Topo

Verão não é só mar: veja lugares no Brasil para curtir cachoeiras e rios

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

11/02/2019 04h00

Com o verão trazendo altíssimas temperaturas para o Brasil, muita gente sonha em fazer, o quanto antes, uma viagem para a praia. Mas, no país, não é apenas no mar onde o turista pode se refrescar do calor. 

O interior do território brasileiro está cheio de lugares que oferecem cachoeiras, rios e piscinas naturais para os viajantes, em cenários que lembram verdadeiros paraísos.  Abaixo, veja locais onde é possível curtir paisagens de água doce nesta época de clima quente. 

Chapada das Mesas (MA)

Chapada das Mesas, no Maranhão - MaRabelo/Getty Images/iStockphoto - MaRabelo/Getty Images/iStockphoto
Imagem: MaRabelo/Getty Images/iStockphoto

Localizado no interior do Maranhão, o Parque Nacional da Chapada das Mesas se espalha por uma área com aproximadamente 160 mil hectares, onde os turistas encontram cânions, cavernas e trilhas entre lindas paisagens montanhosas. 

Para muita gente, porém, o grande atrativo deste destino são suas dezenas de quedas d'água, como a cachoeira de Santa Bárbara (com cerca de 70 metros de altura) e a cachoeira da Prata (onde se pode praticar rapel e canionismo).

Lá também está o Poço Azul, que exibe águas inacreditavelmente cristalinas entre paredões rochosos.

Capitólio (MG)

Capitólio, em Minas Gerais - juliandoporai/Getty Images/iStockphoto - juliandoporai/Getty Images/iStockphoto
Imagem: juliandoporai/Getty Images/iStockphoto

Capitólio, em Minas Gerais, é um destino cada vez mais popular entre turistas do Brasil inteiro.

Isso porque se trata de um lugar marcado por lindos lagos, cachoeiras e cursos de água cercados por íngremes paredões, que são explorados em passeios de barco. Na região, já há uma ampla boa infraestrutura turística (com boas pousadas) para receber os viajantes. 

E relativamente perto fica o Parque Nacional da Serra da Canastra, com diversas cachoeiras e que é um destino ideal para tours no meio da natureza.  

Chapada Diamantina (BA)

Cachoeira na Chapada Diamantina, na Bahia - Martinelli73/Getty Images/iStockphoto - Martinelli73/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Martinelli73/Getty Images/iStockphoto

Situada no interior da Bahia, a Chapada Diamantina é, sem dúvida, um dos mais fantásticos destinos de ecoturismo do Brasil.

Lá, viajantes exploram longas trilhas que passam por cenários montanhosos, piscinas naturais, grutas e quedas d'água impressionantes. 

Entre elas se destacam a cachoeira do Buracão (que forma uma piscina natural cercada por imponentes paredões), a cachoeira das Andorinhas (com um poço muito procurado por banhistas) e a cachoeira Véu de Noiva, com mais de 30 metros de altura e ao redor da qual é possível entrar na água. 

Jalapão (TO)

Cachoeira da região do Jalapão, em Tocantins - Luciano_Queiroz/Getty Images/iStockphoto - Luciano_Queiroz/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Luciano_Queiroz/Getty Images/iStockphoto

A região do Jalapão, no Tocantins, oferece paisagens naturais fantásticas para os turistas, que incluem incríveis dunas alaranjadas e uma fauna extremamente rica, com animais como emas, lobos-guará e araras voando livremente.

E é um destino que também encanta quem está em busca de contato com muita água. 

O Jalapão abriga, por exemplo, as lindas cachoeira da Fumaça (na foto acima), a cachoeira da Velha (em cuja região dá para fazer rafting) e a cachoeira do Formiga, que forma uma piscina natural de água translúcida. 

Na área há também belos rios e nascentes de água cristalina. 

Chapada dos Veadeiros (GO)

Cachoeira da Chapada dos Veadeiros, em Goiás - Rodrigo S Coelho/Getty Images/iStockphoto - Rodrigo S Coelho/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Rodrigo S Coelho/Getty Images/iStockphoto

Um paraíso recheado de cachoeiras e cercado por uma atmosfera mística. 

