, provavelmente, irá encontrar um artista do qual é fã.

Mais informações: www.summerfest.com

Mawazine (Marrocos)

Festival Mawazine, no Marrocos - YoTuT/www.flickr.com/photos/yotut/5744871136 - YoTuT/www.flickr.com/photos/yotut/5744871136
Imagem: YoTuT/www.flickr.com/photos/yotut/5744871136

É realizado na cidade de Rabat, no Marrocos, um dos mais incríveis festivais musicais da África.

O evento se chama Mawazine Festival Rythms of the World, acontece anualmente e, em 2019, ocorrerá entre os dias 21 e 29 de junho.

A festa é interessante por reunir apresentações de astros da música pop americana e europeia (já passaram por lá estrelas como Justin Timberlake, Christina Aguilera e Jamiroquai) e artistas extremamente talentosos da cena musical africana, como o conjunto Tinariwen e a dupla Amadou & Mariam.

É, sem dúvida, um dos festivais musicais mais multiculturais do mundo (e, de quebra, tem como cenário a linda cidade de Rabat).

Mais informações: www.festivalmawazine.ma

Donauinselfest (Áustria)

Festival Donauinselfest, na Áustria - Philipp Naderer/Creative Commons - Philipp Naderer/Creative Commons
Imagem: Philipp Naderer/Creative Commons

Está na Europa durante o verão do Hemisfério Norte e tem vontade de participar de um festival musical gigantesco (e, ainda por cima, gratuito)?

Então corra para o Donauinselfest, realizado anualmente na cidade austríaca de Viena.

O evento, que tem lugar em uma área no meio do rio Danúbio, chega a reunir cerca de 3 milhões de pessoas em seus três dias de duração, que têm a chance de ver astros do rock, pop, hip hop e da música eletrônica. Já tocaram por lá nomes como Train, Simple Minds e até a aclamada Orquestra Sinfônica de Viena.

Neste ano, o Donauinselfest será realizado entre os dias 21 e 23 de junho e contará com 10 palcos ao ar livre.

Mais informações www.donauinselfest.at/en/

Splendour in the Grass (Austrália)

O grupo Arctic Monkeys - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Realizado anualmente nos arredores da linda cidade australiana de Byron Bay, o Splendour in the Grass é um dos festivais musicais que merecem ser desbravados por quem está na Oceania.

Shows de rock, música eletrônica e hip hop costumam estar entre as principais atrações do evento. E os nomes que já apareceram por lá são de peso, como Arctic Monkeys (na foto), The Strokes, Coldplay e Outkast.

A festa é famosa pelas vestimentas estilosas usadas pelo público, que incluem fantasias coloridas.

O Splendour in the Grass resume o que todo turista espera da Austrália: muito sol e diversão.

Neste ano, a festa rola entre os dias 19 e 21 de julho.

Mais informações: www.splendourinthegrass.com