Topo

Além da Alemanha: nestes países, você se esbalda em cerveja de qualidade

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

12/02/2019 04h00

A Alemanha é sinônimo de cerveja para turistas do mundo inteiro. Mas, além do território germânico, países dos mais variados continentes se destacam na hora de produzir uma das bebidas mais queridas da história da humanidade.

São locais onde os visitantes têm a chance de conhecer uma enorme variedade de cervejas artesanais, aprender como este inebriante líquido é feito e curtir um ou mais copos entre paisagens deslumbrantes.

Abaixo, veja alguns lugares do mundo onde é possível se esbaldar em cervejas de ótima qualidade.

Califórnia (Estados Unidos)

Cervejaria Anchor Brewing, nos Estados Unidos - Visit California/Max Whittaker - Visit California/Max Whittaker
Imagem: Visit California/Max Whittaker

O Estado da Califórnia é hoje um dos melhores lugares dos Estados Unidos para visitar cervejarias de qualidade e, depois, curtir sessões de degustação da bebida.

Localizada em San Francisco, a Anchor Brewing promove tours pela sua área de produção, durante os quais os turistas aprendem sobre o processo de fabricação das cervejas da empresa, que incluem uma elogiada India Pale Ale. E, ao final, há uma sessão de degustação da bebida.

Para quem não está a fim de realizar o tour, existe, na Anchor Brewing, uma sala de degustação aberta ao público, onde é possível provar todos os rótulos fabricados pela empresa.

Já a Stone Brewing, localizada em Escondido, na região metropolitana de San Diego, abriga um renomado bistrô em que o visitante pode saborear refeições junto aos rótulos da marca.

E a cervejaria Sierra Nevada, na cidade de Chico, norte da Califórnia, promove tours temáticos, como um focado no lúpulo da cerveja e outro que ensina o turista a degustar a bebida.

Nova Zelândia

Cervejaria Monteith, na Nova Zelândia - Divulgação/Turismo da Nova Zelândia - Divulgação/Turismo da Nova Zelândia
Imagem: Divulgação/Turismo da Nova Zelândia

A Nova Zelândia produz excelentes vinhos, mas neste país da Oceania o turista também pode degustar ótimas cervejas.

A cervejaria Monteith, na cidade de Greymouth, a cerca de 250 km de Christchurch, segue as tradições da família Monteith, que expandiu seus negócios saciando a sede dos mineradores durante a corrida do ouro no século 19. O estabelecimento promove tours que mostram aos visitantes o processo de fabricação de seus lendários rótulos.

Já a Wanaka Beerworks é considerada um patrimônio da cidade de Wanaka, a aproximadamente de 430 km de Christchurch. Trata-se da maior cervejaria da região, produzindo mais de 100 mil litros da bebida por ano. A empresa tem sete tipos de cervejas permanentes, com destaque para a Brewski 4.8%. A Wanaka Beerworks realiza passeios todos os dias com turistas.

Speight´s Brewery (na cidade de Dunedin) e a Three Boys Brewery (em Christchurch) são outras cervejarias que merecem uma visita.

Austrália

Felons Brewing, na Austrália - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ao lado da Nova Zelândia, a Austrália é também responsável por produzir cervejas de qualidade.

Um dos lugares mais indicados para provar as bebidas locais é a cidade de Brisbane e seus arredores, na região de Queensland.

Lá operam cervejarias conceituadas como a Felons Brewing, a Aether Brewing e a Red Bay Brewery.

A Felons Brewing é um dos destaques de Brisbane: os produtos da empresa podem ser degustados em um espaço que fica sob a ponte Story Bridge, ao lado do rio Brisbane (na foto acima).

Inglaterra

Robinsons brewery, na Inglaterra - Divulgação/Visit Britain - Divulgação/Visit Britain
Imagem: Divulgação/Visit Britain

A região norte da Inglaterra é um dos melhores lugares para apreciar cerveja de qualidade na terra da rainha Elizabeth 2ª.