Esta é a Chapada dos Veadeiros, um destino ecoturístico de Goiás que reserva muita água fresca para seus visitantes. 

Um dos cartões-postais locais é a cachoeira Santa Bárbara, que tem quase 30 metros de altura e forma um poço que chega a ter cerca de 3 metros de profundidade. 

Já a enorme cachoeira do Segredo oferece um poço (geralmente bem gelado) no qual os visitantes podem nadar e se refrescar. E ainda há dezenas de outras quedas d'água lindíssimas na região, como as cachoeira Almécegas I, onde turistas fazem rapel.   

Chapada dos Guimarães (MT)

O Caminho das Águas, na Chapada dos Guimarães, é um circuito de quatro km que cruza as principais cachoeiras do Parque Nacional Chapada dos Guimarães como a Cachoeira Véu da Noiva, do Pulo, Salto das Andorinhas e Cachoeirinha - Bruno Oliveira/UOL - Bruno Oliveira/UOL
Imagem: Bruno Oliveira/UOL

No Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães é outro recanto para os amantes das quedas d'água.

Lá é possível fazer um circuito ao longo das águas do córrego Independência, que cruza o cerrado dando origem a cachoeiras como a 7 de Setembro, Pulo, Degraus, Prainha e Andorinhas. Entre a cachoeira da Prainha e a das Andorinhas, o turista encontra duas piscinas naturais.

Além da água, a Chapada dos Guimarães oferece paisagens imponentes, como o Morro de São Jerônimo, com seu cume a mais de 800 metros de altitude.  

Cânion do Xingó (SE)

Cânion do Xingó, em Sergipe - marinice/Getty Images/iStockphoto - marinice/Getty Images/iStockphoto
Imagem: marinice/Getty Images/iStockphoto

No Cânion do Xingó, no Nordeste, turistas têm a chance de passear de barco sobre as águas do lendário rio São Francisco e cercados por enormes paredões rochosos, que chegam a ter mais de 30 metros de altura. 

É uma paisagem simplesmente incrível que encanta turistas do Brasil inteiro.

Durante o tour com as embarcações, é possível mergulhar nas águas esverdeadas do Velho Chico, uma experiência que todo viajante deveria ter pelo menos uma vez na vida. 

Parque Nacional do Itatiaia (MG e RJ)

Parque Nacional do Itatiaia, entre Rio de Janeiro e Minas Gerais - Gilberto_Mesquita/Getty Images/iStockphoto - Gilberto_Mesquita/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Gilberto_Mesquita/Getty Images/iStockphoto

O Parque Nacional do Itatiaia fica dividido entre os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, na Serra da Mantiqueira.

Neste lindo destino de ecoturismo, os viajantes encontram atrativos como o lago Azul, a piscina natural do Maromba (localizada a 1.110 metros de altitude) e a cachoeira Itaporani. 

E há outras atividades para fazer na região, como a trilha para os Três Picos, em um percurso de sete quilômetros no meio da mata Atlântica. Já o Mirante do Último Adeus proporciona uma linda visão para o vale do rio Campo Belo.  

Bonito (MS)

BonitoMS/Expedição de Bike para o Rio Perdido (Bonito/MS) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Você gostaria de se refrescar em uma água cristalina neste verão? Se esta for sua intenção, considere Bonito e seus arredores, no Mato Grosso do Sul, como destino de sua viagem.

Este lugar do Centro-Oeste brasileiro abriga algumas das mais lindas paisagens naturais do país.

Lá, turistas se divertem mergulhando nos rios da Prata e Sucuri (este último é considerado um dos rios mais translúcidos do Brasil).

Já na Estância Mimosa, os visitantes se encantam com diversas quedas d'água, como as lindas cachoeira do Sinhozinho e cachoeira do Sol. E, em Bonito, é também possível fazer muitas outras atividades de contato com a natureza, como observação de aves e boia cross no rio Formoso.

Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)

Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Localizados em Minas Gerais, o Parque Nacional da Serra da Canastra e seus arredores são um dos mais belos destinos de ecoturismo da região Sudeste. 

A região oferece lindas quedas d'agua para seus visitantes, como a cachoeira da Chinela e a cachoeira do Jota, ambas situadas no meio de muita natureza.

A bela cachoeira da Lavrinha também merece uma visita.