Topo

No México, turistas passeiam de bike por cima das cachoeiras

No interior mexicano, turistas pedalam sobre uma área de beleza paradisíaca - Divulgação/AdventureLand
No interior mexicano, turistas pedalam sobre uma área de beleza paradisíaca Imagem: Divulgação/AdventureLand

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

06/03/2019 04h00

O México é um país onde o turista tem a chance de conhecer praias paradisíacas, sítios arqueológicos maias e astecas, cidades coloridas e uma culinária de dar água na boca. 

E, nos arredores de Ciudad Valles, em uma região conhecida como Huasteca Potosina, a aproximadamente 500 quilômetros da capital, é possível realizar uma experiência tão única quanto inusitada. 

Trata-se de uma atividade batizada de SkyBike, que permite que os viajantes pedalem uma bicicleta sobre cabos acima de uma área forrada por uma floresta, cercada por íngremes paredões rochosos e cortada por um rio, onde surgem lindas quedas d'água.

Na SkyBike, turistas pedalam sobre um cabo de aço e ficam a 80 metros de altura - Divulgação/AdventureLand - Divulgação/AdventureLand
Na SkyBike, turistas pedalam sobre um cabo e ficam a 80 metros de altura
Imagem: Divulgação/AdventureLand

No percurso de ida e volta (que tem um total de 452 metros de extensão), o público, devidamente equipado com capacetes e presos à estrutura da SkyBike pela cintura, sai de uma plataforma de madeira, passa entre árvores e chega a ficar a 80 metros de altura, podendo admirar todo o entorno de um ângulo mais do que privilegiado.

As bicicletas se encontram acopladas a cabos inferiores e superiores, dando estabilidade para a pedalada: o trajeto é lento e contemplativo, mas é bem provável sentir um frio na barriga ao fazer o passeio, visto que o turista fica suspenso no ar. 

No trajeto de ida e volta, o público pedala por 452 metros - Divulgação/AdventureLand - Divulgação/AdventureLand
No trajeto de ida e volta, o público pedala por 452 metros
Imagem: Divulgação/AdventureLand

Pessoas com medo de altura estão passíveis de se assustar no meio da brincadeira. 

O trajeto também pode ser feito em duplas, com as pessoas em cabos paralelos, admirando juntas a paisagem, em cujo horizonte, não raro, voam aves coloridas.  

A empresa responsável pela SkyBike se chama AdventureLand e, nesta mesma área, promove atividades como rafting, rapel e canoagem ao lado de uma cachoeira. 

No local, há também enormes tirolesas: uma delas tem 175 metros de extensão e fica a 20 metros de altura. Outra tem um percurso de 200 metros de extensão e está colocada a 60 metros de altura. 

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2019/a-regiao-de-huasteca-no-mexico-esta-cheia-de-lindas-cachoeiras-1550783912902.vm')

É possível combinar os passeios, fazendo, por exemplo, a SkyBike, cinco tirolesas e a travessia de uma ponte. Este pacote custa 1.100 pesos mexicanos (aproximadamente R$ 215, preço sujeito a alterações). 

A AdventureLand oferece transporte desde Ciudad Valles até a aérea onde é realizada a SkyBike.  

Mais informações: www.adventureland.mx