Na cidade de Manchester, vale a pena ir até a Runaway Brewery, que fabrica cervejas em pequenos lotes. A visita deve incluir uma degustação de sua ampla linha de Pale Ales, IPA e American Brown Ales. "Antes de ir, confira os programas especiais nas salas de jantar que são montados uma vez por mês, nos quais as bebidas são harmonizadas com pratos feitos com ingredientes locais", aconselha o Visit Britain, órgão responsável por promover o turismo no Reino Unido.

Localizada em Stockport, a Robinsons Brewery (na foto acima) produz cerveja há quase dois séculos. Lá, é possível fazer um tour com duração de uma hora, que mostra a ciência por trás da fabricação da bebida e durante o qual são realizadas degustações.

E na cidade histórica de York fica a York Brewery, com tours que explicam como é feita a cerveja Ale local.

África do Sul

Beer House, na África do Sul - Divulgação/Beer House - Divulgação/Beer House
Imagem: Divulgação/Beer House

A África do Sul vem se destacando como um polo produtor de ótimas cervejas. Segundo o órgão que promove o turismo na terra de Nelson Mandela, existem, atualmente, mais de 220 cervejarias artesanais no país africano (a maioria destes produtores se encontra concentrada nas províncias de Western Cape, onde fica a Cidade do Cabo, e Gauteng, na qual se localiza Johannesburgo).

Na Cidade do Cabo, cervejarias como a Woodstock oferecem espaço para degustação, onde os viajantes têm a chance de provar, por exemplo, cervejas tipo English Pale Ale e American IPA.

Se a ideia for tomar uma cerveja em grande estilo, vá até a Beer House (na foto acima), localizada na Long Street (uma das mais bonitas ruas locais) e que conta com 20 torneiras, mais de 100 rótulos disponíveis e um menu degustação com variações de até 12 marcas de cerveja.

E na bonita cidade de Port Elizabeth, o Charlie Pizza & Pasta serve sua famosa e exclusiva Car Park John, uma Red Ale feita em parceria com a Richmond Hill Brewing Co.

Israel

Cerveja em Israel - Dana Friedlander/Ministério do Turismo de Israel - Dana Friedlander/Ministério do Turismo de Israel
Imagem: Dana Friedlander/Ministério do Turismo de Israel

Além de produzir deliciosos vinhos, Israel oferece boas cervejas para os turistas.

A Alexander, por exemplo, é uma cervejaria localizada em Emek Hefer, entre Tel Aviv e Haifa, e realiza tours às sextas-feiras. A empresa produz cervejas de tipos como Golden Ale e IPA.

E, para provar uma grande variedade de cervejas artesanais israelenses de boa qualidade, vale a pena ir até o Beer Bazaar, com filiais em Jerusalém e Tel Aviv.

Flórida (Estados Unidos)

Cervejaria Orlando Brewing, nos Estados Unidos - Divulgação/Orlando Brewing - Divulgação/Orlando Brewing
Imagem: Divulgação/Orlando Brewing

Orlando, na Flórida, não é apenas a terra dos parques de diversão. Na cidade e em seus arredores, é também possível visitar fabricantes de cerveja de qualidade, que prometem agradar amantes da bebida.

A cervejaria Orlando Brewing, por exemplo, segue a Lei de Pureza Alemã e produz bebidas orgânicas. O estabelecimento oferece tours gratuitos e promove diversos eventos para o público, de sessões de harmonização de cervejas com chocolates até harmonização de cervejas com donuts.

A Ten10 Brewing Company, por sua vez, fabrica cervejas artesanais que são envelhecidas em barris da vinícola Quantum Leap.

E, em Orlando, também é possível subir nos passeios do Hop On! Central Florida Brew Tours, que usa ônibus para levar os turistas até algumas das melhores cervejarias artesanais da cidade.

Nova York (Estados Unidos)

Bronx Brewery, em Nova York - Divulgação/Bronx Brewery - Divulgação/Bronx Brewery
Imagem: Divulgação/Bronx Brewery

A cidade de Nova York e seus arredores também abrigam ótimas cervejarias.

A Bronx Brewery, localizada na região do Bronx, tem um espaço onde turistas podem provar diversas de suas cervejas, que incluem tipos como IPA e American Pale Ale.

Degustações também são realizadas pelas conceituadas cervejarias Transmitter Brewing e Coney Island Brewery.