Topo

Não seja barrado: aplicativo ajuda passageiro aéreo a medir mala de mão

A partir de agora, passageiro precisa ficar mais atento com o tamanho da bagagem de mão - Getty Images/iStockphoto
A partir de agora, passageiro precisa ficar mais atento com o tamanho da bagagem de mão Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

11/04/2019 14h34

As companhias aéreas Latam, Gol, Avianca e Azul anunciaram que começarão a fiscalizar com mais rigor o tamanho da bagagem de mão de passageiros prestes a embarcar em voos domésticos em diversos aeroportos do Brasil.

Clientes destas empresas com malas de bordo com dimensões maiores do que 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade terão que despachá-las no balcão do check-in.

O recurso da momondo promete medir as dimensões da bagagem com facilidade - Divulgação/momondo - Divulgação/momondo
O recurso do momondo promete medir as dimensões da bagagem com facilidade
Imagem: Divulgação/momondo

Mas como saber se sua equipagem de mão está dentro dos limites aceitos?

Recentemente, o buscador de viagens momondo (o nome é escrito assim mesmo, com letra minúscula) anunciou o lançamento de um recurso em seu aplicativo, chamado Medidor de Bagagem, que consegue calcular as dimensões de bagagens.

A tecnologia permitirá que o usuário identifique as medidas da mala usando apenas o celular.

O recurso pode ser usado antes de o passageiro sair de casa rumo ao aeroporto ou mesmo na hora da compra da mala, na própria loja.

"O Medidor de Bagagem é divertido de usar, mas, acima de tudo, é útil para os viajantes", conta Pernille Trolle Brøgaard, diretora de produto da momondo.

"Para medir a sua bagagem de mão, os viajantes precisam apenas abrir o nosso aplicativo e tocar no aviso para digitalizar suas malas", informa a momondo. "Eles são então solicitados a mover a câmera ao redor da bagagem para capturar seu tamanho. O Medidor de Bagagem usa a tecnologia de realidade aumentada para calcular rapidamente as medidas da bagagem, como comprimento, largura e altura, e compara estas medidas com as exigências das companhias aéreas".

A partir de agora, passageiro brasileiro precisa ficar mais atento com o tamanho da bagagem de mão - Divulgação/momondo - Divulgação/momondo
O aplicativo da momondo identifica se o tamanho da bagagem está dentro dos limites permitidos
Imagem: Divulgação/momondo

Os viajantes, então, podem saber se conseguem levar sua mala como bagagem de mão ou se ela precisa ser despachada.

"Muita gente prefere viajar com a bagagem de mão pela praticidade no embarque e desembarque. Acreditamos que esta nova ferramenta deixará a experiência das viagens ainda mais simples para os brasileiros", afirma Alexandre Massei, diretor da momondo na América Latina.

O recurso Medidor de Bagagem está atualmente disponível no aplicativo momondo para os seguintes dispositivos: iPhone SE e todos os modelos de 6s e acima, iPad Pro (9.7, 10.5 ou 12.9) primeira e segunda geração, iPad (2017) e para dispositivos Android suportados por ARCore.

Outros aplicativos

O aplicativo da Latam Airlines oferece um recurso similar ao da momondo, que ajuda o passageiro a saber se sua bagagem está dentro dos limites permitidos.

Esta tecnologia também pode ser encontrada no aplicativo do buscador de viagens Kayak.

Ambos estão disponíveis para iOS e Android.

Mais sobre a fiscalização

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informa que fará neste mês de abril, em 15 aeroportos brasileiros, campanhas "de caráter estritamente educativo, informando os passageiros sobre as medidas das bagagens de mão".

Ao término das campanhas, "as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeitas a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratada para a viagem", diz a entidade.

A fiscalização será realizada antes do raio-x, com a ajuda de uma caixa que irá identificar se as bagagens têm o tamanho correto.

Os limites da bagagem de mão (55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade) seguem os padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). Além disso, o peso máximo é de 10 quilos.

A seguir, veja onde e quando ocorrerão a campanha educativa e os trabalhos de fiscalização:

Locais: Aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília/DF), Aeroporto Afonso Pena (região metropolitana de Curitiba/PR), Aeroporto Viracopos (Campinas/SP), Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves (região metropolitana de Natal/RN)
Período de orientação ao passageiro: de 10 a 24 de abril
Início da triagem: 25 de abril

Locais: Aeroporto de Confins (região metropolitana de Belo Horizonte/MG), Aeroporto Pinto Martins (Fortaleza/CE), Aeroporto Guararapes - Gilberto Freyre (Recife/PE), Aeroporto Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA), Aeroporto Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA)
Período de orientação ao passageiro: de 17 de abril a 1º de maio
Início da triagem: 2 de maio

Locais: Aeroporto Santa Genoveva (Goiânia/GO), Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre/RS), Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP), Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP); Aeroporto RIOGaleão - Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ), Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ)
Período de orientação ao passageiro: de 24 de abril a 12 de maio
Início da triagem: 13 de maio